Músicas do Encontro: 20 cantos coletivos para os 40 anos do CCSP

03/07 a 27/11

  • Domingos, das 14h às 17h
  • Atividade itinerante, com ponto de partida na Sala de Vidro da Ação Cultural
  • Classificação Indicativa: livre
  • Inscrições via formulário 
  • É recomendado o uso de máscara
  • Inscrições abertas de 17/10 a 20/11 para os encontros de NOVEMBRO. Entraremos em contato com as pessoas inscritas para confirmar a participação na segunda-feira antes de cada encontro.

O projeto “Músicas do Encontro: 20 Cantos Coletivos para os 40 Anos do CCSP” foi selecionado pelo 9º Edital de Concurso de Projetos de Mediação em Arte e Cidadania Cultural 2021-2022 – Especial 40 anos do CCSP. 

Ao longo de cinco meses, o Coletivo Música do Círculo irá realizar ações de mediação entre o público, os espaços e a programação cultural do CCSP tendo a música corporal como elemento catalisador de encontros e de escuta. O Coletivo propõe elaborar uma sonoridade musical com o público, que presenteie tanto os participantes quanto a instituição, a partir das experiências que seus espaços proporcionam: um canto vivo e fluido que tenha vozes, corpos, movimentos, palavras, diversidade e conexões humanas. 

O propósito da atividade é o de musicar as relações, fazendo música com as pessoas, sem distinção entre músicos e leigos, entre artista e público, em processos onde a prática musical e a conexão humana se potencializam mutuamente e geram espaços de acolhimento, expressão e escuta profunda com pessoas com as mais diversas experiências musicais, compreendendo que a expressão é um direito e uma necessidade humana básica. 

Assim, para celebrar os 40 anos do CCSP, o projeto se divide em cinco Cantos Temáticos que vão convidar as pessoas a criarem as canções que representam essa história. Canto à Literatura, e, ao final de cada tema, o Coletivo realizará a Fritura Livre, um evento aberto e sem necessidade de inscrições para a celebração dos 40 anos do CCSP. Venha participar! 

PROGRAMAÇÃO

JULHO 

Canto à Literatura: criação de sonoridades inspiradas no incrível universo da literatura presente no acervo multidisciplinar da Biblioteca Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade de São Paulo, constituída por mais de 110 mil títulos! Inscrições: 20/06 a 17/07 para os encontros dos dias: 03,10,17, 24 e 31/07/22. 

AGOSTO 

Canto às Artes Visuais: inspirações na programação audiovisual dos espaços expositivos do CCSP. Inscrições: 20/07 a 14/08 para os encontros dos dias: 07,14 e 21/08/22. Fritura Livre: 28/08/22 

*O último encontro (28/08) terá a participação especial do projeto Fritura Livre que tem promovido encontros abertos de música corporal, envolvendo práticas integradas de música vocal e percussão corporal, vivenciadas de forma livre, inclusiva e comunitária na cidade de São Paulo.

SETEMBRO 

Canto à Música: inspirações sonoras a partir do acervo musical da Discoteca Oneyda Alvarenga. Inscrições: 17/08 a 11/09 para os encontros dos dias: 04, 11,18 e 25/09/22. 

OUTUBRO

Canto à Infância: criações musicais inspiradas nos acervos da Gibiteca Henfil e da Sala de leitura Infanto-juvenil. Inscrições: 19/09 a 16/10 para os encontros dos dias: 09,16, 23/10 e 06/11. 

NOVEMBRO

Canto ao CCSP: mediações sonoras inspiradas na arquitetura, nos jardins e nas áreas de convivência do CCSP. Inscrições: 17/10 a 13/11 para os encontros dos dias: 13, 20 e 27/11/22. Fritura Livre: 27/11/22

*O último encontro (27/11) terá a participação especial do projeto Fritura Livre que tem promovido encontros abertos de música corporal, envolvendo práticas integradas de música vocal e percussão corporal, vivenciadas de forma livre, inclusiva e comunitária na cidade de São Paulo.

Sobre o coletivo

Desde 2013 a MÚSICA DO CÍRCULO contribui para a construção de espaços de convivência baseados em valores de cooperação, diversidade, inclusão e integridade. Conduzindo vivências que integram técnicas de percussão corporal, cantos circulares, jogos rítmicos, movimento e improvisação com a pedagogia da cooperação, desenvolvemos nossa maneira de fazer música e de musicar as relações. A partir desse fazer musical, surgiram ações como a Fritura Livre, Retiro de Música Circular, Sampa Circlesongs, curso de Condução de Grupos, dentre outros, que alimentam uma comunidade que compartilha desses valores. O projeto foi criado por Pedro Consorte, Zuza Gonçalves e Ronaldo Crispim, e hoje também conta com Lucas Itacarambi, Yana Lumi, André Moraes e Iza Caldeira.

 

Foto: Rafael Stonne

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress