Direto da Curadoria: literatura com Thiago Carvalho

Thiago Carvalho, curador de literatura do CCSP, traz o poema Apontamentos do PAV. 2, de Waly Salomão, para discutir a obra dessa figura importante da contracultura brasileira:

A libertação poética de Waly Salomão se dá no momento do seu encarceramento.

Preso pela polícia militar, aquela de 1972, Waly amarga um tempo no complexo prisional do Carandiru por posse de erva. É ali que descobre nos companheiros de cela a matéria para sua escrita, espiral, aflitiva, fragmentada que, como num jorro, nos inunda de cenas sobrepostas de malandros, sexo e história do Brasil.

Suas poesias chegaram à canção popular e renderam interpretações como o show / monumento / intervenção artística “Fa-Tal-Gal a todo vapor”, interpretado pela icônica Gal Costa – além de Jards Macalé com sua versão de “Vapor Barato”, Caetano Veloso com sua versão de “Mel” e Maria Bethânia com sua “Memórias da Pele” – para não entrar nas outras tantas canções que surgiram de Waly.

O poema Apontamentos do PAV. 2 está na publicação Poesia Total, e pertence ao livro Me Segura Qu’eu Vou Dar Um Troço, de Waly Salomão. 
>>> Clique aqui para acessar o poema

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress