O Garoto: sessão de cinema com música ao vivo

• Terça-feira, às 19h
  • Na Sala Jardel Filho
  • Classificação Indicativa: livre
  • Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da sessão. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19 (físico ou digital), com no mínimo duas doses.

Que tal viver uma experiência diferente e aproveitar uma sessão de cinema à moda antiga? A trilha sonora é parte crucial das obras cinematográficas, e dessa vez você pode presenciar ela sendo tocada ao vivo! Cinepiano apresenta: O Garoto.

Em 15 de maio de 1922 foi lançada a revista “Klaxon”, criada logo após a Semana de Arte Moderna. O mensário de arte expunha a percepção dos jovens modernistas sobre a contemporaneidade da arte. Como o cinema foi A Arte do século XX, não podia ficar de fora, tendo uma coluna exclusiva para críticas cinematográficas escritas por Mário de Andrade. Indo na contramão do que se espera de um antropófago, Mário se encantou pelos filmes produzidos pelos americanos e escreveu: “É preciso compreender os norte-americanos. Aproveitar deles o que tem de bom”. Mário expressa a paixão que tem pelo cinema lírico humorístico da era muda. E dentre seus filmes preferidos, está O Garoto, de Charles Chaplin.

Homenageando a Semana de 22, o Centro Cultural São Paulo apresenta o filme O Garoto com uma cópia 16mm, em uma sessão única, musicada ao vivo pelo pianista Tony Berchmans, que vai improvisar a trilha sonora musical ao vivo, utilizando temas de sua autoria e excertos de música folclórica ou clássica, sempre em intenso diálogo com a narrativa dos filmes. A sessão faz parte das comemorações do centenário da Semana de 22. Uma apresentação imperdível para homenagear um dos filmes preferidos de Mário de Andrade.

@cinepiano

O GAROTO, de Charles Chaplin

The Kid, EUA, 1921, 56min, 16mm, livre.

Com Charles Chaplin, Jackie Coogan, Edna Purviance.

Uma mãe solteira deixa um hospital de caridade com seu filho recém-nascido. A mãe percebe que ela não pode dar para seu filho todo o cuidado que ele precisa, assim ela prende um bilhete junto a criança, pedindo que quem o achar cuide e ame o seu bebê, e o deixa no banco de trás de um luxuoso carro. Entretanto, o veículo é roubado por dois ladrões, que, quando descobrem o menino, o abandonam no fundo de uma ruela. Sem saber de nada, um vagabundo faz o seu passeio matinal e encontra a criança. Inicialmente, o homem quer se livrar dele, mas diversos fatores sempre o impedem e, gradativamente, ele passa a amá-lo. Enquanto isso, a mãe se arrepende e tenta reencontrar seu filho, mas quando descobre que o carro foi roubado, pensa que nunca mais verá sua criança.

A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação do comprovante de vacinação (físico ou digital) com no mínimo duas doses.

icone-compr-de-vacinacao

É obrigatório comprovante de vacinação.

O álcool gel estará disponível no local.