Luzes Rebeldes, Cinema de Verão

22/11 a 04/12

  • Na Sala Lima Barreto 
  • Conferir a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada de ingressos 1 hora antes, na bilheteria
  • É recomendado o uso de máscara

A praia como ponto pacífico de corpos exibidos, o tom alaranjado do sol como a exasperação de términos abruptos, e a liberdade fútil da classe alta são as situações recorrentes de um quase gênero cinematográfico: os filmes de verão. Para invocar a sempre tão aguardada luz de verão, o cinema do Centro Cultural São Paulo traz uma seleção de filmes que atravessam essa atmosfera de amores rápidos e efêmeros, seja explorando a predisposição amorosa do verão, seja invertendo, ou até subvertendo, os coeficientes do gênero nos breves romances de temporada. 

A mostra Luzes Rebeldes, o Cinema de Verão, traz uma diversidade de títulos que exploram a luz, os amores e o calor dos corpos nas suas mais diversas formas e possibilidades de cinema.  

PROGRAMAÇÃO

22/11

15h30 – Passagem Azul

17h00 – Chuva de Verão

23/11

15h00 – Primavera

17h20 – Morte em Veneza

25/11

15h00 – Tabu

17h25 – A Prima Sofia

26/11

15h00 – O Talentoso Ripley

17h50 – Passagem Azul

19h30 – Licorice Pizza

27/11

15h00 – Faça a Coisa Certa

17h20 – Chuva de Verão

29/11

15h00 – Eu Sou o Amor

16h40 – A Prima Sofia

18h40 – Licorice Pizza

30/11

15h00 – Sem Relações

17h10 – Tabu

19h30 – Faça a Coisa Certa

01/12 

17h00 – Tabu

19h30 – Beleza Roubada

03/12 

17h30 – Me Chame pelo seu Nome

19h50 – Morte em Veneza

04/12

17h00 – Beleza Roubada 

19h30 – Primavera

Passagem Azul, de Yee Chih Yen

Lan Se Da Men, Taiwan, 2002, 85 min, 10 anos

Elenco: Bo-lin Chen, Shu-hui Liang, Lun-mei Guey

Kerou é uma estudante colegial de 17 anos. Como outras garotas de sua idade, ela está em busca de si mesma. Um pouco sonhadora, ainda lhe falta autoconfiança e ela sente saudades do estado de negligência e liberdade típico da infância. Shihao é um garoto bonito e sedutor, com um quê de rebeldia no sangue. Ele é o preferido entre as garotas. Yuezhen, a melhor amiga de Kerou, sente ciúmes e raiva dele. Shihao, apesar de estar mais interessado em ganhar o campeonato de natação da escola, sente-se muito atraído pelas maneiras misteriosas de Kerou e gostaria de conquistá-la. Um dia, de repente, Kerou aparece no meio de um treino de Shihao e abre seu coração. O que ela lhe diz vai mexer profundamente com seus sentimentos. Juntos, os dois adolescentes vão ter o primeiro vislumbre dos prazeres, mas também dos dissabores, do mundo adulto.

Morte em Veneza, de Luchino Visconti

Morte a Venezia, Itália, 1971, 131 min, 10 anos

Elenco: Dirk Bogarde, Silvana Mangano, Marisa Berenson

Início do século XX. Gustav von Aschenbach (Dirk Bogarde) é um compositor austríaco que vai para Veneza buscando repouso, após um período de estresse artístico e pessoal. Porém ele não encontra a paz desejada, pois logo desenvolve uma paixão por um jovem, Tadzio (Björn Andrésen), que está em férias com sua família. Tadzio incorpora o ideal de beleza que von Aschenbach sempre imaginou e pensa em ir embora antes de cometer um ato impensado, mas sua bagagem foi para outra cidade, obrigando-o a permanecer ali. Além disto a cólera asiática começa a chegar em Veneza.

Chuva de Verão, de Christine Jeffs

Rain, Nova Zelândia, 2002, 92 min, 14 anos  

É verão. A adolescente Janey e sua família se instalam em sua casa de praia no litoral da Nova Zelândia para mais uma perfeita temporada de férias à beira-mar. Os dias de Janey consistem em pescar, nadar e namorar um de seus vizinhos. Mas à noite ela participa das festas promovidas por seus pais, regadas a bebida, música, dança e muita sedução. Janey cada vez mais toma consciência das falhas e crises do casamento de seus pais. Ao presenciar o início de um tórrido caso amoroso entre sua mãe e um jovem fotógrafo, Janey se sente atraída pelo fotógrafo e começa a descobrir sua própria sexualidade. Janey decide amadurecer depressa. Porém, ela amadurece rápido demais para o seu próprio bem.

Primavera, de Justin Benson, Aaron Moorhead

Spring, Eua, 2014, 109 min, 16 anos

Elenco: Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Vanessa Bednar

Depois de perder a mãe após batalhar contra uma doença, Evan percebe que sua vida está sem direção, e resolve pegar todo o seu dinheiro e se aventurar pela Europa sem destino certo. Quando ele chega à Itália, ele conhece a jovem Louise, por quem se apaixona. Os dois iniciam um romance, mas um segredo de Louise pode destruir a história do casal.

O Talentoso Ripley, de  Anthony Minghella

The Talented Mr. Ripley, Eua, 1999, 134 min

Elenco: Matt Damon, Jude Law, Philip Seymour Hoffman

Tom Ripley (Matt Damon) possui um dom incomum: capaz de imitar, com perfeição, a assinatura, a voz, o modo de se mexer, tudo numa pessoa. Graças a um casaco emprestado, conhece o empresário Herbert Greenleaf (James Redhorn), que lhe oferece mil dólares para ir à Europa trazer de volta seu filho, Dickie (Jude Law). Ripley aceita a oferta e termina por desfrutar da boa vida e da amizade de Dickie e de sua namorada Marge (Gwyneth Paltrow), tornando-se hóspede de ambos. Entretanto, desconfianças pairam sob o passado de Ripley, criando situações contrárias aos seus interesses, o que o leva a matar Dickie e assumir sua identidade.

Me chame pelo seu nome, de Luca Guadagnino

Call me by your name, Itália, 2018, 131 min, 14 anos

Elenco: Armie Hammer, Timothée Chalamet, Michael Stuhlbarg

O sensível e único filho da família americana com ascendência italiana e francesa Perlman, Elio (Timothée Chalamet), está enfrentando outro verão preguiçoso na casa de seus pais na bela e lânguida paisagem italiana. Mas tudo muda quando Oliver (Armie Hammer), um acadêmico que veio ajudar a pesquisa de seu pai, chega.

Eu sou amor, de Luca Guadagnino

Io sono l’amore, Itália/EUA, 2009, 120 min, 12 anos

Elenco: Tilda Swinton, Flavio Parenti, Edoardo Gabbriellini

Emma, a matriarca de uma abastada família milanesa, vive num mundo cuidadosamente ordenado onde dominam os seus deveres para com o marido e os filhos. Mas um encontro casual desperta paixões há muito reprimidas, transportando-a para uma viagem de despertar sexual.

Beleza Roubada, de Bernardo Bertolucci

Stealing Beauty, Reino Unido, 1996, 118 min, 14 anos, DCP

Elenco: Liv Tyler, Sinéad Cusack, Jeremy Irons

Após o suicídio de sua mãe uma jovem de 19 anos viaja para a Itália, com o propósito aparente de reencotrar alguns amigos e ter seu retrato pintado, mas planeja rever especialmente um jovem com quem ela dera seu primeiro beijo, quatro anos antes. Simultaneamente pretende decifrar um enigma que foi encontrado no diário da sua mãe, mas gradativamente sua presença exuberante transforma a vida dos seus amigos.

A Prima Sofia, de Rebecca Zlotowski

Une fille facile, França, 2019, 92 min, 16 anos

Elenco: Mina Farid, Zahia Dehar, Benoît Magimel

A Prima Sofia acompanha a jovem de 16 anos Naïma que vive em Cannes e decidiu tirar o verão para decidir o que vai fazer com o resto de sua vida. Quando Sofia, sua prima de 22 anos, chega para passar as férias, ela é seduzida pelo seu estilo de vida livre e juntas as duas vivem aventuras que irão lhes marcar para sempre.

Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson

Eua, 2022, 134 min, 14 anos

Elenco: Alana Haim, Cooper Hoffman, Bradley Cooper

Um estudante deseja se tornar reconhecido como ator. Porém, quando se apaixona por uma jovem alguns anos mais velha, vê todas as suas crenças serem colocadas em cheque.

Sem relações, de Joanna Hogg

Unrelated, Reino Unido, 2007, 100 min, 14 anos

Elenco:  Kathryn Worth, Harry Kershaw, Emma Hiddleston, Tom Hiddleston

Uma mulher em um relacionamento infeliz se refugia com a família de um amigo em férias na Toscana.

Tabu, Miguel Gomes

Portugal, 2012, 118 min, 14 anos, 35mm

Elenco: Teresa Madruga, Laura Soveral, Ana Moreira

Aurora é uma idosa temperamental que divide o andar de um prédio em Lisboa com sua empregada cabo-verdiana, e uma vizinha dedicada a causas sociais. Quando Aurora morre, as outras duas passam a conhecer um oculto episódio do seu passado: Uma história de amor e crime vivida numa África de filme de aventuras, que conta também a história do início do fim do império de Portugal no continente africano.

Faça a Coisa Certa, de Spike Lee

Do the Right Thing, EUA, 1989, 120 min, 12 anos, DCP

Elenco: Danny Aiello, Ossie Davis, Ruby Dee

No dia mais quente do ano, as tensões crescem em um setor do Brooklyn para explodir em violência.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress