19/10
- Quarta-feira
- Na Sala Adoniran Barbosa
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
- Mesas: é necessário realizar inscrição pelo link
- Show: os ingressos poderão ser retirados 1 hora antes na bilheteria ou o participante poderá realizar inscrição pelo link
- É recomendado o uso de máscara
O CCSP recebe três atividades que dialogam com a Coleção Ronoel Simões, presente no acervo na instituição.
Confira a programação:
MESA 1 - Coleção Ronoel Simões: Desafios e Perspectivas - 16h30
Nesta mesa, Aloysio e Jefferson apresentarão o panorama da Coleção Ronoel Simões desde sua chegada ao Centro Cultural da Cidade de São Paulo. Debatem os diversos aspectos que uma coleção dessa magnitude representa para a instituição, bem como projetam o olhar para novos desafios e perspectivas.
Convidados:
Aloysio Nogueira é Bacharel em Biblioteconomia pela USP e Coordenador da Discoteca Oneyda Alvarenga, funcionário do Centro Cultural da Cidade de São Paulo – CCSP há 40 anos, desde sua criação.
Jefferson Motta é Mestre em Música pela UNICAMP e Bacharel em violão pela Faculdade Cantareira. Violonista, Pesquisador e funcionário da Discoteca Oneyda Alvarenga.
MESA 2 - A presença do violão nos acervos musicais: Perspectivas para a historiografia do violão Brasileiro -
17h30
Nesta mesa, Dr. Humberto fala sobre a presença de peças para violão nos mais de 23 acervos públicos e privados que foram visitados durante diversas fases de suas pesquisas. Fala também da contribuição que a abertura e disponibilização dos acervos projetam para a musicologia e historiografia violonística e abordará também os aspectos da Coleção Ronoel Simões para os campos de pesquisa sobre violão no Brasil.
Convidados:
Jefferson Motta é Mestre em Música pela UNICAMP e Bacharel em violão pela Faculdade Cantareira. Violonista, Pesquisador e funcionário da Discoteca Oneyda Alvarenga onde atua na organização, preservação e catalogação dos materiais componentes de seu acervo, e em especial, a Coleção Ronoel Simões.
Humberto Amorim é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde 2007. Doutor em Musicologia, Mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda três graduações na área musical, além de ter obtido o Máster em violão clássico pela Universidade de Alicante (ESP).
Desde 2016, Humberto Amorim desenvolve trabalhos de pesquisa em diversos acervos musicais no território nacional, tendo como destaque o período em que atuou como pesquisador-residente (2015-2017) na Fundação Biblioteca Nacional.
Show Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão - 19h
Recital de lançamento presencial do disco Expressivas – Mulheres Compositoras para Violão, lançado digitalmente no ano de 2021 e com turnê presencial organizada para o segundo semestre de 2022. No programa, Thaís Nascimento apresenta ao violão solo obras de mulheres compositoras do séc. XIX à atualidade, de norte a sul do continente americano, como Elodie Bouny, Chiquinha Gonzaga, Lúcia Teixeira e as paulistas Lina Pires de Campos e Cintia Ferrero. Em diálogo com obras dessas compositoras, propõe-se uma conexão investigativa com demais compositoras que vêm sendo pesquisadas em acervos e coleções, como a obra para violão de Clarisse Leite com manuscrito autógrafo presente na Coleção Ronoel Simões. Tal conexão estende-se à produção atual de instrumentistas e compositoras de São Paulo, entre as quais tem havido projetos musicais e movimentos importantes de mulheres na música, como os coletivos Mulheres Violonistas e a AIVIC – Associação Internacional de Violonistas Compositoras.
Como participações especiais teremos a presença da violonista Camilla Silva, da violonista e compositora Laura Campanér, da flautista Mônica Camargo e da cantora e compositora Luz Gonçalves. Dentre demais características desse repertório, destaca-se a diversidade histórico-estilística e narrativas de trajetórias das infinitas compositoras com obras inéditas ou ainda pouco conhecidas que apresentam impactos significativos na construção da história da música.
Ficha técnica
Violonista: Thaís Nascimento | Convidadas: Laura Campanér (violonista e compositora), Camilla Silva (violonista), Mônica Camargo (flautista) e Luz Gonçalves (cantora e compositora).