Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, indicam alguns festivais que estão com suas edições online liberadas nas próximas semanas.

Cinema sempre é a arte do compartilhamento de experiências e em tempos de distanciamento social com certeza teve seu principal conceito afetado para se adaptar com o “novo normal”. Ainda que algumas salas de cinema estão reabrindo ao redor do mundo, os frequentadores estão se contentando em sentar três cadeiras de distância entre si, usar máscaras diretamente por duas horas em uma sala escura com a preocupação se realmente estão seguras próximas de pessoas que não conhecem. Fica a questão se realmente essa é a melhor solução.

Pensando no cenário brasileiro, o futuro parece um pouco incerto sobre a adoção desse “novo normal”, mas já é possível ver uma adaptação sobre o ato de compartilhar. Abraçar a internet como uma solução temporária era inevitável, fazendo com que vários filmes fossem lançados online e o mais surpreendente: muitos sem nenhum tipo de custo. Essa maneira de compartilhar foi aderida por diversos festivais de cinema que se contentaram em realizar suas edições 2020 num formato totalmente digital.

O mais surpreendente foi a força que o curta-metragem ganhou nesse período de quatro meses desde o fechamento das salas de cinema. O curta-metragem sempre teve uma dificuldade de encontrar seu espaço nas salas de cinema, e acaba sendo dependente de festivais e seu público já formado. Festivais que antes tinham seu acesso restrito às vezes à uma única sala de exibição, agora conseguem um alcance que nunca tiveram, oferecendo sessões online e atraindo a curiosidade de pessoas que às vezes nunca foram ao festival de curtas.

Para continuar a arte do compartilhamento, a curadoria de cinema do CCSP elencou alguns festivais que estão com suas edições online liberadas nas próximas semanas:

Curta-metragem "Marie", de Leo Tabosa

Festivais

Fantaspoa
Festival tradicional de Porto Alegre, dedicado exclusivamente ao gênero fantástico de cinema. Entre os dias 24 de julho e 2 de agosto, um dos maiores festivais de cinema fantástico da América Latina vai disponibilizar 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países – cada título disponível para até 5.000 visualizações. Além dos filmes, serão promovidas lives com cineastas, palestras e masterclasses. Mais informações no site.

Fest Cine Pedra Azul
O Fest Cine Pedra Azul é um festival internacional de cinema, idealizado e produzido pela Tower Filmes e Galpão Produções / IBCA. Um festival relativamente novo que está em sua terceira edição, mas que já é tradicional no Espírito Santo. A edição 2020 acontecerá nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de agosto totalmente online. Mais informações no site.

Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020
O maior portal de curtas-metragens brasileiros disponibilizou mais de 61 filmes entre ficção, documentário e animação para elencar os melhores do ano de 2020. Todos os curtas estão disponíveis online gratuitamente. São filmes contemporâneos que estavam limitados ao circuito de festivais e que agora ficam no ar para qualquer um poder assistir. Mais informações no site.

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress