Comemorando os 115 anos da Imigração Japonesa para o Brasil, desenvolvemos uma lista de leitura bastante especial: totalmente focada em mangás!
Os mangás são as famosas histórias em quadrinhos japonesas, que se diferenciam de outras HQs, principalmente, pela sua forma de leitura, já que são lidos da direita para a esquerda, ou “de trás para frente”. Outras características são bastante marcantes nos mangás, como o fato das ilustrações serem todas em preto e branco e terem narrativas mais longas e aprofundadas, sendo publicados, muitas vezes, em capítulos.
Além do mais, os mangás são classificados em diferentes tipos e gêneros, que dizem respeito ao tipo de narrativa contada e ao público-alvo da obra. Alguns tipos de mangás são o Kodomo, voltados ao público infantil; o Josei, que consiste em obras adultas, com foco em temas cotidianos e romance, e os famosos Shounen, bastante populares no Ocidente, especialmente porque envolvem histórias de ação e aventura. Este último tipo ainda carrega a particularidade de inspirar obras no audiovisual, os famigerados animes (pronunciado animês).
Confira abaixo a lista de mangás que preparamos para te introduzir nesse universo! Todos os títulos estão disponíveis para consulta e empréstimo na Gibiteca Henfil do CCSP.
1 – Cinderalla, de Junko Mizuno
De um jeito totalmente disruptivo e arriscando em uma estética diferenciada, Mizuno reconta o clássico conto de fadas de um jeito bem humorado e com personagens inusitados.
2 – Dororo, de Osamu Tezuka
Dororo é uma história de aventura e suspense, que narra a trajetória de um vassalo do Japão feudal que faz um pacto com quarenta e oito demônios, comprometendo a humanidade do próprio filho.
3 – Preto e Branco, de Taiyō Matsumoto
Na cidade de Tesouro vivem dois meninos, Preto, que é inteligente, perspicaz e determinado, e Branco, um garoto inocente e bastante ingênuo. Juntos, eles formam uma dupla perfeita. O mangá tornou-se uma grande ode aos meninos de rua em todo o mundo.
4 – Inuya Shiki, de Hiroya Oku
Oku narra a história de Ichiro Inu Yashiki, um homem de cinquenta e oito anos, que sofre de uma grave doença e que é maltratado pela maior parte de sua família. Uma história que possui infinitos desdobramentos e descobertas.
5 – Cowboy Bebop, de Yutaka Nanten
Cowboy Bebop é um exemplo de anime que veio antes do mangá. Conta as aventuras do grupo Spike, Jet, Faye, Ed e Ein, que vivem a bordo de uma nave, a chamada Bebop, sempre em busca de oportunidades, aventuras e dinheiro.
6 – Dr. Slump, de Akira Toriyama
Na Vila Pinguim, o doutor Senbe Norimaki, um gênio da tecnologia, cria a robô Arale, que é extremamente parecida com uma criança humana, exceto pelo fato de que a mesma possui superforça e outras características peculiares.
7 – Akira, de Katsuhiro Otomo
Um dia, Tetsuo Shima atropela uma criança com aparência suspeita. Depois do ocorrido, o rapaz começa a sentir reações estranhas, sendo sequestrado pelo governo, que está arquitetando experiências secretas. Seu amigo, Kaneda, surge para salvar seu amigo e evitar o pior.
Seleção: Isaac Moraes e Rubens Gonçalves
Texto: Tessi Ferreira
Fotos: Rubens Gonçalves
Ilustração: Diego Claudino