Por Camila Martins* | Redação CCSP | Fotos: Júlia Carolina
24/2/2026
Confira toda programação do CCSP
Cada Tijolinho do CCSP
A Sala Adoniran Barbosa recebeu no dia 17 de janeiro o show “Resplandecer: Rosa Morena Canta Clara Nunes”. Com a plateia lotada, a intérprete revisitou clássicos imortais como Canto das Três Raças, O Mar Serenou, Juízo Final e Ê Baiana. O concerto trouxe uma leitura contemporânea ao repertório da sambista reafirmando a profunda identificação de Rosa Morena com o gênero que moldou sua trajetória artística.
Entre os fãs que balançavam o corpo com a música, esteve Livaldina Santos que viajou de Nova Iguaçu (RJ) especialmente para a apresentação. Livaldina é admiradora de Clara Nunes desde os 11 anos e não hesitou em trocar um compromisso com a bateria da escola de samba Jacarezinho pelo show em São Paulo. “Ouvi Ê Baiana pela primeira vez, me apaixonei pela voz e continuei pesquisando”, declarou a integrante do fã clube Clarete que veio “homenagear a Rosa e prestigiar sua deusa”, Clara Nunes.
Criado em 2022, o projeto bem sucedido representa demonstra a qualidade artística de produções periféricas da cena cultural paulistana e interliga-se diretamente a vida e obra de Rosa Morena. A conexão da multiartista com Clara Nunes é antiga: aos sete anos, Rosa viu sua vida se transformar ao assistir à mineira interpretar O Mar Serenou em uma TV em preto e branco.
O show Resplandecer nasceu como um desejo antigo de Rosa que ganhou forma em abril de 2022, ano que marcaria os 80 anos de nascimento de Clara Nunes. O desejo de realizar este tributo ganhou força após o isolamento da pandemia de Covid-19, tornando-se uma jornada de autodescoberta. Para Rosa, cada canção foi selecionada por enfatizar momentos que marcaram sua própria história.
O sucesso do espetáculo ecoou nas redes sociais, onde o tom predominante foi de gratidão e satisfação. Tanto admiradores quanto a própria artista celebraram o encontro, como demonstra o comentário de agradecimento deixado pela cantora no canal oficial do CCSP no YouTube, selando a memória de uma noite de celebração à música brasileira.
Se você, assim como os fãs das sambistas desejam ficar por dentro de tudo que acontece no CCSP, acesse nosso canal no youtube e confira também a reportagem completa de Danilo Amaral https://youtu.be/ya5UvDqYMRI?si=OvewQtQIcLbrXmGs
* Estagiária sob supervisão de Fellipe Cartier


