Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre o coletivo audiovisual NICHO 54. 

O Instituto NICHO 54 trata-se de um coletivo que atua na formação de profissionais negros do audiovisual, incentivando a estruturação de carreiras de homens negros e mulheres negras em posições de liderança criativa, intelectual e econômica. O projeto é focado na formação de jovens profissionais, propondo discussões sobre diversidade e ocupação de espaços e eventos relacionados a cinema.

Na semana passada, o NICHO 54 anunciou que foi uma das instituições convidadas a participar do programa Sundance Institute Respond and Reimagine Plan. O programa do Sundance Institute tem o objetivo de criar uma rede de apoio global para artistas audiovisuais marginalizados. Neste ano, o foco está em contemplar projetos que ajudem a superar os impactos causados pela COVID-19.

Como afirma o site: “em abril quando começamos a perceber os impactos da COVID-19, criamos o Sundance Institute Respond and Reimagine Plan de 1 milhão de dólares. Como parte de plano, nós vamos redistribuir nosso fundo para dar suporte direto aos artistas que mais necessitam com urgência, como também a organizações ao redor do mundo dispostas a ajudar artistas que historicamente são marginalizados pela comunidade e foram diretamente impactados pela pandemia.”

O Brasil possui uma produção vasta de conteúdo audiovisual e mesmo na pandemia isso não impediu que diversos artistas negros concluíssem projetos pelo país. A questão é que esses filmes dificilmente conseguem o alcance que merecem e esta é uma das propostas do NICHO 54, de destacar essa produção e investir em pesquisa e difusão dessas histórias.

Ao todo foram mais de 30 organizações contempladas pelo Sundance Institute em 19 países diferentes. Acompanhe o desenvolvimento dos projetos da NICHO 54 e saiba mais sobre o projeto no site oficial de Sundace.

>> Facebook NICHO 54
>> Sundance Institute

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress