Grupo fez a alegria dos pequenos e atiçou a curiosidade com estórias e canções

Por Alexandre César | Redação CCSP | Fotos: Acervo pessoal

15/09/2025

Confira toda programação do CCSP

Você irá encontrar: Artes Visuais, Ação Cultural, Cinema, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Cada Tijolinho do CCSP

Registro Oral, Escrito e Imagético das Histórias de Quem Construiu e Constrói o Centro Cultural São Paulo

Ao som dos chocalhos e violão, a Companhia do Liquidificador encantou o público nos dias 13 e 14, na Sala de Leitura Infantil do Centro Cultural São Paulo (CCSP), com muita música e lendas amazônicas, fazendo a alegria de mamães, papais, vovôs e principalmente dos pequenos.

A Companhia do Liquidificador é uma companhia que mistura várias linguagens, música, teatro, contação de história e a gente acabou se tornando essa companhia múltipla, diversa, que tem 1001 funções, como um liquidificador – salientou Bruno Lourenço, músico do grupo.

Dentre as contações, a que mais chamou a atenção dos ouvintes foi a Lenda do Peixe-Boi, e como o amor de dois jovens nativos causou a inveja e a vingança de um pajé malvado. Depois de ouvir atentamente à estória, os presentes divertiram-se cantando e dançando o Samba dos Bichos do Mar, onde cada animal marinho mencionado tocava um instrumento.

A companhia, ela é originalmente de São Paulo, mas tem pessoas de vários lugares e acho que uma das dos principais objetivos é a gente sempre disseminar a cultura de todo o Brasil. Então, buscar o conhecimento da onde vem nossas origens também, tanto dos indígenas, quanto dos povos africanos, de tantos outros povos. A gente quer sempre fazer histórias diferentes que as pessoas não contam, como histórias de piratas mulheres, estórias de princesas que são diferentes, que não são só apenas essas estórias que a gente ouve, as clássicas, mas histórias que existiram de verdade e que precisam ser contadas para que elas não caiam no esquecimento e para que mais pessoas tomem conhecimento – informou Tatiana Abrantes, contadora do grupo.

Bem atento no colo do avô, o pequeno Antônio Alvim Silva, de dois anos, divertiu-se com a música, mas assustou-se um pouco quando a estória dos Bichos do Mar chegou na cena da ‘tempestade’, mas logo se acalmou com a ‘bonança’ contata por Tatiana e o acalento do avô Samuel dos Santos Silva.

Como antigamente morávamos no interior, não tinha como trazer meus filhos aqui, mas agora trarei sempre meu neto. Ele ficou com o olhar curioso ao show e gostou bastante. O CCSP tem esse espaço para brincadeiras e o trouxe para cá, assim que vimos a apresentação, viemos assistir, viremos mais, com certeza – disse Samuel dos Santos.

Confira a programação do mês de setembro no site do CCSP.