Inscrições de 24/04 a 15/05
- Para se inscrever acesse o formulário
- Classificação Indicativa: 18 anos
- Grátis
CRONOGRAMA
- Divulgação dos selecionados: a partir de 16/06
- CASULO: 04/07 a 28/09
- Os encontros acontecerão às terças, quartas e quintas, na Sala de Ensaio 1, das 19h às 22h
- Ensaios gerais: primeira semana de outubro
- Apresentações: 10/10 a 01/11, às terças e quartas, no CCSP
O CCSP em parceria com o Instituto Brasileiro de Teatro (iBT) dá início a residência artística CASULO.
O projeto promoverá a interação de 14 artistas selecionados pelo período de 3 meses. Unidos por uma temática, esses artistas receberão pequenas provocações de expoentes das várias áreas da criação teatral (direção, dramaturgia, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora/direção musical, preparação corporal e produção) no sentido de experienciarem o que compete a cada função durante um processo criativo. Aqueles artistas que tiverem interesse nessas funções além da atuação poderão se dispor a assumi-las de maneira orgânica. CASULO é um processo colaborativo onde esses artistas ora serão observados por sues provocadories, ora trabalharão sozinhos, estimulando assim sua autonomia criativa. O resultado é um espetáculo/experimento/abertura que ficará em cartaz no CCSP durante 4 semanas em outubro deste ano.
CASULO é destinado a artistas em início de trajetória, que acabaram de sair de suas formações e ainda não tiveram oportunidade de trabalho. Também para artistas que acabaram de chegar em São Paulo oriundos de outras cidades/estados e necessitam de um empurrãozinho para conseguirem se inserir na cena local. Artistas em situação de maior vulnerabilidade social serão beneficiados com bolsa mensal de ajuda de custo. A vivência possui 14 vagas, sendo 7 delas para bolsistas. Se você, além de atuar, tem interesse/experiência nas áreas de direção, dramaturgia, iluminação, cenário, figurino, trilha sonora/direção musical, preparação corporal ou produção, recomendamos que aplique para essa vaga também. É necessário ser maior de 18 anos e possuir DRT (essa obrigatoriedade é devido ao fato dos artistas ficarem em cartaz ao final do processo). Importante estar disponível para as datas e horários dos encontros – 75% de presença exigida.
SOBRE AS BOLSAS: O projeto oferecerá metade das vagas (7) para artistas em situação de maior vulnerabilidade social. Será oferecido a essas pessoas o valor mensal de R$ 2.000,00 (dois mil reais) como ajuda de custo para deslocamento e alimentação no período do CASULO. Importante estar disponível para as datas e horários dos encontros – também 75% de presença exigida para continuar recebendo a bolsa.
QUEM SERÃO ES ARTISTAS PROVOCADORIES?
Na área de Direção: Georgette Fadel e Nilceia Vicente
Na área de Dramaturgia: Jhonny Salaberg
Na área de Iluminação: Gabriele Souza
Na área de Trilha Sonora/Direção Musical: Malka Julieta
Na área de Direção de Arte (cenário e figurinos): Márcio Medina
Na área de Preparação Corporal: Tainara Cerqueira
Na área de Produção: Gabs Ambròzia
TEMA: O processo criativo se debruçará sobre a palavra “estrangeiro”. A ideia de outro, de diferente, de desconhecido. O que não pertence a uma região, cidade, estado, classe, meio, grupo, família. Forasteiro, estranho.
Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail casulo.ccspibt@gmail.com.