39 anos de Centro Cultural São Paulo!

Um dos pioneiros e mais importantes espaços culturais multidisciplinares do país, o Centro Cultural São Paulo celebra seus 39 anos de existência. São quase quatro décadas de promoção cultural ativa e acessível para toda a população paulista, com muito carinho, cuidado e acolhimento.

O CCSP faz parte da memória afetiva de muita gente. Nossa agenda agitada e plural, mantida consistentemente e com muito orgulho, assegura ao nosso público a garantia de identificação e, mais do que isso, o acesso a vários pontos de vista, à várias leituras de mundo. São quase 40 anos de promoção cultural acessível por meio de exposições, cursos, oficinas, sessões de cinema e espetáculos em diversas linguagens, como dança, teatro, fotografia, moda e literatura, que fazem daqui um lugar de abrigo, de entretenimento e de aprendizado.

A arquitetura do nosso prédio, concebida por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, também é pra ser lembrada hoje. O ideal de convivência e tolerância ganha força com os espaços amplos, ajardinados e transparentes que foram planejados corajosamente durante a ditadura militar. Não há barreiras nem espaços escondidos que permitam a segregação de entre grupos de pessoas, e mesmo entre público e cultura, com as amplas e gratuitas bibliotecas, salas de exposições e manifestações artísticas. 

Também lembramos hoje os equipamentos comprometidos com a documentação e a preservação da memória artística e histórica da nossa cidade. A Pesquisa Folclórica Mário de Andrade, a Coleção de Arte da Cidade, A Discoteca Oneyda Alvarenga, o Laboratório de Conservação e Restauro, o arquivo Multimeios e o Núcleo Memória do CCSP são entidades de valor inestimável não só para o nosso acervo, mas para a história do nosso país.

Mas a parte essencial da nossa história é o nosso público, em toda a sua pluralidade. Afinal, que saudade bate quando lembramos das práticas de dança, dos estudos da biblioteca, das discussões em oficinas, dos almoços fervorosos e dos aplausos ao final de shows e espetáculos. Mesmo distantes fisicamente, o público continua se emocionando e fazendo emocionar, confiando em tudo o que o CCSP pode oferecer.

No nosso aniversário, lembramos que a cultura, bem como suas histórias e linguagens, é uma manifestação humana feita essencialmente por pessoas – pelo público, pelo artista, pela produção. Completamos 39 anos hoje, sabendo que isso não seria possível sem os esforços de muita gente boa. Tem sido uma caminhada e tanto, mas fica a certeza de que seguiremos juntos e promovendo, lado a lado, uma experiência cultural verdadeiramente democrática. Parabéns, CCSP: aniversariamos!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress