Filmes essenciais para pessoas solitárias

22/02 a 05/03 

  • Verifique a programação completa abaixo
  • Na Sala Lima Barreto 
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • Grátis
  • Retirada de ingressos na bilheteria 1 hora antes
  • É recomendado o uso de máscara

Você se considera uma pessoa solitária? Nem todo mundo assume isso, mas é comum sentir-se um pouco solitário. Desde que sempre estamos tentando provar o contrário, nada como o cinema para nos oferecer um aquário de situações e personagens que desafie o nosso próprio senso de autoconhecimento.

A seleção da mostra, uma homenagem à obsessão cinéfila de elaboração de listas, traz uma série de filmes com representações potentes de personagens solitários em constante fricção com a busca por conexões, sejam elas buscadas, sejam elas evitadas. A Mostra Filmes essenciais para pessoas solitárias propõe uma seleção de filmes essenciais, para pessoas solitárias, cqd. 

PROGRAMAÇÃO

22/02

16h Ikiru 

19h30 De Corpo e Alma 

23/02

16h Ikiru 

19h Vestígios do dia 

24/02

15h Embriagado de Amor

17h Deixa Ela Entrar 

19h De Corpo e Alma 

25/02

15h Deixa Ela Entrar 

17h10 O Agente da Estação 

19h30 Embriagado de Amor 

26/02

17h20 Os Excentricos Tenenbaums 

19h40 O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

28/02

15h A outra terra 

17h Vestígios do dia

01/03

15h Irmãos Desastre 

17h O Fabuloso Destino de Amelie Poulain 

19h30 Os Excêntricos Tenenbaums 

02/03

15h O Agente da Estação 

17h Gloria

19h30 De Corpo e Alma 

03/03

15h Irmãos Desastre 

17h Gloria 

19h30 A Pior pessoa do Mundo

04/03

15h C´mon C´mon 

17h Aftersun 

19h30 A Pior pessoa do Mundo 

05/03

15h Aftersun 

17h De Corpo e Alma 

19h30 C´mon C´mon

FILMES

Embriagado de Amor, de Paul Thomas Anderson

Punch-Drunk Love, EUA, 2002, 95 min

Adam Sandler, Emily Watson, Philip Seymour Hoffman,

Barry Egan é um solitário vendedor de artigos de desconto com sete irmãs dominantes. Quando ele conhece a misteriosa Lena Leonard, ele se apaixona por ela e começa a se envolver em uma série de eventos estranhos. Barry luta para manter sua sanidade e seu amor por Lena enquanto é perseguido por um estafador.

A pior pessoa do mundo, de Joachim Trier

The Worst Person in the World, Noruega, 2021, 140 min

Anders Danielsen Lie, Ellen Dorrit Petersen, Hans Olav Brenner

O filme acompanha a história de um jornalista que é forçado a lidar com suas escolhas erradas e seu passado sombrio quando ele retorna para sua cidade natal após anos longe. Ele enfrenta as consequências de suas ações e tenta se redimir, mas encontra-se preso em uma espiral de arrependimento e culpa.

A outra terra, de Mike Cahill

Another Earth, EUA, 2011, 92 min

Brit Marling, William Mapother, Matthew-Lee Erlbach

O filme acompanha a história de uma jovem astrofísica que tem a chance de encontrar uma versão dela mesma em uma Terra paralela após um acidente de carro que mudou sua vida para sempre. Ela tenta recuperar o que perdeu e encontrar esperança em sua nova jornada, mas enfrenta desafios éticos e emocionais ao longo do caminho.

De corpo e alma, de Ildikó Enyedi

Testről és lélekről, Hungria, 2017, 116 min

Géza Morcsányi, Alexandra Borbély, Zoltán Schneider

O filme acompanha a história de dois funcionários de uma fábrica de abate que compartilham sonhos recorrentes sobre serem animais selvagens na floresta. Eles gradualmente descobrem que eles têm uma conexão mais profunda do que imaginavam e tentam desenvolver uma relação real na vida acordada.

O agente da estação, de Thomas McCarthy

The Station Agent, EUA, 2003, 88 min

Peter Dinklage, Patricia Clarkson, Bobby Cannavale

O filme acompanha a história de um solitário homem com nanismo que herdou uma velha estação de trem. Ele tenta viver uma vida tranquila longe da pressão da sociedade, mas acaba se envolvendo com uma artista falastrona e um jovem mecânico. Juntos, eles aprendem sobre amizade, amor e aceitação.

Sempre em Frente, de Mike Mills

C’mon, C’mon, EUA, 2022, 120 min, 10 anos

Joaquin Phoenix, Gaby Hoffmann, Woody Norman

Em Sempre em Frente, Johnny (Joaquin Phoenix) é um jornalista de rádio que possui um projeto jornalístico onde, atravessando os estados norte-americanos, ele segue entrevistando várias crianças sobre seus pensamentos a respeito do mundo e do futuro. Mas, a pedido de sua irmã, Johnny fica encarregado de cuidar de seu jovem sobrinho Jesse. Jesse traz para a vida do jornalista, uma nova perspectiva e, conforme eles viajam pelo país, logo Johnny começa a olhar seu próprio mundo de outra forma. Exercitando sua sensibilidade em escutar verdadeiramente as crianças, para além de um trabalho, a partir da inocência e perspicácia transformadoras de Jesse, Johnny se vê capaz de levar a sério tudo aquilo que os menores podem relembrar e ensinar aos adultos, especialmente a arte de encarar a vida com simplicidade – habilidade e otimismo que se perdem no caminho para a maturidade. 

Gloria, de Sebastián Lelio

Gloria, Chile, 2013, 110 min

Paulina García, Sergio Hernández, Diego Fontecilla, Fabiola Zamora

Gloria é uma mulher de meia-idade que se sente solitária e está à procura de amor. Ela se apaixona por um homem mais jovem, mas descobre que ele tem problemas pessoais. Enquanto isso, ela tenta lidar com seus próprios problemas e encontrar a felicidade.

Ikiru, de Akira Kurosawa

Ikiru, Japão, 1952, 143 min

Takashi Shimura, Nobuo Kaneko, Minoru Chiaki, Miki Odagiri

Um funcionário público descobre que está com câncer terminal e se pergunta sobre o significado de sua vida. Ele tenta encontrar propósito e significado nas últimas semanas de sua vida, viajando pela cidade e se aproximando de pessoas inesperadas.

REMAINS OF THE DAY 2

Vestígios do dia, de James Ivory

Remains of the Day, Reino Unido, 1993, 134 min

Anthony Hopkins, Emma Thompson, James Fox, Christopher Reeve

Em 1936, um mordomo de um grande castelo inglês olha para trás em sua carreira e reflexiona sobre o amor e as escolhas que ele fez na vida. Ele lembra de sua relação com a governanta do castelo e o quanto ele se arrepende de não ter agido sobre seus sentimentos.

Irmãos desastre, de Craig Johnson

The Skeleton Twins, Estados Unidos, 2014, 93 min

Bill Hader, Kristen Wiig, Luke Wilson, Ty Burrell

Gêmeos que estavam distantes há anos se reencontram após ambos terem tido crises em suas vidas.

O fabuloso destino de Amélie Poulain, de Jean-Pierre Jeunet

Le fabuleux destin d’Amélie Poulain, França, 2001, 122 min, 35mm

Audrey Tautou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravotta

Amélie, uma jovem que vive em Paris, decide mudar a vida das pessoas ao seu redor com pequenos gestos de bondade, mas descobre que sua própria vida está vazia e decide procurar o amor.

Os excêntricos Tenenbaums, de Wes Anderson

The royal Tenenbaums, Estados Unidos, 2001, 110 min

Gene Hackman, Anjelica Huston, Ben Stiller, Gwyneth Paltrow, Luke Wilson, Owen Wilson

Uma família disfuncional, formada por gênios da adolescência, se reúne após muitos anos de distanciamento. Eles tentam se reconciliar e descobrir o verdadeiro significado da família.

Deixa ela entrar, de Tomas Alfredson

Låt den rätte komma in, Suécia, 2008, 115 min, 35mm

Kare Hedebrant, Lina Leandersson, Per Ragnar, Henrik Dahl

O jovem Oskar é alvo de bullying na escola e se sente sozinho até conhecer Eli, uma garota misteriosa que se muda para o prédio ao lado. Eles formam uma amizade improvável, mas logo descobrem que Eli é uma vampira.

Aftersun, de Charlotte wells

Irlanda, 2022, 102 min, DCP, 14 anos

Paul Mescal, Frankie Corio, Celia Rowlson-Hall

Em Aftersun, no final da década de 1990, Sophie, de onze anos, e seu pai Calum passavam as férias em um clube na costa turca. Eles tomam banho, jogam bilhar e desfrutam da companhia amigável um do outro. Calum se torna a melhor versão de si mesmo quando está com Sophie. Sophie, enquanto isso, acha que tudo é possível com ele. Quando a jovem está sozinha, ela faz novos amigos e tem novas experiências. Enquanto saboreamos cada momento passado juntos, uma sensação de melancolia e mistério às vezes permeia o comportamento de Calum. Vinte anos depois, as memórias de Sophie ganham um novo significado enquanto ela tenta reconciliar o pai que conheceu com o homem que não conhecia.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress