Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre a mostra online que reúne filmes clássicos do cinema japonês:

A Fundação Clóvis Salgado, junto ao Cine Humberto Mauro, iniciou essa semana uma mostra online com clássicos do cinema japonês. Reunindo filmes dos quatro grandes diretores que marcaram o cinema japonês no período pós-Segunda Guerra Mundial, sendo eles três longas do diretor Yasujiro Ozu (1903-1963), três de Kenji Mizoguchi (1898-1956), três de Mikio Naruse (1905-1969), e um de Kinuyo Tanaka (1909-1977).

Os filmes costumam abordar o drama de núcleos familiares a lidarem com as consequências da derrota do Japão na guerra, mas não de uma maneira direta. São histórias sutis que fogem de um melodrama e que colocam sempre em questão a tradição japonesa com a invasão de uma cultura ocidental. Talvez o principal conflito desses filmes seja a posição da mulher dentro da família, que questiona a ideia de que ela precisa se casar e ter sua independência, sendo um ponto chave no drama dos filmes de Ozu e Naruse por exemplo.

Os 10 clássicos japoneses vão ficar disponíveis até o dia 9 de julho gratuitamente pelo YouTube do canal “Palácio das Artes – Fundação Clóvis Salgado”.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress