Direto da Curadoria: literatura com Thiago Carvalho

Thiago Carvalho, curador de literatura do CCSP, indica a leitura de Memórias da Plantação: Episódios de Racismo Cotidiano, da escritora e artista portuguesa Grada Kilomba:

Os escritos de Grada Kilomba são urgentes para os debates sobre racismo e colonialismo. Em Memórias da Plantação, a autora traz relatos de mulheres negras que descrevem seu dia a dia, ressaltando as particularidades de suas existências pretas numa sociedade europeia profundamente racista.

É uma tese acadêmica sem as barreiras de linguagem típicas do gênero. Um livro essencial para estudiosos e quem mais queira se aproximar de temas tão importantes para nossa (r)existência.

Assista à leitura cênica de partes do livro Memórias da Plantação, trabalho artístico dirigido pela própria autora: