01 a 29/05
- Terça a sexta, das 10h às 20h e sábado, domingo e feriados, das 10h às 18h
- No Piso Flávio de Carvalho
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
- Não é necessária a retirada de ingressos
Cartas aos Modernistas é um projeto cultural múltiplo e experimental, fruto da intercessão entre as artes visuais, o cinema e a educação, apostando em um conjunto de pluralidades de olhares, que ocorre no contexto dos 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922. Os mais de 40 filmes carta que integram a exposição que ocupa o CCSP no mês de maio, traçam múltiplas conexões e desconexões acerca do modernismo brasileiro e sua contextualização nos dias de hoje, 100 anos depois, de um passado latente a um presente urgente.
O Modernismo e novos sentidos: contradições, revisões, indagações. Durante cinco semanas, os e as realizadoras dos trabalhos em exibição se encontraram – um grupo de forma online e o outro presencialmente no CCSP – para pensar diálogos possíveis com o Modernismo brasileiro, através da produção de filmes cartas. Potencializando as experiências estéticas do filme amador e artesanal, as obras foram realizadas com equipes reduzidas, por vezes composta por uma única pessoa, e captadas em diversos suportes como hand cams, celulares, câmeras Super 8mm e 16mm, ou mesmo se valendo unicamente de materiais de arquivo como matéria prima para as elaborações audiovisuais.
É com entusiasmo que convidamos todos e todas a experienciar estas diferentes perspectivas acerca do Modernismo no Brasil e do filme carta!