Estranhas, narrativas abstratas, o cinema de Kornél Mundruczó

• 01/07 a 01/08, na Spcine Play
  • 04 a 09/07 na Sala Lima Barreto
  • Confira a programação completa abaixo
  • Classificação indicativa: 16 anos
  • Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria

“Eu venho do teatro, e acredito que é, de fato, a audiência que determina se o filme funciona ou não”.

O cineasta húngaro Kornél Mundruczó é um incansável contador de histórias. Suas narrativas tecem situações bizarras, elaboradas de forma potente e verossímil, equilibrando-se entre realismo e fantasia. Segundo o diretor, esse contraste permite que ele dê corpo ao mal estar do absurdo que é estar aqui e agora neste mundo. Sob a pele fantástica de seus filmes, há uma profunda e amarga análise da Hungria Contemporânea, e da Europa como um todo, que se apresentam como nações falhas. As relações familiares, particularmente a relação entre os pais e seus filhos, são temas recorrentes na obra do diretor, tanto no teatro quanto no cinema.

PROGRAMAÇÃO (SALA LIMA BARRETO)

17h Lua de Júpiter

19h30 Johanna

17h Projeto Frankenstein

19h30 Johanna

17h Delta

19h30 Dias Agradáveis

17h Deus Branco

19h30 Evolução

15h Delta

17h Lua de Júpiter

19h30 Evolução

15h30 Projeto Frankenstein

17h30 Deus Branco

20h Dias Agradáveis

Lua de Jupiter, de Kornél Mundruczó

Jupiter holdja, Hungria, 2017, 123 min, 16 anos

Merab Ninidze, Zsombor Jéger, György Cserhalmi

Em Lua de Júpiter, um grupo de refugiados africanos busca desesperadamente asilo na Europa. Durante a travessia, um misterioso acontecimento ocorre: todos os passageiros ganham poderes sobrenaturais. Enquanto a sociedade lida com a incerteza e o medo do desconhecido, os refugiados precisam lidar com a descoberta e controle de suas habilidades. O filme aborda questões de imigração, xenofobia e a relação entre poder e marginalização.

Delta, de Kornél Mundruczó

Hungria, 2008, 92 min, 14 anos

Félix Lajkó, Orsolya Tóth, Lili Monori

Delta é ambientado em uma região remota dos pântanos do Delta do Danúbio, onde dois meio-irmãos se encontram após a morte do pai. A chegada da meia-irmã perturba a relação entre os dois, levando a um relacionamento incestuoso e uma espiral de violência. O filme explora temas como tabus sociais, desejo proibido e a natureza humana.

Dias Agradáveis, de Kornél Mundruczó

Hungria, 2002, 95 min, 16 anos

Orsolya Tóth, Kata Wéber, Levente Molnár

Em Dias Agradáveis, uma jovem mulher chamada Kati retorna à cidade natal após a morte de sua mãe. Ela se reconecta com seus amigos de infância, mas aos poucos percebe que a cidade mudou e algo sinistro está acontecendo. O filme aborda temas como memória, trauma e a perda da inocência.

O Projeto Frankenstein, de Kornél Mundruczó

Szelíd teremtés – A Frankenstein-terv, Hungria, 2010, 80 min, 16 anos

Rudolf Frecska, Miklós Székely B., Katalin Toldi

Em O Projeto Frankenstein, um grupo de jovens artistas deseja criar uma nova forma de vida em um laboratório clandestino. Utilizando técnicas de clonagem e experimentos genéticos, eles se propõem a criar uma criatura híbrida. O filme questiona os limites éticos da ciência e aborda temas como identidade, manipulação genética e responsabilidade humana.

Evolução, de Kornél Mundruczó

Hungria, 2023, 97 min, 14 anos

Lili Monori, Annamária Láng, Goya Rego

Evolução segue três gerações de uma única família, atravessadas por contextos históricos que vão desde uma memória surreal da Segunda Guerra Mundial até a Berlim de hoje em dia. As oposições, contradições e coincidências se encontram e se misturam. Incapaz de processar seu passado em uma sociedade que ainda lida com as feridas de sua história, os episódios narram a tentativa de toda uma comunidade em busca de recuperação. E que, por vezes, se percebe ainda falhando, ao continuar revivendo feridas de uma história trágica e complexa, que os indivíduos ainda estão tentando entender para, de fato, evoluir enquanto sociedade.

Deus Branco, de Kornél Mundruczó

White God, Hungria, 2014, 121 min, 16 anos

Zsófia Psotta, Sándor Zsótér, Lili Horváth

White God é um drama húngaro que acompanha a história de Lili, uma jovem de 13 anos, e seu cão Hagen, um vira-lata de raça mista. Após uma legislação que impõe uma taxa adicional aos cães de raça mista, Hagen é abandonado por seu dono e, gradualmente, ele se vê envolvido em uma crescente revolta dos cães contra os humanos. Enquanto Lili luta para encontrar seu amado animal de estimação, ela descobre uma realidade distorcida, onde os cães são marginalizados e maltratados pela sociedade. O filme aborda temas como lealdade, crueldade animal e os limites da empatia humana.

Sobre o filme: White God recebeu aclamação da crítica e ganhou o prêmio Un Certain Regard no Festival de Cannes. É um retrato poderoso e provocativo da relação entre humanos e animais, desafiando as convenções sociais e questionando as fronteiras da humanidade.

Johanna, de Kornél Mundruczó

Hungria, 2005, 83 min, 16 anos

Orsolya Tóth, Zsolt Trill, Zsolt Nagy

Johanna é um drama intenso que retrata a história de uma jovem chamada Johanna, que vive em uma comunidade rural na Hungria. Ela é uma mulher em busca de liberdade, enfrentando uma série de desafios e obstáculos em sua jornada. Johanna decide deixar sua vida monótona para trás e embarcar em uma jornada de autodescoberta e emancipação. O filme aborda temas como feminilidade, repressão social e o desejo por uma vida mais significativa.