CurtaDelas – Feminismos em Fricção

04/11

  • Sábado, 17h
  • Sala Lima Barreto 
  • Classificação indicativa: 16 anos
  • Grátis
  • Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria 

O CurtaDelas é uma sessão de cinema com debate que integra o Feminismos em Fricção, projeto especial do CCSP que tem como objetivo propiciar um âmbito de debate e reflexão acerca dos diversos olhares sobre feminismos, identidades e cultura. É realizado na instituição desde 2019 e já tratou de diversos temas relevantes. A iniciativa foi motivada pela necessidade de entender coletivamente as realidades e contextos postos na conjuntura nacional e internacional que vêm gerando inseguranças e polarizações que tendem a reconfigurar as relações sociais, ampliando distâncias e fortalecendo a reprodução de estereótipos, discriminações, segregações e intolerâncias. Neste sentido, criou-se um espaço que vocaliza questões que dizem respeito a todas as mulheres: jovens, idosas, indígenas, negras, cisgêneras, transgêneras, travestis, heterossexuais, lésbicas, bissexuais.

O CurtaDelas é uma sessão de curta metragens dirigidos por mulheres, seguido de debate com a presença das diretoras, que convida você a conhecer uma produção atual e instigante que proporciona experiência estética beleza e reflexão. Os filmes selecionados propiciam uma aproximação nas temáticas das mulheres negras e lésbicas, que também estão à frente das produções.

O CurtaDelas é mais um espaço para se compreender como o cinema conta as muitas histórias de diversas mulheres em todas as suas complexidades possibilitando que outras mulheres se identifiquem, se inspirem e saibam que há muitos caminhos a seguir.

PROGRAMAÇÃO

Filmes 

A voz de Adélia 

Sinopse: Adélia, advogada, circula no meio profissional, onde diariamente a imposição dos códigos sociais são conflitantes com suas origens afro-brasileiras. Ela tem ancestrais nas tradições do candomblé e tambor de mina.  Um dia, esses dois caminhos se entrelaçam. 

6 min. Direção: Val Gomes

Mulheres Negras 

Sinopse: de um lado, as mulheres negras foram a mão de obra na construção da riqueza do Brasil. De outro, mulheres como Zacimba Gaba, a princesa guerreira de Angola, e Marielle Franco protagonizam a história do Brasil através do forte ativismo político e cultural. Mas será que o reconhecimento de suas trajetórias corresponde à dimensão do protagonismo por elas exercido? Quem são as mulheres que pautaram a luta antirracista no país? 

Entrevistadas: Cidinha da Silva, Neon Cunha, Rosana Paulino e Sueli Carneiro 

Coleção Antirracista Ep 6 – Mulheres Negras 13’59” Direção Val Gomes

Ferro’s Bar 

Sinopse: com base em documentos históricos e entrevistas com lésbicas que viveram e lutaram nas décadas de 1970 e 1980, durante a ditadura militar, o filme Ferro’s Bar nos conduz para um episódio central para a formação do movimento lésbico brasileiro: o “Levante do Ferro’s Bar”, conhecido também como o “Stonewall brasileiro”. O filme mostra como as lésbicas se tornaram um sujeito político a partir da luta contra a censura, a repressão e a violência. 

Direção coletiva de Cine Sapatão: Aline A. Assis, Fernanda Elias, Nayla Guerra e Rita Quadros 

25 min/ 2023

Debate 

Após a sessão de cinema vamos fazer um bate-papo com as diretoras dos curtas, Rita Quadros e Val Gomes.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress