03 a 17/05
- Confira o horário de cada sessão
- Na Sala Lima Barreto, com exceção do dia 03/05, que conta com o CINEPIANO na Sala Jardel Filho, às 20h
- Confira a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria
- É recomendado o uso de máscara
Em 2023, o mundo comemora o centenário do formato de película 16mm – uma forma única e icônica de produção e exibição cinematográfica que resistiu ao teste do tempo. A mostra Centenário do 16mm celebra este formato crucial para a disseminação de grandes filmes ao redor do mundo, popularizando sessões cineclubistas e permitindo a produção independente e autoral.
A celebração é dedicada aos amantes da sétima arte e apresentará tanto clássicos do cinema, como “O Homem Mosca” de Harold Lloyd e “O Encouraçado Potemkin” de Eisenstein, quanto raridades, como a chanchada brasileira da década de 1950 “O Camelô da Rua Larga”. Todos os filmes serão exibidos em sua forma original, em respeito e homenagem a este formato único e raro de exibição, que ainda é reverenciado por muitos entusiastas do cinema.
A mostra será inaugurada com uma sessão especial do filme “O Homem Mosca” de Harold Lloyd, com apresentação ao vivo em piano por Tony Berchmans, criador do projeto CINEPIANO. Berchmans improvisará a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria, em intenso diálogo com a narrativa do filme. A sessão com música ao vivo ocorrerá na sala Jardel Filho do Centro Cultural São Paulo, no dia 03 de maio, às 20h00.
A programação contará com dois encontros. No dia 10 de maio, haverá um debate com os cineastas Francisco de Sampaio e Paolo Gregori, que fizeram carreira com filmes captados em 16mm. A conversa será mediada pelo crítico de cinema e poeta Donny Correia. No dia 13 de maio, aniversário do Centro Cultural São Paulo, será feita uma homenagem ao projecionista de película do CCSP, Benê de Oliveira, que trabalhou como montador de filmes nos cursos de cinema da ECA e FAAP, participando na formação de diversos cineastas brasileiros.
O Centenário do 16mm é uma parceria entre o Centro Cultural São Paulo e a produtora Cine 16. Os filmes fazem parte dos acervos da Cine 16 e da Fundação Japão, e foram selecionados observando a qualidade das cópias para permitir uma experiência de alto nível com o 16mm.. Venha celebrar conosco este formato icônico e conhecer grandes obras cinematográficas!
PROGRAMAÇÃO
03/05
20h Cinepiano Apresenta o Homem Mosca (sala Jardel Filho)
04/05
17h O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO
19h30 O CONDE DE MONTE CRISTO
05/05
17h PI
19h CISNE NEGRO
06/05
17h PROCURA-SE AMY
19h30 O BALCONISTA
07/05
17h A ÚLTIMA GARGALHADA
19h O ENCOURAÇADO POTEMKIN
09/05
15h TRENS ESTREITAMENTE VIGIADOS
17h A TORTURA DO MEDO
19h O CAMELÔ DA RUA LARGA
10/05
15h HAMLET
18h Debate com Paolo Gregori, Francisco de Sampaio e Donny Correia
20h FLORES DO PÓ
11/05
17h PAIXÕES QUE ALUCINAM
19h DERSU UZALA
12/05
15h DEPOIS DA CHUVA
17h O FERRÃO DA MORTE
19h A ROTINA TEM SEU ENCANTO
13/05
15h SHADOWS
17h HOMENAGEM A BENEDITO
19h MAZURKA
14/05
15h SESSÃO INFANTIL COM: BALÃO VERMELHO, APRENDIZ DE FEITICEIRO E PEDRO E O LOBO
17h DOIS PALERMAS EM OXFORD
19h NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS
16/05
17h PECADO DA CARNE
20h UM TRIÂNGULO DIFERENTE
17/05
16h O CAÇULA
18h SHERLOCK JR.
19h O CIRCO
FILMES
PECADO DA CARNE, de Lewis Milestone
Rain, EUA, 1932, 92 min, 16mm, livre
Com Joan Crawford, Walter Huston, Fred Howard
Um navio a caminho do oeste está temporariamente atracado devido a um possível surto de cólera a bordo. Entre os passageiros estão Alfred Davidson, um missionário da justiça, sua esposa e Sadie Thompson, uma prostituta.
O FERRÃO DA MORTE, de Kohei Oguri
Japão, 1990, 114 min, 16mm, 16 anos
Com Ittoku Kishibe, Keiko Matsuzaka, Takenori Matsumura
Um drama doméstico que traça um retrato realista do caráter do povo japonês no pós-guerra. A história se passa em Tóquio onde vivem Toshio, sua esposa Miho e os dois filhos do casal. Juntos há dez anos, eles enfrentam sua primeira crise quando um caso de Toshio com outra mulher vem à tona. Durante muito tempo Miho orgulhou-se da fidelidade do marido mas agora é preciso enfrentar a brutal realidade de sua infidelidade.
DOIS PALERMAS EM OXFORD, de Alfred J. Goulding
A Chump at Oxford, EUA, 1940, 63 min, 16mm, livre
Com Stan Laurel, Oliver Hardy, Forrester Harvey
Stan Laurel recebe uma bolsa de estudos para Oxford, e Oliver Hardy o acompanha. Eles são o alvo de piadas e travessuras até que Stan recebe um golpe na cabeça e se torna a reencarnação de um herói da universidade.
O HOMEM MOSCA, de Fred C. Newmeyer, Sam Taylor
Safety last, EUA, 1923, 70 min, 16mm, livre
Com Harold Lloyd, Mildred Davis, Bill Strother
Em 1922, o jovem inexperiente Harold tomou uma decisão: abandonar sua pequena cidade natal, no interior, e partir para a cidade grande em busca de sucesso profissional. Depois de um tempo, finalmente consegue um emprego como vendedor em uma grande loja de departamentos, sem imaginar que este seria o início de muitas aventuras e que algumas poderiam até causar sua morte.
O HOMEM DA MÁSCARA DE FERRO, de James Whale
The Man in the Iron Mask, EUA, 1939, 113 min, 16mm, livre
Com Louis Hayward, Joan Bennett, Warren William
Os três mosqueteiros vão resgatar o rei que está preso injustamente pelo seu irmão gêmeo. Luís XIV da França faz artimanhas para manter seu irmão gêmeo Philippe encarcerado em uma máscara de ferro, longe do conhecimento do público, que dava mostras de preferir Philippe como Rei da França. Mas os mosqueteiros e o camarada D’Artagnan se combinam para salvar Philippe.
O CONDE DE MONTE CRISTO, de Rowland V. Lee
The Count of Monte Cristo, EUA, 1934, 113 min, 16mm, livre
Com Robert Donat, Elissa Landi, Louis Calhern
Prestes a se casar com Mercedes, Edmond Dantes é vítima de uma armação de três homens e acaba sendo preso e condenado à prisão perpétua em uma ilha. Vinte anos depois, ele consegue fugir, com a ajuda de Faria, que ainda lhe dá o caminho para encontrar um tesouro de piratas em Monte Cristo. Rico, o agora conde de Monte Cristo volta para se vingar dos responsáveis por sua prisão, entre eles, aquele que acabou se casando com Mercedes.
PI, de Darren Aronofsky
EUA, 1998, 85 min, DCP, 16 anos
Com Sean Gullette, Mark Margolis, Ben Shenkman
Em plena Manhattan vive Max, um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que lhe permitiu descobrir o número completo do pi, o que fez ainda com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.
CISNE NEGRO, de Darren Aronofsky
Black Swan, EUA, 2010, 103 min, 35mm, 16 anos
Com Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel
Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina, mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor artístico, ela passa a enxergar uma concorrência desleal vinda de suas colegas, em especial Lilly. Em meio a tudo isso, busca a perfeição nos ensaios para o maior desafio de sua carreira: interpretar a Rainha Cisne em uma adaptação de “O Lago dos Cisnes”.
PROCURA-SE AMY, de Kevin Smith
Chasing Amy, EUA, 1997, 115 min, 35mm, 14 anos
Com Ben Affleck, Jason Lee, Joey Lauren Adams
Holden e seu amigo Banky ganham a vida fazendo uma tirinha de sucesso em Nova Jersey. Amigos há anos, eles levam uma vida tranquila até o dia em que Holden conhece a roteirista Alyssa. Apaixonado, não mede esforços para conquistá-la, mas surpreende-se ao descobrir que os dois têm mais em comum do que ele poderia imaginar.
O BALCONISTA, de Kevin Smith
Clerks, EUA, 1994, 92 min, DCP, 14 anos
Com Brian O’Halloran, Jeff Anderson, Jason Mewes
Um dia surrealista na vida de Dante, balconista de loja de conveniência que vive às voltas com duas namoradas, um colega cínico e uma série de excêntricos clientes.
A ÚLTIMA GARGALHADA, de F.W. Murnau
Der letzte Mann, Alemanha, 1924, 90 min, 16mm, livre
Com Emil Jannings, Hermann Valentin, Maly Delschaft
Em A Última Gargalhada, um idoso porteiro do Atlantis, um elegante hotel de Berlim, sente orgulho do seu trabalho, que faz com dedicação, e se comporta como um general em seu resplandecente uniforme, sendo tratado com respeito pelos seus amigos e vizinhos. Entretanto, o novo gerente do hotel se mostra insensível quando o velho porteiro para um pouco para se recompor, após carregar uma pesada bagagem, e assim o gerente decide que o atual porteiro é velho demais para o cargo e o rebaixa para criado do banheiro masculino. Isto provoca um efeito desastroso no prestígio do homem e na sua autoestima.
O ENCOURAÇADO POTEMKIN, de Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Grigori Aleksandrov
Bronenosets Potyomkin, União Soviética, 1924, 75 min, 16mm, livre
Com Grigori Aleksandrov, Sergueï Mikhailovich Eisenstein, Aleksandr Antonov
Em 1905, na Rússia czarista, aconteceu um levante que pressagiou a Revolução de 1917. Tudo começou no navio de guerra Potemkin quando os marinheiros estavam cansados de serem maltratados, sendo que até carne estragada lhes era dada com o médico de bordo insistindo que ela era perfeitamente comestível. Alguns marinheiros se recusam em comer esta carne, então os oficiais do navio ordenam a execução deles. A tensão aumenta e, gradativamente, a situação sai cada vez mais do controle. Logo depois dos gatilhos serem apertados Vakulinchuk, um marinheiro, grita para os soldados e pede para eles pensarem e decidirem se estão com os oficiais ou com os marinheiros. Os soldados hesitam e então abaixam suas armas. Louco de ódio, um oficial tenta agarrar um dos rifles e provoca uma revolta no navio, na qual o marinheiro é morto. Mas isto seria apenas o início de uma grande tragédia.
O CAÇULA, de Harold Lloyd
The Kid Brother, EUA, 1924, 84 min, 16mm, livre
Com Harold Lloyd, Jobyna Ralston, Walter James
Os Hickorys, família mais tradicional de Hickoryville, são liderados pelo xerife Jim. Ele tem três filhos: Leo, Olin e Harold, o tímido caçula. Apaixonado por Mary, Harold tenta mostrar seu valor, conquistar a garota e ter seu valor finalmente reconhecido pelo clã.
SHERLOCK JR., de Buster Keaton
EUA, 1924, 45 min, 16mm, livre
Com Buster Keaton, Kathryn McGaire, Joe Keaton
Um projecionista está estudando para ser detetive e está apaixonado por uma moça. Quando ele a pede em casamento, seu rival rouba a corrente do relógio do pai da menina e o incrimina. O desapontado projecionista volta ao seu trabalho e, enquanto projeta o filme, acaba por dormir. Ele sonha que é o detetive Sherlock Jr., o segundo maior do mundo, e que está investigando o roubo. Enquanto isso, sua namorada descobre a verdade e conta tudo ao seu pai.
O CIRCO, de Charles Chaplin
The Circus, 1928, 72 min, 16mm, livre
Com Charles Chaplin, Al Ernest Garcia, Merna Kennedy
Um batedor de carteiras (Steve Murphy) está agindo em meio a multidão. Para evitar que seja pego, ele coloca uma carteira roubada no bolso do vagabundo (Charles Chaplin), sem que ele perceba. Quando a polícia se afasta, o batedor volta para recuperar o dinheiro perdido. O vagabundo foge, tanto do batedor quanto da polícia, e acaba entrando sem querer no picadeiro de um circo local. Suas trapalhadas fazem enorme sucesso junto ao público, sem que ele perceba. O dono do circo (Al Ernest Garcia) resolve então contratá-lo e fazer dele sua atração principal.
FLORES DO PÓ, de Mervyn LeRoy
Blossoms in the Dust, EUA, 1941, 100 min, 16mm, livre
Com Felix Bressart, Greer Garson, Henry O’Neill
No Texas, Edna abre um lar para crianças órfãs e faz de tudo para que os pequenos sejam adotados por boas famílias. Porém, ela deve enfrentar os cidadãos “conservadores”, que condenam as crianças como ilegítimas por terem nascido fora do casamento.
HAMLET, de Laurence Olivier
Reino Unido, 1948, 154 min, 16mm, livre
Com Laurence Olivier, Eileen Herlie, Basil Sydney
O príncipe dinamarquês Hamlet deseja vingar a morte de seu pai, o antigo rei. O problema é que Hamlet descobre, através de uma aparição fantasmagórica de seu próprio pai morto, que o assassino é o seu tio, Cláudio, homem que assumiu o trono e casou-se com a mãe de Hamlet, Gertrude.
UM TRIÂNGULO DIFERENTE, de James Ivory
The Bostonians, Reino Unido, 1984, 122 min, 16mm, livre
Com Christopher Reeve, Vanessa Redgrave, Jessica Tandy
Boston, 1875. Uma das líderes do movimento feminista, Olive Chancello, fica cativada por Verena Tarrant, uma jovem e inspiradora oradora. Olive adota Verena como sua protegida, amiga e companheira. Paralelamente Basil Ransome, um advogado de Nova York, se apaixona por Verena e quer se casar com ela para relegá-la para um segundo plano, no qual Verena só faria tarefas domésticas. Olive e Basil se vêem competindo pela afeição de Verena. A carismática jovem precisa então decidir se abraça a causa defendida por Chancellor ou se leva uma vida mais sensual e ao mesmo tempo subserviente, pois este é o desejo de Ransom.
A ROTINA TEM SEU ENCANTO, de Yasujiro Ozu
Sanma no aji, Japão, 1962, 112 min, 16mm, livre
Com Chishû Ryû, Shima Iwashita, Keiji Sada
Quando o viúvo Shuhei Hirayama, um militar que lutou na Segunda Guerra Mundial como fuzileiro naval, encontra com seu velho professor, fica sabendo que sua filha ainda não se casou porque teve que ficar cuidando do pai. Com medo de que Michiko, sua filha de 24 anos, acabe com o mesmo destino, ele começa a procurar um bom homem para se casar com ela. Também preocupada com a possibilidade da moça manter-se solteira para não abandonar o pai, uma das irmãs do viúvo sugere que ele se case novamente, de modo a permitir que a filha pense sobre seu próprio casamento.
DEPOIS DA CHUVA, de Takashi Koizumi
Ame Agaru, Japão, 1999, 91 min, 16mm, livre
Com Akira Terao, Yoshiko Miyazaki, Shirô Mifune
Baseado no último roteiro escrito pelo mestre Akira Kurosawa, e dirigido por um de seus discípulos, Depois da Chuva é a história do ronin (um samurai sem mestre) Misawa, que não consegue encontrar em emprego. Gênio na arte de lutar, toda a vez que chega numa cidadezinha para ensinar espadachins, algo lhe impede de ficar com os trabalhos. Ao lado de sua mulher Tayo ele perambula em busca de emprego. Numa de suas viagens o casal é surpreendido por uma enchente que os obriga a ficarem confinados numa pequena hospedaria ao lado de hóspedes esfomeados. Decidido a alimentar aquelas pessoas ele sai e volta com muita comida e bebida. Sua mulher logo percebe que ele lutou por dinheiro mais uma vez. No dia seguinte ele é convidado pelo lorde do feudo local para ser o mestre de seus lutadores. Mesmo não sendo digno da conduta de um samurai, Misawa fica encantado com a oferta, mas não sabe que despertou a inveja de outros lutadores.
SHADOWS, de John Cassavetes
EUA, 1959, 81 min, DCP, 14 anos
Com Ben Carruthers, Lelia Goldoni, Hugh Hurd
Três irmãos vivem juntos em Manhattan. Hugh, o mais velho e o único considerado negro, é um malsucedido cantor de boate. Ben tem contatos, mas nenhum objetivo na vida e a vulnerável Lelia acaba se apaixonando por Tony.
O BALÃO VERMELHO, de Albert Lamorisse
Le Ballon rouge, França, 36 min, 16mm, livre
Com Georges Sellier, Vladimir Popov, Renaud
Na Paris dos anos 50, Pascal, um jovem menino francês, encontra um grande balão vermelho atado a um poste de luz e decide desamarrá-lo. Inicia-se uma forte ligação entre o garoto e o balão, que passeiam e brincam juntos pelas ruas da cidade. Eles fogem de um grupo de meninos da idade de Pascal que querem destruir o objeto.
O APRENDIZ DE FEITICEIRO, de Paul Dukas
The Sorcerer’s Apprentice, EUA, 1940, 09 min, 16mm, livre
Lançado em 1940, o filme representa o mais ousado experimento da Disney até hoje, pois mistura imagens de animação com música clássica. O que começou como um veículo para melhorar a carreira de Mickey Mouse floresceu em um longa-metragem que permanece único na história da animação. Curta presente no filme Fantasia de 1940.
PEDRO E O LOBO, de Clyde Geronimi
Peter and the Wolf, EUA, 1946, 15 min, 16mm, livre
Um clássico da Disney da sua coleção de curtas Silly Symphonies.
MAZURKA, de Willi Forst
Alemanha, 1935, 16mm, livre
Com Pola Negr, iAlbrecht Schoenhals, Ingeborg Theek
Um dos primeiros dramas de tribunal da história do cinema, e ainda bastante atual, em que uma mulher vai a julgamento por assassinar a sangue frio um músico em um cabaré. A trama se desenrola durante os flash-backs no julgamento.
NO TEMPO DAS DILIGÊNCIAS, de John Ford
Stagecoach, EUA, 1939, 97 min, 16mm, livre
Com John Wayne, Claire Trevor, Thomas Mitchell
Um grupo de nove pessoas são obrigadas a embarcar em uma perigosa jornada em cima de carruagens através do Arizona, em um território indígena. Sendo levados por cavalos durante bastante tempo, cada um tem o seu motivo pessoal para realizar tal viagem. No meio do caminho eles terão que enfrentar Geronimo e seus guerreiros apaches, e contra eles contarão apenas com a ajuda do cowboy Ringo Kid.
O CAMELÔ DA RUA LARGA, de Eurides Ramos
Brasil, 1958, 81 min, 16mm, livre
Com Zé Trindade, Maria Vidal, Renato Restier
Um camelô espera herdar uma grande fortuna para conseguir mudar de vida e sair da pensão pobre onde vive. Para sua surpresa, ele acaba, sem querer, pegando uma mala cheia de dinheiro durante uma briga nos bastidores de uma boate. Mesmo sem saber que, na verdade, o dinheiro na mala é falso, ele fica com receio de gastá-lo. A fortuna acaba sendo encontrada pela dona da pensão, a qual passa a tratar o camelô muito bem, imaginando que ele será seu futuro cunhado. Mas as coisas vão esquentar quando os bandidos descobrirem onde o dinheiro foi parar.
DERSU UZALA, de Akira Kurosawa
União Soviética/Japão, 1975, 145 min, 16mm, livre
Com Maksim Munzuk, Yuri Solomin, Svetlana Danilchenko
O capitão Vladimir Arseniev é enviado pelo governo soviético para explorar e reconhecer as montanhas da Mongólia, juntamente com uma pequena tropa. Em meio à expedição eles encontram Dersu Uzala, um caçador que vive apenas nas florestas. Percebendo que Dersu conhece bastante o local, o que pode facilitar o trabalho, o capitão lhe oferece que acompanhe a tropa até o término da missão. É o início de uma forte amizade entre o capitão e Dersu, que aos poucos demonstra suas habilidades.
A TORTURA DO MEDO, de Michael Powell
Peeping Tom, Reino Unido, 1960, 101 min, 16mm, 14 anos
Com Karlheinz Böhm, Moira Shearer, Anna Massey
Mark Lewis (Karlheinz Böhm) trabalha como extrator de foco em um estúdio de cinema britânico. Obcecado em capturar a expressão de medo no rosto das pessoas, ele assassina mulheres para deixar tudo devidamente registrado em filme. Quando criança, Lewis foi usado pelo pai num estudo sobre psicologia do terror, sendo submetido a cruéis experiências. Agora ele planeja montar um documentário com as doentias imagens que vem produzindo durante os crimes.
TRENS ESTREITAMENTE VIGIADOS, de Jiri Menzel
Ostře sledované vlaky, Checoslováquia, 1966, 90 min, 16mm, 14 anos
Com Václav Neckár, Josef Somr, Vlastimil Brodsky
Checoslováquia, final da Segunda Guerra Mundial. O jovem Milos, seguindo a tradição familiar, começa a trabalhar como controlador de tráfego na estação ferroviária. Lá ele aprende o ofício, se apaixona, conhece um mentor e se envolve na guerra.
PAIXÕES QUE ALUCINAM, de Samuel Fuller
Shock Corridor, EUA, 1961, 101 min, 16mm, 14 anos
Com Gene Evans, Constance Towers, Peter Breck
O presunçoso e respeitado jornalista Johnny Barrett compromete-se a resolver um assassinato cometido num hospício. Para tanto, ele se interna como louco na própria instituição, mesmo sob protestos da namorada, a stripper Cathy. A princípio, o jornalista sente prazer em simular sua loucura, mas, aos poucos, perde sua lucidez em contatos com os outros internos, principalmente com os que testemunharam o assassinato.