Cenários Distantes, o Cinema Independente de Denis Côté

12/12/20 a 12/1/21, na plataforma Spcine Play – exibição gratuita

O CCSP, a Spcine e o Escritório do Québec em São Paulo apresentam uma retrospectiva online de um dos diretores mais proeminentes do cinema quebequense contemporâneo, Denis Côté, com uma filmografia tão inventiva quanto radical. Côté criou um escopo considerável de obras que se reinventam sempre à procura de estilo e de uma estética observacional. Os filmes se movem livremente entre ficção e documentário, diluindo, inclusive, as fronteiras entre um e outro.

FILMES

Os Estados Nórdicos
(2005, 1h31, digital)
Depois de cometer um crime, um homem encontra refúgio em uma pequena e remota comunidade onde ele recupera o gosto pela vida.

Curling
(2010, 1h32, digital)
Em uma remota parte do campo, o filme acompanha a vida incomum de um pai e uma filha. Entre seus trabalhos banais, Jean-François Blain dedica todos os seus esforços a Julyvonne. Vencedor do prêmio de Melhor Direção e Melhor Ator em Locarno 2010.

Vic + Flo Viram um Urso
(2013, 1h35, digital)
Victoria Champagne é libertada da prisão. Instalada em uma cabana no meio da mata, ela deve informar suas atividades semanais ao agente da condicional (Marc-André Grondin). Florence Richemont, sua companheira de cela e de intimidade, é liberada mais tarde e se junta a Victoria na floresta. A partir disto, começa uma estranha dinâmica entre elas, que precisam se proteger dos fantasmas do passado.

Bestiário
(2012, 1h12, digital)
Ao longo do ritmo das estações, os animais e os humanos se observam. Bestiário se desdobra como um livro ilustrado sobre observação mútua. A contemplação de um desequilíbrio estável e de elementos soltos, tranquilos e indefiníveis.

Antologia da Cidade Fantasma
(2019, 1h37, digital)
Em uma pequena e distante cidade do interior do Canadá, um homem morre em um acidente de carro sob circunstâncias misteriosas. Enquanto os poucos habitantes do local permanecem relutantes em debater as possíveis causas, a família do falecido e o prefeito Smallwood começam a perceber estranhos e atípicos eventos que mudam suas concepções de realidade.

Wilcox
(2019, 1h06, digital)
Wilcox existe fora das regras. Desertor, delinquente, ou sobrevivente, ele vagueia silenciosamente, procurando criar raízes ou o que poderia simplesmente ser chamado de liberdade.

Sua Pele tão Macia
(2017, 1h33, digital)
O filme acompanha, em um híbrido de documentário e ficção, a rotina de seis homens consumidos por suas paixões: desempenho, disciplina e superação das limitações do corpo.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress