20 a 30/09
- Verifique o horário de cada sessão
- Na Sala Lima Barreto
- Verifique a classificação indicativa de cada filme
- Grátis
- Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria
- É recomendado o uso de máscara
O CCSP apresenta uma seleção de filmes que funcionam como um encantamento, que você não sabe pra onde vai, mas que de repente, como num passe de mágica, o recompensa emocionalmente pelo acúmulo de uma narrativa misteriosa, contemplativa, e estranhamente tensa, sem necessariamente apresentar um perigo concreto. A mostra Um Pouco Mais de Nada, o Empty Thriller, traz uma seleção de filmes que se enveredam pelo nada, e constroem uma narrativa apoiada na desestruturação do drama enquanto mecanismo de suspense, rompendo com as expectativas convencionais do gênero.
PROGRAMAÇÃO
20/09
18h EUREKA
21/09
15h VIVE L´AMOUR
17h30 VITALINA VARELA
20h SÍNDROMES E UM SÉCULO
22/09
15h ESTRANHOS NO PARAÍSO
17h BOM TRABALHO
19h30 CASA VAZIA
23/09
15h VIVE L´AMOUR
17h30 SÍNDROMES E UM SÉCULO
20h IDA
24/09
15h BLOW UP
17h30 FIM DA VIAGEM, COMEÇO DE TUDO
20h ESTRANHOS NO PARAÍSO –
25/09
16h O RETORNO
18h EUREKA
27/09
17h A ASSISTENTE
19h30 BOM TRABALHO
28/09
15h IDA
17h30 VITALINA VARELA
20h O RETORNO
29/09
15h BLOW UP
17h30 IDA
20h FIM DA VIAGEM, COMEÇO DE TUDO
30/09
15h CASA VAZIA
17h BLOW UP
19h30 ESTRANHOS NO PARAÍSO
Blow up, de Michelangelo Antonioni
Itália, 1966, 111 min, 14 anos.
Elenco: David Hemmings, Sarah Miles, Vanessa Redgrave, Verushka
Um fotógrafo de moda tira fotos de um casal em um parque londrino. Escondido, Thomas fotografa o que aparentemente é uma relação romântica. Quando a mulher o procura e exige os negativos, ele se recusa. Instigado pela insistência dela, ele examina as fotografias e as amplia, Thomas está convicto que resolverá o enigma de um crime a partir das fotos. Em seu primeiro filme em inglês, baseado num conto de Julio Cortázar, Antonioni explora tanto a interação entre o indivíduo e os conceitos de realidade, ilusão e aparência, quanto a veracidade da imagem.
Sobre o filme: “Alguns críticos colocam Blow-up como o filme que define a linha entre o cinema moderno e o pós-moderno. Sobre o filme, se houve um assassinato ou não, não é o foco que o filme percorre. É mais sobre um personagem atolado em tédio e desgosto, e que é despertado por suas fotografias para algo mais misterioso: paixão? Desejo? Seja o que for, o que permanece é apenas a tensão de tudo o que não é explicado.”
O fim da viagem, o começo de tudo, de Kiyoshi Kurosawa
Japão, 2019, 120 min, 12 anos.
Elenco: Atsuko Maeda, Shota Sometani, Tokio Emoto, Adiz Radjabov and Ryo Kase
A jovem japonesa Yoko está com sua pequena equipe de TV no Uzbequistão para filmar um novo episódio para o programa de variedades que apresenta. Apesar do perfil internacional do programa, Yoko tem um jeito discreto e tímido, mas os desafios culturais e pessoais que ela experimentará ao longo da viagem mudaram sua visão da vida.
Sobre o filme: “Tentar explicar como esse filme funciona, sem usar jargões excessivos ou algum tipo de auxílio audiovisual, é complicado, já que “To the Ends of the Earth” não é nada menos do que maravilhoso. É sobre a relação incerta de sua heroína com seu ambiente estrangeiro , e o que ela escolhe comunicar simplesmente por ser vista e ouvida. O que muitas vezes é emocionante de se ver, mas muito difícil de explicar.”
Estranhos no Paraíso, de Jim Jarmusch
Stranger Than Paradise, Eua, 1994, 90 min, 12 anos.
Elenco: John Lurie, Eszter Balint, Richard Edson
Willie é um imigrante húngaro que vive em Nova York. Quando recebe a visita inesperada de sua prima Eva, que acabou de chegar de Budapeste e está a caminho de Cleveland para morar com a tia, Willie a trata com total hostilidade e indiferença. Mas um ano depois, Willie e seu melhor amigo Eddie decidem visitar Eva. Os três decidem então partir juntos em uma viagem de Cleveland a Miami. Estranhos no paraíso é dividido em três partes: O novo mundo, Um ano depois e Paraíso. Estranhos no paraíso foi o segundo longa de Jim Jarmusch e o impulsionou a se tornar um diretor fundamental para o cinema independente americano.
Sobre o filme: “É como nenhum outro filme que você viu, e ainda assim você se sente em casa nele. Parece não ir a lugar nenhum, ao mesmo tempo que parece saber cada passo que quer dar. É uma experiência de descoberta constante, quase caleidoscópica, e tentamos descobrir o que o filme quer, mas ele continua se movendo constantemente à frente, desaparecendo, desaparecendo, desaparecendo…, fazendo uma montanha de um montículo.”
Eureka, de Shinji Ayoama
Yurîka, Japão, 2000, 14 anos, 217 min.
Elenco: Kôji Yakusho, Aoi Miyazaki, Masaru Miyazaki
Sobreviventes traumatizados de um sequestro de ônibus se reúnem e embarcam em uma viagem pela estrada para tentar superar o evento. Enquanto isso, um assassino em série está solto.
Síndromes e um século, de Apichatpong Weerasethakul
Sang sattawat, 2008, Tailândia, 105 min, 12 anos.
Elenco: Nantarat Sawaddikul, Jaruchai Iamaram, Sophon Pukanok
Dividido em duas partes, o filme conta como funciona a memória e o sentimento de felicidade desencadeado por algo aparentemente insignificante. A primeira parte tem como foco a vida de uma médica. Já a segunda, a de um médico.
Vive l’amour, de Tsai Ming-Liang
Ai qing wan sui, Taiwan, 1994, 119 min, 18 anos.
Elenco: Lee Kang-sheng, Chao-jung Chen, Kuei-Mei Yang
Três pessoas vivem em Taiwan e dividem o mesmo apartamento sem ter a menor ideia do compartilhamento. Uma delas é Mei, que usa o local para seus encontros amorosos; além dela, há Ah-jung, seu amante do momento. Hsiao-kang, um homem que roubou a chave do apartamento para utilizar a casa como abrigo, completa o trio.
Ida, de Pawel Pawlikowski
Polônia, 2014, 82 min, 14 anos.
Elenco: Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Halina Skoczynska
A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.
Casa Vazia, de Kim Ki-duk
Bin Jip, Coreia, 2004, 90 min.
Elenco: Lee Seung-yeon, Jae Hee
Um jovem vagabundo invade a casa de estranhos e mora nelas enquanto os donos estão fora. Para pagar a estadia ele realiza pequenos consertos ou faz limpeza na casa. Ele costuma ficar um ou dois dias em cada lugar, trocando de casa constantemente. Até que um dia encontra uma bela mulher em uma mansão, que assim como ele também está tentando escapar da vida que leva.
O Retorno, de Andrey Zvyagintsev
Vozvrashcheniye, Rússia, 2003, 106 min.
Elenco: Ivan Dobronravov, Konstantin Lavronenko, Galina Petrova
Em um território selvagem da Rússia, dois irmãos enfrentam uma série de emoções novas e conflitantes quando seu pai – um homem que eles conhecem apenas através de uma única fotografia – reaparece.
Bom Trabalho, de Claire Denis
Beau Travail, França, 1999, 90 min.
Elenco: Denis Lavant, Michel Subor, Grégoire Colin
A diversa Legião Estrangeira da França, formada por homens de todas as raças e cores, está sendo submetida a um rigoroso treinamento na África. Debaixo do céu azul e claro e no meio do deserto, o sargento Galoup (Denis Lavant) entrega toda sua devoção ao enigmático comandante Bruno (Michel Subor). Quando o novo recruta Guilles Sentain (Grégoire Colin) chega, Galoup é consumido pelo ciúmes.
Vitalina Varela, de Pedro Costa
Portugal, 2022, 124 min, 12 anos.
Elenco: Vitalina Varela, Ventura, Francisco dos Santos Brito
Tudo se torna escuridão após a morte do marido de Vitalina Varela. Ela percebe que é tarde demais e tudo o que pode fazer agora é resolver os negócios pendentes. A mulher não lamenta ao enfrentar homens amargurados e resolve reconstruir a memória de um sobrado em Cabo Verde, planta por planta e parede por parede, lutando contra a triste realidade de uma vida que não foi construída em Portugal.
A Assistente, de Kitty green
The Assistent, 2019, 88 min, 12 anos.
Elenco: Julia Garner, Matthew Macfadyen, Makenzie Leigh
Um olhar ardente sobre um dia na vida de um assistente de um executivo poderoso. À medida que Jane segue sua rotina diária, ela se torna cada vez mais consciente do abuso insidioso que ameaça todos os aspectos de sua posição.