“A leitura do mundo precede a leitura da palavra escrita”. Essa frase de Paulo Freire é das mais conhecidas do educador, e reflete a importância social, educativa e política do ato de ler e das bibliotecas como espaço, além de manter vivos conceitos revolucionários frente a projetos políticos que barram o acesso ao conhecimento.
A equipe das Bibliotecas do CCSP reflete sobre esse e outros assuntos a partir da seleção dos principais escritos de Paulo Freire disponíveis online:
Pedagogia do Oprimido
A filosofia educacional de Paulo Freire, que foca no processo dialógico da educação, foi considerada subversiva durante a ditadura. Após ser preso político em 1964, o educador exilou-se no Chile; foi lá que escreveu uma das suas principais obras: o livro Pedagogia do Oprimido.
A Importância do Ato de Ler
Em A Importância do Ato de Ler, Freire faz reflexões sobre o papel central das bibliotecas com relação à educação e à cultura popular; compreende que os acervos, quando pensados para a população, tornam a biblioteca um centro cultural vivo, e afirma que a questão fundamental das bibliotecas está no posicionamento crítico-democrático frente à realidade.
O Homem, a Leitura e o Mundo
Paulo Freire conta que a leitura da palavra escrita é mais exigente quando comparada à oralidade, pois exige uma grande persistência no movimento de ida e volta do leitor. Mesmo assim, a leitura não deixa de ser “um cansaço prazeroso” para quem busca as palavras.
Para encontrar outras obras e escritos de Paulo Freire disponíveis online no formato texto e audiolivro, acesse o Centro de Referência Paulo Freire.