#15 CADERNO DE ARTISTA Lu Favoreto

O projeto Caderno de Artista, idealizado pela curadoria de dança do CCSP, tem a intenção de acessar procedimentos de criação ou, por assim dizer, a materialização de um pensamento em processo.

Convidamos coreógrafas(os) a compor uma obra audiovisual sobre modos de criação, entendimentos de dança, corpo e movimento, referências, matérias-primas e fases.

Os cadernos produzidos dentro do programa serão incorporados ao Arquivo Multimeios do CCSP, referência em acervos de arte e um dos principais de dança do país, contribuindo para a sua atualização com informações sobre importantes criadores de dança que ainda não tiveram suas obras catalogadas.

Nesta edição do Caderno de Artista, a artista Lu Favoreto apresenta a obra Cartografia do Rastro

Cartografia do Rastro 

Como iniciar um registro audiovisual sobre o que me move num processo criativo, num procedimento que se faz essencialmente na concretude dos corpos em movimento? Os registros de processos se desdobram nutrindo as criações que atravessam tempos, espaços e materiais. De “caderno de bordo” a mapa cartográfico, e agora caderno audiovisual. Linhas de pensamento que transitam da mente para a escrita gráfica e coreográfica, no deslize do grafite no papel ou no encontro do corpo com o tempo/espaço vivido. Linhas que se concretizam na intimidade do silêncio, muitas vezes testemunhadas por parcerias de trabalho, aqui presentes na perspectiva das câmeras. Nessa trama do processo criativo, abertura constante para o improviso e pro encontro. Experimentações muitas vezes regidas pela intuição, que fogem de lógicas pré-estabelecidas, se revelam férteis e instigantes. A questão social e ecológica surgem como “pinceladas” de consciência histórica e reverbera a necessidade de coesão do movimento criativo no indivíduo e no coletivo. Reflexão primordial sobre nossas vidas neste mundo e nestes tempos…

Lu Favoreto

Lu Favoreto, artista da dança, atua como intérprete, coreógrafa, professora e orientadora corporal nas artes cênicas. Tem como elemento primordial de investigação a relação entre estrutura corporal, movimento vivenciado e a comunicação na cena. Fundamenta seu trabalho didático e artístico em princípios da Educação Somática. Foi uma das sócias-fundadoras do Estúdio Nova Dança, São Paulo/1995, e é diretora da Cia. Oito Nova Dança desde 2000. Atualmente orienta cursos regulares de técnica, pesquisa e criação no Estúdio Oito Nova Dança, em São Paulo e no Sertão do Una, sedes da Cia.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress