Adinkras: Encontro 4

01/07

  • Sábado, às 19h
  • Sala Adoniran Barbosa
  • Classificação indicativa: livre
  • Gratuito
  • Os ingressos podem ser reservados online através do link ou presencialmente
  • Funcionamento da bilheteria presencial:
  • Terça a sábado, 13h às 22h
    Domingo e feriados, das 12h às 21h
  • Para mais informações sobre o funcionamento da Bilheteria, física e online, clique aqui
  • É recomendado o uso de máscara

O objetivo do projeto é promover quatro encontros, cada um com um Adinkra de referência. A cada encontro um convidado apresentará a representação do Adinkra indicado em sua obra e um(a) músico realizará um show a partir da proposição do símbolo do dia. Em cada edição haverá uma releitura artística das esculturas representando os símbolos Adinkras. 

Na ocasião do quarto encontro, haverá uma roda de conversa com a participação de Marcos Agostinho Silva, diretor do MAS Pesquisa de Mercado e integrante do Movimento Negro Unificado, com mediação de Tadeu Kaçula e show do Banto Samba Club e Renato Gama. O Adinkra Akofen fala sobre ação coletiva, luta e prontidão. Entre os assuntos a serem abordados, durante o encontro, estão a juventude e o movimento negro. O grupo reúne músicos, pesquisadores e compositores que estudam a influência dos bantos, povos de ascendência africana na cultura brasileira. O repertório do show inclui canções de Clara Nunes, Martinho da Vila, Clementina de Jesus e Geraldo Filme. 

“Tendo os Adinkras como expressão das contribuições dos conhecimentos africanos para o desenvolvimento da cultura economia e identidade brasileira, o projeto “ADINKRAS – Africanidades e sabedoria ancestral nos tempos atuais” estabelece diálogos entre diferentes linguagens, artistas e pesquisadores da cultura afrobrasileira e africana.”, afirma Cida Gonçalves, idealizadora do projeto. Realizado pela Casa do Batuque e idealizado por Cida Gonçalves, publicitária e diretora da produtora, o projeto é marcado pela diversidade de linguagens artísticas e pela participação de artistas e pesquisadores da arte e da cultura negra. 

Ficha técnica

T-Kaçula, Marcos Agostinho Silva, Oswaldo Faustino, Banto Samba Club e Renato Gama.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress