Espetáculos atraentes têm trazido cada vez mais fãs da Segunda Arte

Luzes sob os tablados brilham nas salas de dramaturgia do Centro Cultural São Paulo (CCSP), mas o que mais reluz nestes espaços não são as grandes peças encendas, mas o público, que a cada mês, comparece em grande número. Segundo a curadoria de Teatro, cerca de 2 mil pessoas comparecem por mês nas apresentações de Tragédia, Comédia, Melodrama, Farsa e outros estilos.

A vida é uma Tragédia quando vista de perto, mas uma Comédia quando vista de longe.

Charles Chaplin.

Capacitado com três salas de espetáculos cênicos: Adoniran Barbosa, Jardel Filho, e Ademar Guerra, o CCSP é conhecido como um grande centro da Segunda Arte, onde atores e produtores consagrados desfilaram o seu talento em seus palcos, o que aumenta o interesse do público em frequentá-los.

O teatro e a educação devem caminhar juntos; educar não é só ensinar a ler e escrever, é ensinar a pensar e sentir o mundo de outras formas. Fernanda Montenegro.

Se a criança de hoje é o futuro do amanhã, o CCSP já dá um bom exemplo para a próxima geração de frequentadores de Teatro e, quem sabe, de profissionais da área.

Perdemos um pouco do público infantil por causa da Pandemia, e desde esse tempo, está sendo desafiador recuperar, através das peças infantis e contações de estórias. Então, recebemos esse trabalho tentando reconectar com os espectadores, só que esse público não vem sozinho, ele vem com os pais, ele precisa da família, um adulto para vir até o Centro Cultural. Então, a nossa estratégia é tentar criar uma curadoria das infâncias lúdicas, que abrace a família. Pensamos o seguinte: apesar de ser o teatro infantil, apesar de ser a contação de estória, isso está muito voltado para o lúdico, para imaginação, para o criar, que é algo que não é exclusivamente da criança, porque o adulto, ele precisa brincar, precisa também do lúdico… e isso é tirado de muito cedo, de muita gente, principalmente das pessoas pretas, não é? Que já têm que começar os seus trabalhos logo cedo, tem que esquecer dessa parte da vida. Se pensarmos na criança, na curadoria para os pequenos, como irão herdar o gosto pela dramaturgia, das peças teatrais, das contações de estórias? Não estaremos aqui para sempre, mas queremos saber que no futuro, o nosso trabalho deixou sementes e que as gerações futuras colheram o fruto, passando, também, esse conhecimento para frente – apontou o curador de Teatro Infantil, Marcos Seixas.

Olha, muita gente vêm assistir às peças aqui no CCSP, pelo fato de encontrarem grandes artistas em cena, com a gratuidade dos ingressos. Só em espaços como este, que o público poderia acompanhar atrizes e atores famosos de graça, pois apenas uma programação ou outra tem a cobrança de bilhetes. Ainda não aconteceu em nossa curadoria a cobrança de ingressos, mas mesmo que recebamos uma demanda de fora, imaginamos que o valor seja bem popular. Isso para não quebrar o acesso público, que é feito com o dinheiro público, nós precisamos dar esse retorno, porque é uma maneira da gente retribuir à população. Sempre conseguimos trazer espetáculos e artistas que estão na discussão do momento na cidade, que estão sendo muito discutidos, seja por seus textos, suas performances em cena, isso também ajuda muito a formar público, porque, daí, as pessoas vêm pela curiosidade – informou Gui Miralha, curadora de Teatro Adulto do CCSP.

O mundo inteiro é um palco, e todos os homens e todas as mulheres são apenas atores.
William Shakespeare.

Já dizia Carlos Drummond de Andrade: “Ir ao Teatro é como ir à vida sem nos comprometer”, por isso, ‘torça’ para que os atores ‘quebrem a perna’ e venha prestigiar as peças e apresentações nos Teatros do CCSP, estamos esperando por você, aguarde as cortinas subirem e divirta-se.

Para saber da mais da programação de Teatro Infantil e Adulto, acesse o site do CCSP.

plugins premium WordPress