#CCSPindica: 8 documentários sobre autoritarismo e repressão

Acreditando que os registros históricos têm muito a nos ensinar sobre presente e futuro, o CCSP selecionou alguns documentários imperdíveis com narrativas que abordam o autoritarismo e a repressão tanto no Brasil quanto no mundo.

O Dia Que Durou 21 Anos

[Brasil, 2013, 1h17min]
Sob direção de Camilo Tavares, o documentário mostra documentos secretos e gravações originais da época que revelam a influência do governo dos Estados Unidos no golpe de estado no Brasil em 1964. O filme destaca a participação da CIA e da própria Casa Branca na ação militar que deu início a ditadura.

Branco Sai, Preto Fica

[Brasil, 2014, 1h33m]
Tiros em um baile de black music em Brasília ferem dois homens, que ficam marcados para sempre. Um terceiro vem do futuro para investigar o acontecido e provar que a culpa é da sociedade repressiva.
Disponível na Netflix

Marighella – Retrato Falado do Guerrilheiro

[Brasil, 2009, 55min]
Marighella, filme do documentarista brasileiro Silvio Tendler, conta a história e as polêmicas de Carlos Marighella, um dos líderes da luta armada contra a ditadura militar no Brasil. Autor do “Manual do Guerrilheiro Urbano”, foi fundador da Ação Libertadora Nacional, primeiro movimento armado pós-64. Foi homenageado com o filme no ano em que completaria 90 anos.

Arquitetura da Destruição

[Suécia, 1989, 1h50min]
O documentário de Peter Cohen narra a estética do Partido Nacional Socialista Alemão e seu empenho em criar o “ideal ariano”, que levou ao extermínio de milhões de pessoas.

Que Bom Te Ver Viva

[Brasil, 1989, 97min] 
O documentário de Lúcia Murat narra a vida de algumas mulheres brasileiras que pegaram em armas contra o regime militar e retrata as torturas cometidas durante a ditadura no Brasil. Há uma série de depoimentos de guerrilheiras e cenas do cotidiano dessas mulheres que recuperaram, cada uma à sua própria maneira, os vários sentidos de viver.

Panteras Negras: Vanguarda da Revolução

[EUA, 2015, 1h55min]
Dirigido e escrito por Stanley Nelson Jr, o documentário combina imagens de arquivo e entrevistas com Panteras e agentes do FBI sobreviventes para contar a história da organização negra revolucionária Black Panther.

Cidadão Boilesen

[Brasil, 2009, 1h33min]
O documentário revela as ligações de Henning Albert Boilesen, presidente do famoso grupo Ultra, da Ultragaz, com a ditadura militar: seu apoio financeiro, assim como de muitos outros empresários, ao movimento de repressão violenta e também a participação na criação da Oban – Operação Bandeirante, espécie de pedra fundamental do Doi-Codi.

Guerras do Brasil.Doc

[Brasil, 2018, aprox. 30min cada episódio]
A série de mini documentários mostra os fatos e as diferentes versões dos principais conflitos armados da história do Brasil. A narrativa é costurada pelos depoimentos dos principais conhecedores dos fatos.
Disponível no Netflix

Por: Isabela Pretti e Lara Tannus

>>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress