Baile do Simonal aqueceu o palco do CCSP para a Virada Cultural e lotou a Adoniran Barbosa

Por Alexandre César | Redação CCSP | Fotos: Nina Gocke

A Sala Adoniran Barbosa teve uma noite inesquecível no último domingo, 18, quando os irmãos Wilson Simoninha e Max de Castro fizeram uma apresentação do tamanho do nome do show: Baile do Simonal, em homenagem ao pai, Wilson Simonal, um dos maiores nomes da MPB de todos os tempos. O local ficou praticamente lotado e contou com a participação do secretário municipal de Cultura e Economia Criativa, Totó Parente.

Eu era neném, não tinha talco, ah

Logo de cara, Max de Castro puxou Mamãe Passou Açúcar em Mim, um dos grandes sucessos de Simonal, e partir daí, o público foi deixando a praxe de ficar sentado, cercou o palco e cantou e dançou junto com os músicos.

A atividade da plateia em volta da arena fez-se ouvir em vozes entusiasmadas em cada verso das músicas não só do saudoso Wilson Simonal, mas também no repertório autoral de seus filhos, de Anastácia, Dominguinhos, Jorge Ben, Tim Maia e Francisco Alves.

Uma musiquinha para machucar os corações

Eis que Max de Castro indaga à multidão “Vamos voltar à pilantragem”? O público foi abaixo, e a Adoniran podia ser ouvida até nos arredores do CCSP, cantando Nem Vem que Não Tem, justamente quando os irmãos Simonal mostraram que ‘numa casa de caboclo mais de dois é bom demais’.

Queria chegar e te abraçar
E pelo coração te amarrar
Em vez de te ligar
Eu iria te beijar
E todos os meus sonhos iriam acordar

O show também teve momentos de romantismo, quando Simoninha cantou um sucesso de seu primeiro disco: Agosto, que fez a plateia feminina cantar como se todas elas estivessem apaixonadas.

Em seguida, uma verdadeira sequência de músicas dançantes de Jorge Ben, Timbalada, Frenéticas, Tim Maia, e encerraram com Canção da Criança, de Francisco Alves. “Aí, Totó Parente, aí, São Paulo, semana que vem é a Virada Cultural, estamos juntos, vamos fazer aquela festa”. Disse Simoninha, encerrando o show, com os aplausos do secretário.

Esse é o 43º aniversário do Centro Cultural São Paulo. Esse equipamento que é um dos xodós da população de São Paulo, um dos mais importantes, um dos mais queridos, um dos mais frequentados. É um templo da cultura, das artes, de todas as linguagens. E nós teremos aqui a Virada Cultural, a maior e melhor da história de São Paulo. Serão mais de mil apresentações em todos os cantos da cidade. São 17 palcos na periferia, cinco no centro, aqui no Centro Cultural, uma programação de alto nível. Então eu queria saudar o aniversário do Centro Cultural de São Paulo com a Virada de São Paulo, que são dois entes muito próximos do outro, porque o Centro Cultural de São Paulo é o centro de amor do paulistano, do brasileiro e do estrangeiro que vive em São Paulo. Viva o Centro Cultural São Paulo – comemorou Totó Parente.

Perguntado se este show foi um dos mais prestigiados do ano, Simoninha aproveitou para agradecer ao público no CCSP.

Olha, é sempre especial, né? As pessoas vêm porque realmente gostam, porque realmente têm um carinho. Então, é uma energia muito especial. A gente tá muito feliz em poder estar aqui com vocês e poder tá dividindo nessa tarde de domingo. Fizemos o povo inteiro cantar. Viva!! – saudou o cantor.

Já Max de Castro fez questão de lembrar de seus tempos de estudante e que costumava frequentar o CCSP para pesquisar livros na biblioteca.

Nos anos 90, a gente tinha uma dificuldade muito grande de encontrar material sobre História da Música Brasileira. A gente tinha um mercado fonográfico muito atuante, muito hegemônico, mas as produções antigas eram difíceis da gente ter acesso. Totalmente diferente de como é hoje, entendeu? E aqui, no CCSP já existia um acervo maravilhoso para que eu pudesse conhecer, pesquisar matérias jornalísticas, entrevistas, entendeu? Então eu frequentei muito aqui, muito na minha adolescência. E um lugar assim é fundamental para a cena cultural de São Paulo – comentou o músico.

O evento é parte das comemorações do aniversário do Centro Cultural São Paulo (CCSP), sendo um aperitivo do que será a Virada Cultural que será no próximo fim de semana. Confira a programação da Virada Cultural no site do CCSP.

plugins premium WordPress