Pequenos são inseridos ao mundo do Rock pesado e trilhas envolventes
Por Redação CCSP | Fotos: Mayara Bernini
17.07.2025
No último domingo, 13, Dia Mundial do Rock, a banda Para Crianças Corajosas tomou o Centro Cultural com uma experiência musical intensa voltada para o público infantil. O espetáculo “Meu Primeiro Show de Rock”, apresenta para as crianças o universo do Rock sem suavizar o som, o figurino ou a proposta.
O trio feminino é composto por Paula Dugaich no vocal, Manu Rodrigues na guitarra e Lynda Bodnar na bateria.
A gente não toca Rock levinho. A gente gosta de Rock pesado, de Iron Maiden, de Metallica, de Joan Jett… com guitarras distorcidas e baterias muito emocionantes. Queremos que as crianças vivam essa emoção no corpo – informou Paula Dugaich.
Com músicas autorais e versões ousadas das clássicas cantigas de roda, como: A Dona Aranha, A Barata, e Alecrim Dourado, o espetáculo costura narrativa e música de forma criativa.
Quando a gente sabe cantar música num show, tudo fica muito mais emocionante. A gente faz essa brincadeira de fazer esse mix, de trazer a parte do Rock and Roll e migrar com a cultura popular – continuou a vocalista.
Os contos também fazem parte da apresentação. O primeiro é Os Três Lobinhos e o Porco Mau, uma inversão divertida do tradicional conto dos Três Porquinhos, com um “porco selvagem e destruidor” que enfrenta lobos sensíveis. A segunda é A Destemida, um conto tradicional inglês protagonizado por uma jovem que, para vencer uma aposta feita por seu pai, precisa ir até o cemitério buscar uma caveira.
Essa história traz o poder da coragem feminina. Ela mostra que as mulheres não são medrosas e frágeis, como dizem por aí. E como somos uma banda de mulheres, tudo isso se conecta com o que estamos fazendo no palco – informou Paula.
A ambientação visual feita na Sala Adoniran Barbosa também contribuiu para a experiência. Luzes vermelhas, roxas e estroboscópicas foram usadas para destacar momentos de tensão e explosão sonora. Além do figurino repleto de elementos do Rock, couro e brilho.
“A gente quer que, de fato, elas vivam uma experiência intensa no show”, acrescentou Paula. O espetáculo evita o tom condescendente frequentemente usado em atrações voltadas ao público infantil.
O show é de Rock porque os pais curtem junto com seus filhos. Os pais se divertem por conta da trilha sonora e as crianças se divertem com o conteúdo das histórias e cantando as músicas – encerrou a artista.
Ao final da apresentação, a brincadeira com instrumentos imaginários: bateria aérea, guitarra no ar e microfones invisíveis, convida as crianças a ocupar o palco simbólico do Rock. Com muita interação e troca com o público, Meu Primeiro Show de Rock mostra que a infância também pode ser barulhenta, corajosa e cheia de atitude.
Confira a programação do mês de julho no site do CCSP.