#CCSPindica: conheça a arquitetura de Gaudí em tour virtual

O arquiteto Antoni Gaudí nasceu em 1852, na Catalunha, e sua produção única e imaginativa ainda ecoa e emociona o mundo até hoje. Gaudí uniu arquitetura à natureza e à imaginação, deixando sua marca em obras coloridas, fluidas, iluminadas e que fazem alusão a uma natureza viva e exuberante.

Atualmente os prédios de Gaudí se integram a vida urbana de Barcelona (Espanha). Dentre suas maiores realizações na cidade temos a Sagrada Família, o Parque Güell, a Casa Batlló e a Casa Milà (ou La Pedrera), e todos esses lugares estão disponíveis para visitação virtual:

>> O Parque Güell
O Parque Güell, como o nome sugere, é um parque urbano repleto de elementos arquitetônicos. Nele pode-se ver a dimensão imaginativa de Gaudí, disposta em cada parede, mosaico ou detalhe. É lá que está El Drac, a famosa estátua do réptil coberto de ladrilhos.

>> A Casa Batlló
Essa casa, tombada como patrimônio mundial da UNESCO, foi criada sob encomenda para a família Batlló – daí o nome. A construção tem uma estrutura que absorve ao máximo a luz natural, e uma arquitetura que combina insinuações a galhos e ossos com cerâmicas e vidros coloridos.

>> Casa Milà (ou La Pedrera)
A Casa Milá (apelidada de La Pedrera, ou a pedreira, em espanhol) também foi encomendada, construída sob medida e, hoje, também tombada como patrimônio cultural arquitetônico-artístico pela UNESCO. O diferencial dessa casa são suas ondas fluidas internas e externas, que se assemelham a uma paisagem lunar ou aquática.

>> A Sagrada Família
A Sagrada Família de Barcelona é a obra mais importante de Gaudí. O arquiteto refez o projeto desta imensa catedral, mas faleceu antes que ela estivesse construída. Desde então, há 130 anos, a construção segue com base nas doações de visitantes. Independentemente disso, vale a visita aos mosaicos e luzes coloridas do lado de dentro.