Entre os dias 28 e 29/05 o CCSP recebe parte da programação da Virada Cultural 2022!
Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da apresentação. Recomendamos o uso de máscara.
Confira a programação abaixo:
MÚSICA
Filipe Catto canta Cássia Eller
- 28/05
- Sábado, às 19h
- Na Sala Adoniran Barbosa
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
A cantora, instrumentista e compositora Filipe Catto faz show em homenagem a uma das cantoras mais potentes da música brasileira, Cássia Eller. Ela interpreta grandes sucessos de Cássia e no repertório estão canções como “Gatas Extraordinárias”, “Malandragem”, “Relicário”, “O Segundo Sol” e muitas outras canções marcantes.
Para Filipe Catto “Cantar Cássia Eller é mais do que simplesmente uma homenagem, mas uma oportunidade de passar minha própria história a limpo no palco. Afinal, são poucos os artistas que me influenciaram em um nível tão profundo quanto Cássia, do seu canto à coragem e irreverência”.
Ficha técnica
Filipe Catto: Voz | Jojo: Guitarra | Fábio Pinczowski: Guitarra | Bubu: Baixo | Bruno Silveira: Bateria | Sil Ribas: Produtora | Grissel: Design de Luz | Alexandre Garcia: Técnico Monitor | Jose Carlos Junior: Roadie | Ana Paula Veríssimo: Empresária.
Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos, homenageando os 50 anos do Acabou Chorare
- 29/05
- Domingo, às 18h
- Na Sala Adoniran Barbosa
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
Show musical de Paulinho Boca de Cantor, apresentando os grandes sucessos do grupo Novos Baianos e homenageando os 50 anos do ACABOU CHORARE, disco considerado “O melhor feito no Brasil em todos os tempos” – Revista Rolling Stones.
Ficha técnica
Voz e percussão: Paulinho Boca De Cantor | Direção musical e contrabaixo: Betão Aguiar | Bateria: Thiago Gomes | Guitarra: Rafa Morais | Violão e guitarra: Leo Mendes | Produção: Arthur Luna | Roadie: Alan Roupa.
TEATRO
Gota D’Água {PRETA}
- 28/05
- Sábado, às 21h
- Na Sala Jardel Filho
- Classificação Indicativa: 16 anos
- Grátis
Joana é uma mulher madura, sofrida, moradora de um conjunto habitacional, prestes a ser despejada junto com os dois filhos. Jasão é um jovem, vigoroso, sambista e famoso. Por meio da metáfora de uma traição conjugal a obra busca refletir e realçar a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do país e debruça-se, sobretudo, acerca do golpe desferido por Jasão contra a Joana-Povo.
Ficha técnica
Texto e Dramaturgia: Chico Buarque e Paulo Pontes | Direção Geral, concepção e idealização: Jé Oliveira | Elenco: Aysha Nascimento, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Carlota Joaquina, Marina Esteves, Mateus Sousa, Rodrigo Mercadante e Sérgio Pires | Banda: DJ Tano (pickups e bases ), Fernando Alabê (percussão), Gabriel Longhitano (guitarra, violão, cavaco e voz) e Suka Figueiredo (sax) | Assistência de Direção e Figurino: Éder Lopes | Direção Musical: Jé Oliveira e William Guedes | Preparação Vocal: William Guedes | Concepção Musical e Seleção de Citações: Jé Oliveira | Cenário: Julio Dojcsar | Artista Gráfico: Murilo Thaveira | Light Design: Camilo Bonfanti | Operação de Luz: Camilo Bonfabti e Lucas Gonçalves | Técnico de Som e Operação: Alex Oliveira | Assessoria de Imprensa: Elcio Silva | Coordenação de estudos teóricos: Juçara Marçal, Jé Oliveira, Salloma Salomão e Walter
Garcia | Produção Geral: Jé Oliveira | Fotos: Evandro Macedo | Vídeo e Edição: Marília Lino | Realização: Itaú Cultural | Produção: Gira pro Sol Produções.
DANÇA
Hip Hop DJs Dance
O CCSP, reconhecendo o valor e a importância dos DJs na cena da cultura Hip Hop, promove a festa Hip Hop DJs Dance, trazendo line-up que promete agradar a todos os gostos e surpreender com um formato inovador. Dois Disc Jockeys em cena ao mesmo tempo, onde uma DJ toca uma música e o DJ do outro lado da pista responde com outra pérola da black music, num jogo musical instigante que vai impulsionar a alegria e a dança dos Hip Hoppers na pista.
- 28 e 29/05
- Sábado e domingo, das 22h às 04h
- Na Sala Adoniran Barbosa
- Classificação Indicativa: 18 anos
- Grátis
Programação
22h às 24h – DJ Vivian Marques e DJ POW
00h às 02h – DJ Mayra Maldjian e DJ MF
02h às 04h – DJ Tati Laser e DJ André Rockmaster
CINEMA
Virada Otaku
- 28 e 29/05
- Sábado e domingo
- Na Sala Paulo Emílio
- Grátis
O cinema do CCSP apresenta, na Virada Cultural 2022, uma série de maratonas apresentando a primeira temporada de duas animações japonesas de sucesso, Ranking of Kings, indicada como melhor animação no Anime Awards 2022, e a primeira temporada de Attack on Titan, também uma das melhores animações da última década.
Programação
Maratona Ranking of Kings
Ousama Ranking, 440 min, 16 anos, legendado
A história segue Boji, um príncipe surdo e incapaz até de empunhar uma espada de brinquedo. Como filho primogênito, ele dá o seu melhor e sonha em tornar-se o maior rei do mundo. Entretanto, as pessoas ao seu redor fofocam sobre como ele nunca será bem sucedido.
28/05 e 29/05
22h00 – Ranking of Kings I, eps 1, 2, 3, 4 (80 min)
23h40 – Ranking of Kings II, eps 5, 6, 7 e 8 (80 min)
01h20 – Ranking of Kings III, eps 9, 10, 11 e 12 (80 min)
03h00 – Ranking of Kings IV, eps 13, 14, 15 e 16 (80 min)
04h40 – Ranking of Kings V, eps 17, 18, 19 e 20 (80 min)
06h20 – Ranking of Kings VI, eps 21, 22 e 23 (60 min)
Maratona Attack on Titan, temporada 01
Shingeki no Kyojin, 500 min, 18 anos, legendado
Eren Yeager vive em um mundo rodeado por enormes muralhas para se proteger de criaturas gigantescas, os Titãs, que anos atrás realizaram uma verdadeira carnificina na cidade. Os sobreviventes buscam formas de recuperar seu território e esclarecer os mistérios ligados ao aparecimento dos Titãs.
29/05
10h00 Attack on Titan I, eps 1, 2, 3, 4 e 5 (110 min)
12h10 Attack on Titan II, eps 6,7, 8, 9 e 10 (110 min)
14h20 Attack on Titan III, eps 11, 12, 13, 14 e 15 (110 min)
16h30 Attack on Titan IV, eps 16, 17, 18, 19 e 20 (110 min)
18h40 Attack on Titan V, eps 21, 22, 23, 24 e 25 (110 min)
Eu vi de madrugada na TV
- 28 e 29/05
- Sábado e domingo
- Na Sala Lima Barreto
- Grátis
A madrugada dos canais de televisão aberta sempre foram espaços imprevisíveis de exibição de filmes, uma programação sem lei, sem lógica, e às vezes, sem noção. Mas para os insones, os notívagos e os curiosos, a madrugada televisiva sempre foi um campo de caça: filmes de terror B; kung fu, principalmente os redistribuídos em pacotes da Miramax; filmes de temática medieval obscuros, eróticos, e repetecos de todo tipo, e até Jacques Tati, entre muitas outras surpresas de tirar o sono.
A virada Eu vi de Madrugada na TV não só destaca alguns títulos seminais da madrugada como também imagina títulos contemporâneos que hoje poderiam se encaixar nessa lógica, não muito lógica, de despejo de filmes. A seleção conta com a exibição de Kill Bill Integral em 35mm, assim como era a tradição nos anos 70, ou filmes de temáticas medievais que fizeram sucesso nos anos 80, como Monty Python e o Cálice Sagrado, Conan e o mais contemporâneo O Conto dos Contos; o terror Uma Noite Alucinante 3 e o novo Mad Max, talvez um dos melhores exemplos de ação estilizada que Hollywood já produziu e à meia noite será exibido em uma sessão dupla o novo Batman de Matt Reeves seguido do Batman de 1989 de Tim Burton.
Programação
28/05
19h30 KILL BILL VOL. ÚNICO
29/05
00h00 BATMAN
03h20 BATMAN – TIM BURTON
05h50 CONAN, O BÁRBARO
08h20 MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO
10h30 UMA NOITE ALUCINANTE 3
13h30 MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA
16h00 O CONTO DOS CONTOS
18h35 IRON MONKEY
KILL BILL VOL. ÚNICO, de Quentin Tarantino
EUA, 2004, 248 min, 35mm, 18 anos
Com Uma Thurman , Sonny Chiba , Lucy Liu
A Noiva é uma perigosa assassina que trabalhava em um grupo, liderado por Bill, composto principalmente por mulheres. Grávida, ela decide escapar dessa vida de violência e decide se casar, mas no dia da cerimônia seus companheiros de trabalho se voltam contra ela, quase a matando. Após cinco anos em coma, ela desperta sem um bebê e com um único desejo: vingança. A Noiva decide procurar, e matar, as cinco pessoas que destruíram o seu futuro. Versão integral com os volumes 1 e 2.
IRON MONKEY, de Woo-Ping Yuen
Siu nin Wong Fei Hung ji Tit Ma Lau, Hong Kong, 90 min, 1993, DCP, 16 anos
Com Donnie Yen, Jean Wang, Rongguang Yu
No século 19, numa terra injusta e com um governo corrupto, um homem desafia os poderosos e ajuda os mais fracos. Ele luta às escondidas, sem que ninguém descubra quem é, e isso o torna uma lenda viva conhecida como Iron Monkey. Para capturá-lo, os poderosos sequestram o filho de um grande mestre das artes marciais e exigem como resgate que ele capture Iron Monkey. Porém, o mestre irá se unir a Iron Monkey, para ter seu filho de volta e ajudar o povo.
O CONTO DOS CONTOS, de Matteo Garrone
Il Racconto dei Racconti, Itália, 2015, 134 min, DCP, 16 anos
Com Salma Hayek , Vincent Cassel , Toby Jones
No reino de Longtrellis, o rei e a rainha vivem com uma frustração, já que não podem ter filhos. Em busca de uma solução, eles entram em contato com um mago, que oferece uma receita: é preciso capturar o coração de um monstro marinho e fazer com que uma virgem o cozinhe, sem que alguém esteja por perto. Entretanto, ele faz um alerta: toda vida criada exige uma perda, para que o equilíbrio seja mantido. Em outro país, um rei guiado pelo desejo está obcecado por uma mulher que viu pela janela, no alto de seu palácio, sem saber que ela na verdade é uma idosa. Em um terceiro país, um rei se surpreende com a descoberta de uma mosca que, alimentada por seu sangue, cresce cada vez mais.
MONTY PYTHON EM BUSCA DO CÁLICE SAGRADO, de Terry Jones & Terry Gilliam
Monty Python and the Holy Grail, Reino Unido, 1975, 91 min, DCP, 16 anos
Com Graham Chapman , Terry Gilliam , John Cleese
O Rei Arthur está à procura de cavaleiros que possam acompanhá-lo em uma importante jornada: a busca do Santo Graal. Sir Lancelot, o Bravo; Sir Robin, o Não-tão-bravo-quanto-Sir Lancelot; Sir Galahad, o Puro e outros cavaleiros se dispõem a participar da busca real. O longa satiriza diversos eventos históricos ocorridos na Idade Média.
BATMAN, de Matt Reeves
The Batman, EUA, 2022, 177 min, DCP, 14 anos
Com Robert Pattinson, Zoë Kravitz, Paul Dano
Batman segue o segundo ano de Bruce Wayne como o herói de Gotham, causando medo nos corações dos criminosos da sombria cidade. Com apenas alguns aliados de confiança – Alfred Pennyworth e o tenente James Gordon – entre a rede corrupta de funcionários e figuras importantes do distrito, o vigilante solitário se estabeleceu como a única personificação da vingança entre seus concidadãos. Durante uma de suas investigações, Bruce acaba envolvendo a si mesmo e Gordon em um jogo de gato e rato, ao investigar uma série de maquinações sádicas em uma trilha de pistas enigmáticas estabelecida pelo vilão Charada. Quando o trabalho acaba o levando a descobrir uma onda de corrupção que envolve o nome de sua família, pondo em risco a própria integridade e as memórias que tinha sobre seu pai, Thomas Wayne, as evidências começam a chegar mais perto de casa, precisando, Batman, forjar novos relacionamentos, para assim desmascarar o culpado e fazer justiça ao abuso de poder e à corrupção que há muito tempo assola Gotham City.
BATMAN, de Tim Burton
EUA, 1989, 125 min, DCP, 14 anos
Com Michael Keaton, Kim Basinger, Jack Nicholson
Em Gotham City o milionário Bruce Wayne, que quando jovem teve os pais assassinados por bandidos, resolve combater o crime como Batman, o Homem-Morcego. Mas chega o dia em que o vilão Coringa (Jack Nicholson) decide dominar a cidade e se torna um grande desafio para o super-herói.
MAD MAX: ESTRADA DA FÚRIA, de George Miller
Mad Max: Fury Road, Austrália, 2015, 120 min, DCP, 16 anos
Com Tom Hardy , Charlize Theron , Zoë Kravitz
Num mundo apocalíptico, uma mulher se rebela contra um tirano ao procurar uma nova casa para um grupo de mulheres prisioneiras com a ajuda dum homem chamado Max.
UMA NOITE ALUCINANTE 3, de Sam Raimi
Evil Dead III : Army of Darkness, EUA, 1993, 96 min, DCP, 16 anos
Com Bruce Campbell , Embeth Davidtz , Marcus Gilbert
Ash é enviado para o ano 1300 A.C., por ser considerado o profeta que encontrará o livro dos mortos e livrará a população do terror dos Deadites. Porém antes que as pessoas saibam o real objetivo de sua viagem ele é capturado, por ser considerado um espião de um reino rival. Após se libertar, Ash parte em busca do livro. Ao encontrá-lo ele diz as palavras erradas, de forma que possa retornar ao presente. Só que esta tentativa desperta o exército dos mortos, que tem como líder uma contraparte do próprio Ash.
CONAN, O BÁRBARO, de John Milius
Conan the Barbarian, EUA, 1982, 129 min, DCP, 16 anos
Com Arnold Schwarzenegger , James Earl Jones , Max von Sydow
Há milhares de anos Thulsa Doom, um demoníaco feiticeiro, comanda um ataque por motivos até hoje não revelados que poderia ser simplesmente pelo prazer de matar ou para descobrir o segredo do aço, que era guardado pelos moradores desta aldeia. Conan, um cimério, vê seus pais serem mortos na sua frente e seu povo ser massacrado, sendo que ele, ainda criança, é levado para um campo de escravos. Os anos passam e ele desenvolve uma enorme força física, o que faz Conan se tornar gladiador. Ele ainda se mantém determinado a vingar a morte dos pais e quando é libertado tenta alcançar seu objetivo. Conan descobre que Thulsa Doom lidera o misterioso culto da serpente e, tentando se aproximar do feiticeiro, faz amizade com dois ladrões, Valeria e Subotai. Ao trio é prometida uma vultosa recompensa pelo rei Osric (Max von Sydow), que quer que o trio de guerreiros resgate sua filha, que se tornou uma seguidora de Thulsa Doom.
Noitão Surreal Phenomena
- 28 e 29/05
- Sábado e domingo
- Verifique a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria a partir das 20h30
- Limite de dois ingressos por pessoa
O Cine Phenomena é um projeto mensal especializado em exibições de filmes de fantasia, horror e ficção e traz para as telas o melhor do cinema fantástico, explorando o lado mais surreal e estranho da sétima arte. Para a Virada Cultural 2022, decidimos ser realmente underground e nos instalamos no misterioso porão do CCSP munidos de um programa com mais de 20 horas do mais estranho e formidável cinema fantástico. Freaks, preparem seus metabolismos e sejam bem vindos ao nosso especial Surreal para a Virada Cultural 2022! Além do nosso principal filão, os filmes, também teremos jogos, serigrafia, sorteios de brindes e cosplays para intensificar a sua experiência Phenomena na Virada Cultural SP 2022.
Seguindo nossa tradição de realizar a virada cultural junto a Secretária de Cultura e o CCSP durante os últimos anos, a equipe do Cine Phenomena propõe um programa recheado de atividades durante a noite da Virada Cultural. Para que a sua experiência assistindo à nossa programação seja intensificada, montamos um programa de filmes escolhidos por votação através do nosso Instagram (8.2k seguidores), mesclando clássicos com novos expoentes do cinema cult com uma seleção de oito pérolas da sétima arte onde a fantasia surreal, o sci-fi e os arrepios são os ingredientes principais.
Para a entrada da sala Ademar Guerra, durante as quatro sessões da primeira parte da maratona, vamos produzir um corredor com sons, luzes e máquina de névoa para impactar os sentidos do público enquanto adentram o espaço. Além disso, para as duas primeiras sessões, convidamos uma artista cosplayer para guiar os espectadores até a entrada da sala.
PROGRAMAÇÃO
28/05
21h30 Donnie Darko
29/05
00h00 (Filme Surpresa)
02h00 Mandy
04h30 Aniquilação
INTERVALO
11h00 Ghost in the Shell 2: Innocence
13h00 Blade
15h30 Santa Sangre
18h00 Fome de Viver
SINOPSES
THE DEEP HOUSE, de Alexandre Bustillo & Julien Maury
Bélgica, 2021, 85 min
Com Camille Rowe e James Jagger
Enquanto mergulham em um remoto lago francês, dois youtubers especializados em exploração subaquática encontram uma casa submersa nas profundezas. O que era para ser uma rara descoberta logo se transforma em pesadelo quando eles percebem que não estão sozinhos na casa.
FOME DE VIVER, de Tony Scott
The Hunger, Reino Unido, 1983, 97 min
Com Catherine Deneuve, David Bowie, Susan Sarandon
Um triângulo amoroso se desenvolve entre um vampiro bonito, mas perigoso, seu companheiro violoncelista e um gerontologista.
MANDY, de Panos Cosmatos
EUA, 2018, 121 min
Com Nicolas Cage, Andrea Riseborough, Linus Roache
Uma pareja que mora numa foresta se ve ameaçada por um culto hippie.
ANIQUILAÇÃO, de Alex Garland
Annihilation, EUA, 2018, 115 min
Com Natalie Portman, Jennifer Jason Leigh, Gina Rodriguez
Uma bióloga se junta a uma expedição secreta com outras três mulheres em uma região conhecida como Área X, um local isolado da civilização onde as leis da natureza não se aplicam. Lá, ela precisa lidar com uma misteriosa contaminação, um animal mortal e ainda procura por pistas de colegas que desaparecem, incluindo seu marido.
GHOST IN THE SHELL 2: INNOCENCE, de Mamoru Oshii
Inosensu: Innocence, Japão, 2004, 100 min
No ano de 2032, Batô, um detetive ciborgue da unidade antiterrorista da Seção de Segurança Pública 9, investiga o caso de uma robô mulher – criada exclusivamente para o prazer sexual – que matou seu dono.
BLADE: O CAÇADOR DE VAMPIROS, Stephen Norrington
Blade, EUA, 1998, 120 min
Um homem meio-vampiro, meio-mortal torna-se o protetor da raça mortal, enquanto mata os vampiros do mal.
SANTA SANGRE, de Alejandro Jodorowsky
México, 1989, 123 min
Com Axel Jodorowsky, Blanca Guerra, Guy Stockwell
Um antigo artista de circo escapa de um hospital psiquiátrico para se reunir com sua mãe sem braços, a líder de um culto religioso bizarro, e é forçado a executar assassinatos brutais em seu nome.
DONNIE DARKO, de Richard Kelly
EUA, 2001, 113 min
Com Jake Gyllenhaal, Jena Malone, Drew Barrymore
Donnie é um jovem brilhante e excêntrico, que cursa o colegial mas despreza a grande maioria dos seus colegas de escola. Donnie tem visões, em especial de um coelho monstruoso o qual apenas ele consegue ver, que o encorajam a realizar brincadeiras destrutivas e humilhantes com quem o cerca. Até que um dia uma de suas visões o atrai para fora de casa e lhe diz que o mundo acabará dentro de um mês. Donnie inicialmente não acredita na profecia, mas momentos depois um avião cai bem no telhado de sua casa, quase matando-o. É quando ele começa a se perguntar qual o fundo de verdade da sua previsão.
AÇÃO CULTURAL
Slam Poeticamente
- 28/05
- Sábado, às 20h30
- Na Praça das Bibliotecas
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis, não é necessária a retirada de ingressos
O Coletivo Poeticamente convida a todes para a primeira edição do Slam Poeticamente. A proposta consiste em um torneio de poesia falada onde os poetas são avaliados por um júri popular que aplica notas de 0 a 10. Os temas e estilos são livres. Para participar basta ter três poemas autorais, cada poema deve durar no máximo três minutos. O vencedor ganha livros.
Ficha técnica
Líder do grupo: Tatiana Fidelis Pinto | Escritora e poeta: Jade Fanny Rodrigues da Silva | Escritora e poeta: Juliana de Jesus da Silva | Escritora e poeta: Mariana Felix Santos | Escritor e poeta: Humberto Marques de Messias | Escritora e poeta: Sabrina Lopes Martins | Escritor e poeta: Gil Douglas Barbosa De Andrade | Escritor e poeta: Felipe Marinho De Jesus Souza | Escritora e poeta: Mariana Lima Corado | Escritor e poeta: Cleyton Mendes Ferreira | Escritora e poeta: Agatha Oliveira da Mata | Produção executiva: Pablo Vinicius Paternostro.
Arrastão
- 29/05
- Domingo, às 16h
- Na Área de Convivência
- Classificação Indicativa: livre
- Grátis
Arrastão é uma intervenção artística realizada em espaços públicos – lugar de todxs – por corpos que lutam para conseguir ocupar seus espaços, físicos e metafóricos. Resistir é a palavra de ordem a estes corpos que se esforçam violentamente para arrastar. Corpos que agem sobre e sob outros corpos. Arrastando juntos ninguém fica só nessa luta.