Direto da Curadoria: música com Monique Dardenne

Monique Dardenne, curadora de música do CCSP, faz indicações semanais de lançamentos nacionais e internacionais de álbuns, singles, EPs e videoclipes mais quentes da cena musical.

Álbuns

Mahmundi – Mundo Novo

@mahumundi

Terceiro álbum da cantora, compositora e produtora Mahmundi, Mundo Novo traz um conceito diferente dos últimos trabalhos da artista. O projeto apresenta uma nova face da identidade musical da carioca. “A ideia era fazer algo que soasse mais como uma banda, saindo da produção sozinha, dos sintetizadores e tudo mais. Então, partimos pra um trabalho com coprodução do músico Frederico Heliodoro, que trouxe suas referências de música instrumental. Eu assino a direção e a produção musical e ele fez a coprodução do álbum”, explica Mahmundi sobre o conceito e os processos de criação do novo projeto. 
Maria Rita Stumpf – Inkiri Om 
@mariaritastumpf
Maria Rita Stumpf lança seu terceiro álbum, Inkiri Om, em defesa dos povos indígenas e do meio ambiente. Com participação de músicos consagrados, a cantora concretiza um universo no qual comunhão e a ligação com a origem são a base. E faz isso com uma convicção que desafia as armadilhas teóricas de conceitos como “lugar de fala” e apropriação cultural”. Mulher gaúcha, branca, ela não se furta a mergulhar em tradições indígenas, africanas, latinas, indianas, árabes, asiáticas, europeias para construir Inkiri Om.
Adriana Calcanhoto – Só
@adrianacalcanhotto
Adriana Calcanhoto lança seu mais novo disco, Só, totalmente composto, produzido, gravado e mixado durante esse período de isolamento. A rapidez da composição e produção desse álbum, em menos de 2 meses, foi processo inédito da vida de Adriana, que habitualmente se debruça por um longo período de tempo sobre um novo trabalho. A renda com direitos autorais será revertida em prol de diferentes instituições e também para sua equipe técnica. 
Lady Gaga – Chromatica 
@ladygaga
Depois de três anos de espera, Gaga lança seu sexto álbum com uma pegada pista, marcando retorno ao pop music e trazendo participações especiais de Ariana Grande no single Rain On Me, do ícone Elton John na faixa Sine From Above e das meninas do grupo BLACKPINK, artistas coreanas do K-Pop.
Sébastien Tellier – Domesticated 
@Sebastientellier
O sexto álbum do francês Sébastien Tellier foi inspirado por louça suja na pia, roupa suja no chão e suas crianças responsáveis por essa bagunça. Refletindo essa magia mundana, suas oito faixas construem uma pegada electro-disco. 

Videoclipes

Sevdaliza – Joanna
A artista iraniana-holandesa Sevdaliza acaba de lançar um single com videoclipe, Joanna, e adianta que está preparando o seu próximo álbum, mas não entrega detalhes. A artista explica que Joanna captura a história universal do amor não correspondido. 
ATR – Qué Tá Mirando? 
Qué Tá Mirando? é a nova música de trabalho do trio ATR, projeto de música instrumental que mescla dançantes vertentes do rock e da música eletrônica, como synthwave e house music. O single faz parte do álbum novo Mundi, que foi selecionado pela Natura Musical e deve ser lançado em breve. 

EP

Brisa Flow – Free Abya Yala
@brisaflow
A artista mineira Brisa de La Cordillera, conhecida no rap nacional como Brisa Flow, lança o EP Free Abya Yala com três faixas inéditas, ainda em tempo de festejar o abril indígena. Filha de imigrantes chilenos e inspirada pela cultura ameríndia, a MC apresenta músicas que celebram a resistência e herança dos povos originários do continente e abre a voz para abordar também a violência da política extrativista, a invisibilidade indígena e o amor pela natureza. 
Rico Dalasam – Dolores Dala Guardião do Alívio
@ricodalasam
Rico Dalasam lança EP com três faixas inéditas que contam com participações de Mahal Pita, Chibatinha (do Àttooxxá) e Dinho Souza. Em uma divulgação nas redes sociais, Rico conta que o EP marca uma nova fase de sua vida, onde está construindo um universo mais lúdico, ressignificando experiências ocorridas nos últimos três anos.
As Bahias e a Cozinha Mineira – Enquanto estamos distantes
As Bahias e a Cozinha Mineira lança seu novo EP Enquanto Estamos Distantes, gravado em casa durante a quarentena. O EP conta com cinco faixas e tem como objetivo fazer o público refletir sobre o cotidiano através da arte, assim como uma viagem de autoconhecimento.

Single

Luísa e os Alquimistas – Aquela Saudade
O romantismo toma conta da nova música de Luísa e os Alquimistas, Aquela Saudade. “Quero me afagar nos teus braços / Mergulhada no seu corpo em chamas / A noite inteira de prazer / Amanhã eu me resolvo sozinha“, canta enquanto batidas quentes, sintetizadores e pequenas sobreposições de vozes se espalham ao fundo da canção, conduzindo o ouvinte para dentro da experiência sentimental proposta pela cantora e compositora potiguar. Um misto de brega, pop e doce psicodelia que se completa pela presença do baiano Lerry, parceiro da artista durante toda a execução da faixa.
(por: Miojo Indie)

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress