Feira Folhetaria de Arte Impressa

10 e 11/12

• Sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 18h
  • Havendo jogo da Seleção Brasileira na Copa do Mundo o evento será suspenso no dia 10/12
  • Piso Flávio de Carvalho
  • Classificação Indicativa: livre
  • Não é necessária a retirada de ingressos

Ufa! As feiras voltaram! Em 2022 chegamos à 5ª edição da Feira Folhetaria, a feira de arte impressa da Folhetaria do Centro Cultural São Paulo. Nesta volta, após pausa devido ao isolamento social, reunimos cerca de 120 expositores entre coletivos e artistas individuais que exploram diferentes tipos de formatos,  como cartazes, lambes, adesivos, zines, livros e tecidos nas mais diversas técnicas como serigrafia, tipografia, cianotipia, xilogravura, monotipia, colagem e outras tantas. Como em edições anteriores, contemplamos diversos perfis, unindo frequentadores da Folhetaria, artistas experientes e também iniciantes,  traçando um retrato da produção de arte gráfica independente que tem como principal característica a liberdade de criação e diversidade entre seus produtores.

Marcando essa volta, contaremos também com os nossos parceiros do Cine Phenomena, projeto de mostra cinematográfica voltada para obras de ficção e fantasia, com uma seleção especial de filmes que serão exibidos durante a feira; a exposição “Escavação” da artista Cássia Aranha, instalação multimídia desenvolvida a partir da conexão entre realidade virtual e serigrafias produzidas na Folhetaria, na qual, através da experiência em realidade mista, a artista justapõe e reflete sobre a memória de um passado oculto pelas evidências dos fatos presentes; e uma mesa de jogos apresentando “Polarizando – A disputa narrativa na política brasileira”, jogo de tabuleiro que retrata o fenômeno da polarização entre classes sociais, direita e esquerda, ordem e subversão, pelos nossos colegas da editora Autonomia Literária.

A Folhetaria, inaugurada em dezembro de 2012, localizada no Piso 23 de Maio dentro do CCSP, é um ateliê público de uso coletivo, gratuito, sem necessidade de inscrição ou limite de público. O local conta com estrutura que possibilita desenvolver trabalhos em serigrafia, xilogravura e técnicas relacionadas, de forma livre ou com orientação. No ateliê, a experimentação não somente é possível mas também estimulada, pela troca e horizontalidade entre os frequentadores. O espaço também recebe visitas escolares e de diferentes grupos com o interesse em conhecer e se aprofundar nas artes gráficas. Anualmente, através do Edital Folhetaria Ateliê Aberto são oferecidas oficinas gratuitas que exploram as diversas possibilidades de uso do espaço e seus equipamentos. Este ano, em sua 6ª edição, o Edital Folhetaria Ateliê Aberto contou com os projetos “Lambe Gravura”, de Gabriel Leão, e “A potência do design de superfície: a comunicação da estampa como arte em trânsito”, de Lu Sanper.

Clique para ver a lista de expositores selecionados

Exposição – Cássia Aranha: Escavações
Sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 18h
Na Praça das Bibliotecas