Direto da Curadoria: cinema com Carlos e Célio

Carlos Gabriel Pegoraro e Célio Franceschet, curadores de cinema do CCSP, comentam sobre a edição online do Fantaspoa, o maior festival de cinema fantástico da América Latina.

No dia 28/7 o CCSP realizou uma live no Youtube com o crítico Eduardo Valente e o cineasta Kleber Mendonça Filho, um debate sobre a situação atual e seu impacto sobre o que é a real experiência do cinema e seus festivais. Foi concluído que nada poderá substituir uma sala escura onde toda a atenção do espectador é focada para a imagem refletida na tela de prata, mas ao mesmo tempo, ambos colocaram perspectivas positivas sobre o que tem sido feito para não deixar que os festivais passem batido.

Grandes festivais aderiram ao formato online e isso pode ser algo que fique mesmo após a abertura das salas, pelo grande alcance que esses filmes ganham. Um exemplo é o festival de cinema fantástico Fantaspoa, que sempre ocorreu em Porto Alegre e agora está disponível gratuitamente online por plataforma de streaming. Muitos cinéfilos vão poder vivenciar o maior festival de cinema fantástico da América Latina pela primeira vez, e pensando nisso a curadoria de cinema do CCSP resolveu destacar três filmes dentro do festival.

Fulci for Fake

Fulci for Fake
Uma biografia do diretor italiano Lucio Fulci, que ficou conhecido pela sua vasta produção especificamente dentro do gênero Giallo (gênero literário e cinematográfico que envolve histórias de crimes e suspense). O filme registra o ator Nicola, que aceita interpretar Lucio Fulci e por isso começa a realizar uma série de entrevistas com familiares e colegas próximos do diretor para conhecer mais sobre sua persona pouco conhecida. O filme estreou em 2019 no festival de Veneza.

Quem Matou o Capitão Alex
Quem Matou o Capitão Alex é um filme ugandês dirigido por Nabwana Isaac Geoffrey Godfrey. Nabwana é ultra independente e se referem a suas produções com orçamento no-budget (sem orçamento). Quem Matou o Capitão Alex custou 200 dólares e repercutiu por todo o mundo. O “amadorismo” talvez leve o espectador assistir ao filme sobre uma perspectiva cômica, mas que se prestar atenção, vai se deparar com uma narrativa com vivências de uma situação de guerra. Nabwana conseguiu expor seus sentimentos e realizou um filme sem equipe técnica e sem estrutura. Seu filme mais recente Crazy World também está disponível na programação do festival.

Rebooted
Um curta-metragem em homenagem aos grandes mestres de efeitos especiais práticos como Ray Harryhausen. Uma história criativa que mostra um pouco do encanto que ficou esquecido ao produzir filmes fantásticos. Efeitos especiais eram em si uma arte, diferente de como são utilizados atualmente para servir em prol de uma narrativa sem vida.

Fantaspoa está disponível gratuitamente na plataforma Darkflix até 2/8. Acesse o site.

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress