Mostra Reinos da Destruição, o Cinema Tokusatsu

CINEMA – 29/7 a 12/8

O Cinema está funcionando com 20% da capacidade.

O Centro Cultural São Paulo apresenta a mostra Reinos da Destruição, o Cinema Tokusatsu, um panorama de clássicos e contemporâneos do gênero Tokusatsu. Muito popular no Japão, o Tokusatsu invadiu a televisão ocidental a partir da década de 70 e conquistou fãs ao redor do mundo. 

O gênero representa uma infinidade de produções características, como o uso de efeitos especiais, vilões retratados por atores vestidos de monstros e trabalho com miniaturas. A seleção da Mostra inclui uma variedade de produções que mostram a abrangência desse fenômeno cultural, incluindo animações que, enquanto não são consideradas Tokusatsus, se mostram visivelmente influenciadas pela cultura e vão além de suas amarras de gênero.

Confira as sinopses nas imagens abaixo ou após a programação!

sala Lima Barreto (99 lugares)

 

A bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia para a retirada de ingressos (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

 

Filmes - Sinopse

Ultra Q – a série

[Japão, 100 min, 1965, legendado]
Direção: vários
A série japonesa dos anos 60 foi originalmente pensada como mistério de ficção científica na onda de Twilight Zone. No entanto, rapidamente introduziu monstros gigantes por causa do boom Kaiju que acontecia na época, sendo a principal influência para a criação do herói Ultraman. Serão exibidos os episódios 1, 5, 13 e 15.

Classificação indicativa: 12 anos

Ultraman – a série

[Japão, 74 min, 1965, dublado]
Direção: Akio Jissôji
Um dos diretores japoneses mais interessantes a surgir na era de ouro do Tokusatsu foi Akio Jissôji, que dirigiu os episódios mais interessantes de Ultraman na primeira temporada do seriado, que estreou em 1966. Akio tinha um apuro visual diferenciado, e se aproximava do cinema mesmo quando dirigia para a televisão. Selecionamos seus principais episódios da primeira temporada de Ultraman.  Serão exibidos os episódios 22, 23 e 35, dirigidos por Akio Jissôji. 

classificação indicativa: 10 anos.

Evangelion 1.11 – Você (não) está sozinho

[Japão, 98 min, 2007, legendado]
Direção:Hideaki Anno, Masayuki, Kazuya Tsurumaki
Evangelion gira em torno de uma organização paramilitar chamada NERV, criada para combater seres monstruosos chamados Angels. O filme é uma adaptação dos primeiros 6 episódios da lendária série japonesa de Mechas, do diretor Hideaki Anno.

Classificação indicativa: 16 anos

Kamen Rider ZO

[Japão, 48 min, 1993, legendado]
Direção: Keita Amemiya
O jovem motoqueiro Masaru Aso, assistente do geneticista Dr. Mochizuki, foi usado para o experimento de uma criação do Neo Organismo. Ao perceber que Hiroshi, filho de Michizuki, está sendo perseguido pelo mutante Doras, Masaru entra em ação e se transforma em Kamen Rider para lutar contra os mutantes que pretendem se aperfeiçoar.

classificação indicativa: 12 anos

Super Sentai – as séries

[Japão, 75 min, 1985 dublado]
Direção: vários
Os Super Sentais ganharam força na era de ouro dos grandes monstros japoneses. Sentai é a palavra japonesa para “unidade de luta”, ou “grupo de defesa”. Super Sentai são as séries que nasceram ao lado dos principais Tokusatsu da década de 70. São os times coloridos de heróis que combatem grandes monstros em seus super robôs. Para este programa, selecionamos alguns episódios canônicos das séries que foram exibidas no Brasil na extinta Tv Manchete: Jaspion, Changeman e Flashman. 

Classificação indicativa: livre

Gantz:O

[Japão, 95 min, 2016, legendado]
Direção:Yasushi Kawamura, Keiichi Saitô
Masaru Kato morreu em um acidente de carro. Surpreendentemente, ele acorda em um quarto que nunca viu. Lá ele conhece os membros do chamado Time Tokyo, cujo líder acabou de morrer. Junto com o Time Tokyo, Kato se vê no meio do fogo cruzado contra o Time Osaka, que são um bando de bandidos. Em meio a vários incidentes, Kato continua lutando com o objetivo de chegar em casa para o seu irmão.

Classificação indicativa: 16 anos

Gatchaman

[Japão, 113 min, 2013, legendado]
Direção: Tôya Satô
Baseado no anime japonês de 1972, Gatchaman se passa em 2050, quando seres conhecidos como Galactors ameaçam aniquilar a humanidade, já tendo ocupado metade do planeta Terra com o poder do Vírus X. A Organização Científica Internacional descobre pedras misteriosas que conferem poderes especiais para um grupo extremamente restrito de humanos denominados “Receptores”, inclusive o poder de anular o Vírus X. O Dr. Nambu reuniu cinco desses humanos e formou os Gatchaman.

classificação indicativa: 12 anos

Círculo de Fogo

[EUA, 130 min, 2013, legendado]
Direção: Guilhermo Del Toro
Quando várias criaturas monstruosas, conhecidas como Kaiju, começam a emergir do mar, inicia-se uma batalha entre estes seres e os humanos. Para combatê-los, a humanidade desenvolve uma série de robôs gigantescos, os Jaegers, cada um controlado por duas pessoas através de uma conexão neural. Entretanto, mesmo os Jaegers se mostram insuficientes para derrotar os Kaiju. Diante deste cenário, a última esperança é um velho robô, obsoleto, que passa a ser comandado por um antigo piloto (Charlie Hunnam) e uma treinadora (Rinko Kikuchi).

classificação indicativa:12 anos

Re:Cyborg 009

[Japão, 103 min, 2012, legendado]
Direção: Kenji Kamiyama
Baseada na série original Cyborg 009, que já foi exibido na extinta TV Tupi no Brasil, a série conta a história de um grupo de heróis cyborgs.  Quando terroristas desconhecidos tentam desestabilizar a civilização global explodindo arranha-céus em todo o mundo, a equipe de cyborgs do Dr. Isaac Gilmore é reativada para combater a ameaça. A versão de 2012 é uma das melhores e é um exemplo de atualização bem realizada do gênero Tokusatsu.

classificação indicativa: 14 anos

Shin Godzilla

[Japão, 120 min, legendado] 

Direção: Hideaki Anno, Shinji Higuchi
Refilmagem do grande clássico de 1954, dirigido pela lenda japonesa Hideaki Anno, diretor da série Neon Genesis Evangelion. Nesta moderna refilmagem, Tokyo está sendo destruída por uma criatura enorme e de origem desconhecida que desafia todas as descobertas já feitas pela raça humana.

Classificação indicativa: 14 anos

Big Man Japan

[Japão, 113 min, 2007, legendado]
Direção: Hitoshi Matsumoto
Hitoshi Matsumoto é um dos grandes diretores japoneses da atualidade, com uma filmografia estranha e ousada. Sempre flertando com a complexa cultura japonesa e suas ramificações. Neste filme, o diretor faz uma sátira à sua própria interpretação da cultura Tokusatsu. No filme uma equipe de tv acompanha o monótono dia-a-dia de um excêntrico homem de meia idade, que vive em uma casa decadente em Tóquio. O trabalho dele consiste em se transformar em um gigante de 30 metros de altura e combater outros monstros gigantes que ameaçam o Japão.

classificação indicativa: 12 anos

PROGRAMAÇÃO

15h – Ultra Q – a série

15h – Ultraman – a série

15h – Evangelion 1.11 – Você (não) está sozinho

15h – Super Sentai – as séries

15h – Kamen Rider ZO

15h – Círculo de Fogo

15h – Re:Cyborg 009

15h – Gantz:o

15h – Shin Godzilla

15h – Big Man Japan

15h – Evangelion 1.11 – Você (não) está sozinho

15h – Gatchaman

15h – Big Man Japan

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress