O Primeiro Amor é Sempre o Último

18 a 28/05

• Verifique a programação completa abaixo
  • Na Sala Lima Barreto
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes

Nada é como o primeiro amor. Ele nos joga nessa travessia desequilibrada em direção a uma maturidade precoce. É uma experiência disruptiva, não podemos negar. A mostra O Primeiro Amor é Sempre o Último traz uma seleção de filmes que observam as primeiras paixões, sob as mais variadas formas e vozes possíveis. Como já dizia um coração partido, a “Paixão é ilusão quando é prazer, e obsessão quando é dor”, o que na maioria das vezes é uma verdade, principalmente quando a conhecemos pela primeira vez.

15h Moonrise Kingdom

Amigas de Colégio, de Lukas Moodysson

Fucking Åmål, Suécia, 1998, 89min

Alexandra Dahlström, Rebecka Liljeberg, Erica Carlson, Mathias Rust

Em uma cidade pequena da Suécia, duas adolescentes desenvolvem uma amizade improvável e lidam com questões relacionadas à identidade sexual e ao preconceito.

Adeus, Primeiro Amor, de Mia Hansen-Løve

Un amour de jeunesse, França, 2011, 110min

Lola Créton, Sebastian Urzendowsky, Magne-Håvard Brekke, Valérie Bonneton

Camille, uma adolescente apaixonada por Sullivan, se vê devastada quando ele decide terminar o relacionamento para viajar o mundo. Mas o tempo passa, e Camille precisa aprender a lidar com a ausência e seguir com a vida.

Moonrise Kingdom, de Wes Anderson

Moonrise Kingdom, EUA, 2012, 94min

Jared Gilman, Kara Hayward, Bruce Willis, Edward Norton

Dois jovens apaixonados fogem de suas respectivas casas na Nova Inglaterra dos anos 60 e embarcam em uma jornada cheia de aventuras.

E Então Nós Dançamos, de Levan Akin

Da cven vicekvet, Geórgia/Suécia, 2019, 113min

Levan Gelbakhiani, Bachi Valishvili, Ana Javakishvili, Giorgi Tsereteli

Merab, um jovem dançarino de ballet na Geórgia, se apaixona por seu rival, um novo dançarino que desafia a tradição conservadora do país.

De Repente 30, de Gary Winick

13 Going on 30, EUA, 2004, 98min

Jennifer Garner, Mark Ruffalo, Judy Greer, Andy Serkis

Uma garota de 13 anos deseja crescer rápido demais, mas acorda como uma mulher de 30 anos em Nova York, tendo que lidar com as consequências de suas escolhas.

Sing Street, de John Carney

Sing Street, Irlanda, 2016, 106min

Ferdia Walsh-Peelo, Lucy Boynton, Jack Reynor, Maria Doyle Kennedy

Em Dublin nos anos 80, um jovem decide formar uma banda para impressionar uma garota e fugir de sua vida familiar conturbada.

Almas Gêmeas, de Peter Jackson

Heavenly Creatures, Nova Zelândia, 1994, 99min

Kate Winslet, Melanie Lynskey, Sarah Peirse, Diana Kent

Baseado em uma história real, o filme narra a amizade obsessiva e perigosa entre duas adolescentes na Nova Zelândia dos anos 50.

Romeo + Julieta, de Baz Luhrmann

Romeo + Juliet, EUA, 1996, 120min

Leonardo DiCaprio, Claire Danes, John Leguizamo, Harold Perrineau Jr.

Uma adaptação moderna da clássica história de amor de Shakespeare, ambientada em um cenário futurista e violento na cidade de Verona Beach.

Genèse, de Philippe Lesage

Genèse, Canadá, 2018, 130min

Noée Abita, Théodore Pellerin, Édouard Tremblay-Grenier, Maxime Dumontier

O filme acompanha a jornada de jovens em busca do amor e da aceitação em um ambiente escolar repleto de desafios.

Antoine & Colette, de François Truffaut

Antoine et Colette, França, 1962, 30min

Jean-Pierre Léaud, Marie-France Pisier, Patrick Auffay, Rosy Varte

Antoine Doinel se apaixona por Colette, mas tem dificuldades em se aproximar dela.

Uma Escala em Paris, de Nathan Silver

Thirst Street, EUA/França, 2018, 81min

Esther Garrel, Keith Poulson, Linas Phillips, Anjelica Huston

Gina, uma comissária de bordo americana, acaba conhecendo e se apaixonando pelo garçom parisiense Jérôme. Quando finalmente decide largar tudo para morar na França e viver este amor, surge Clémence, o primeiro amor de Jérôme, que transformará a vida de Gina em uma rede de desilusões e insanidade.

Meu Primeiro Verão, de Katie Found

My First Summer, Austrália, 2020, 85min

Markella Kavenagh, Maiah Stewardson, Katherine Tonkin, Edwina Wren

Após a morte de sua mãe, a jovem Claudia se isola em uma casa de veraneio, onde conhece a enigmática Grace e juntas, elas descobrem a verdade sobre o passado da mãe de Claudia.

No Caminho das Dunas, de Bavo Defurne

North Sea Texas, Bélgica, 2011, 94min

Ben Van den Heuvel, Eva Van Der Gucht, Thomas Coumans, Katelijne Damen

O filme acompanha a jornada de amadurecimento de Pim, um jovem que cresce em uma cidadezinha no litoral da Bélgica e lida com sua sexualidade e seus sentimentos pelo vizinho, Gino.

Garotas, de Céline Sciamma

Girlhood, França, 2014, 113 min, 16 anos

Karidja Toure, Assa Sylla, Marietou Toure

Em Garotas, Marieme é uma adolescente que vive em um subúrbio parisiense e sente-se deslocada em sua própria vida. Quando conhece um grupo de meninas rebeldes, ela se junta a elas e começa a experimentar um novo estilo de vida, que inclui danças, brigas e pequenos furtos. Mas a liberdade que Marieme encontra tem um preço e ela precisa lidar com as consequências de suas escolhas. Garotas é um retrato honesto e poderoso da adolescência feminina, que aborda questões como raça, classe, gênero e identidade.