Reformado, Estúdio do CCSP amplia estrutura e acesso
Por Redação CCSP – Fotos: Binha Sakata
Confira toda programação do CCSP
Cada Tijolinho do CCSP
Parceria entre técnicos, Comunicação e Ação Cultural do CCSP possibilita criação de podcasts e melhor captação em áudio; estrutura tem acesso gratuito e disponível por agendamento.
De cara nova e reforma concluída, o Estúdio de Rádio do Centro Cultural São Paulo reabre, neste mês de junho, disponibilizando ao público um espaço maior, dedicado à captação de experiências sonoras, e uma melhoria na acústica do ambiente.
Localizado ao lado da Sala Adoniran Barbosa, o Estúdio é o serviço do CCSP responsável por garantir o fomento da produção sonora em São Paulo. O espaço é equipado com dispositivos para captação sonora de diversas ordens, como gravação de falas, entrevistas, instrumentos, voz e instrumento, efeitos sonoros e podcasts.
“Além de servir para gravação de entrevistas e podcasts do CSSP e de parceiros, é importante lembrar que o estúdio é um espaço dedicado ao público. O Lab Rádio torna possível a realização de projetos de quaisquer pessoas, possibilita que boas ideias saiam do papel”, afirma a coordenadora do Lab Rádio, Marta Fonterrada.
A democratização do acesso à produção de áudio sempre foi um dos principais propósitos do Lab Rádio, “Uma lembrança que tenho é de um grupo que pediu para gravar uns sambas e queriam que eu entrevistasse seus integrantes para captarem recursos para gravar um disco. Eu não os conhecia, e no meio da entrevista descobri que eles moravam num abrigo na Zona Norte de SP, onde se conheceram e formaram o grupo”, reforça Marta, relembrando um episódio que ilustra bem o acolhimento proporcionado pelo espaço.

Estrutura aprimorada
A reforma possibilitou a ampliação do estúdio, que agora conta com um espaço maior que possibilita uma melhor captação e a possibilidade da gravação de imagem em vídeo, recurso dedicado, no momento, apenas às produções internas do CCSP. A sala também passou por tratamento acústico, com drywall e lã de rocha para conter vazamentos de som e melhorar a captação de áudio.
A iniciativa partiu da Comunicação do CCSP, que cedeu uma sala de equipamentos para possibilitar a expansão da rádio. “Quem diria que a mesma sala onde, por tanto tempo, armazenamos os equipamentos da Comunicação se transformaria em um novo estúdio. O resultado superou todas as nossas expectativas! Mais do que uma mudança de espaço, vivemos a concretização de um sonho coletivo”, explica Fellipe Cartier, supervisor de comunicação do CCSP.
O projeto é uma via de mão dupla, a concessão da sala proporciona benefícios para o cidadão e para o Centro Cultural. “O mais bonito de tudo é saber que esse esforço não é apenas nosso: quem ganha com isso é o munícipe. Essa expansão abre novas possibilidades para a Comunicação, permitindo a criação de quadros de entrevistas, informativos e programas voltados para o YouTube, fortalecendo nossa missão de informar, dialogar e aproximar ainda mais a cidade de seus cidadãos.” conclui Cartier.
O estúdio passa a contar com os seguintes equipamentos:
- 4 Microfones condensadores;
- 2 Microfones dinâmicos;
- 2 Mesas de som (manuseadas apenas pelo Técnico do CCSP);
- 1 Computador (manuseado apenas pelo Técnico do CCSP).

A reformulação do espaço simboliza, para as equipes do CCSP, uma reaproximação, “São muito proveitosas essas duas movimentações, tanto a reforma quanto essa reaproximação da Ação Cultural e da Comunicação, acho que a rádio sai fortalecida, tanto no seu aspecto educativo e laboratorial, mas também no retorno que isso tem internamente para o CCSP”, afirma o supervisor da Ação Cultural, Ramon Soares.
Novidades
A reabertura dá continuidade ao Podcast Artevimento, programa de entrevistas com artistas independentes, criado através de uma parceria entre Ação Cultural, Curadorias e Comunicação do CCSP.
Os episódios desse, e de diversos outros podcasts e programas da Ação Cultural do CCSP, estão disponíveis no nosso Spotify!
Além disso, segundo a coordenação do Lab Rádio, há previsão para programas durante a Feira da Folhetaria nos dias 05 e 06 de julho.
“Com essa nova estrutura, minha expectativa é que a rádio continue divulgando o acervo e a memória do CCSP e de pessoas que fazem parte dessa história. Espero que seja um ponto de encontro democrático entre pessoas de várias linguagens artísticas, que frequentam este espaço”, diz Marta.
Serviço
Estúdio de Rádio do CCSP
Quartas-feiras, das 14h às 16h.
Quintas-feiras, das 10h às 12h
Grátis
Inscrições via formulário
O espaço físico do Estúdio de Rádio não comporta instrumentos grandes, como bateria, e tem como lotação o limite de até 6 pessoas.Em caso de necessidade de participação de mais de 6 pessoas, informe nas observações ao final do formulário.
Importante: O estúdio não acolhe demandas de projetos comerciais, como, por exemplo, gravações publicitárias para empresas ou propagandas de qualquer natureza.
Se tiver dúvidas sobre o estúdio, escreva para o e-mail: oficinasccsp@prefeitura.sp.gov.br.