Projeto Lupa dá novo olhar ao cotidiano do CCSP

Por Redação CCSP | Fotos: Carlos de Jesus

Confira toda programação do CCSP

Você irá encontrar: Artes Visuais, Ação Cultural, Cinema, Dança, Literatura, Música e Teatro.

Cada Tijolinho do CCSP

Registro Oral, Escrito e Imagético das Histórias de Quem Construiu e Constrói o Centro Cultural São Paulo

O Centro Cultural São Paulo recebeu, na última quinta-feira (12), um projeto que integra documentário e fotografia para evidenciar histórias, sonhos e vivências dos trabalhadores que fazem o CCSP. Dirigida pelas Jovens Monitoras Aline Cesário e Luana Diniz, a ação busca reconhecer e valorizar as pessoas retratadas como importantes agentes e produtores da cultura.

Constituído por dois Planos de Intervenção Artístico-Cultural (PIACs), o documentário “Lupa: de dentro pra fora” e a exposição fotográfica “Lupa: de fora pra dentro”, o projeto tem como objetivo disseminar as histórias de vida dos colaboradores que possibilitam, juntamente com outros profissionais, o funcionamento de um dos principais centros culturais da cidade de São Paulo. Levantando assim, questões como pertencimento e identidade, classe social e reconhecimento.

“A ideia veio de observações rotineiras que ao compartilharmos uma com a outra, percebemos o quanto há encanto desse lado do CCSP que não é visível para o público geral. Estamos felizes pela entrega que foi feita, em virtude de valorizar pessoas que são iguais a nós. Que possuem hábitos e anseios semelhantes a membros de nossa família. Enfatizar narrativas como essas, é, de fato, praticar o exercício da memória, sobretudo, a coletiva”, explicam Aline e Luana. “Esse trabalho não teve como foco principal o CCSP e, sim, a existência dessas pessoas que o compõem”, concluem.

Valorização de dentro pra fora

Em conversas realizadas com oito funcionários, o documentário estende o olhar de curiosidade para o dia a dia, permeia desde a copa de alimentação até a rede elétrica, passando pela Biblioteca, Acervos e Gráfica da instituição. Um convite para que o público experimente o encantamento de quem cuida do CCSP nas riquezas do cotidiano.

Público presente durante a estréia do documentário.

Bruno Souza, Francisco Carlos Santiago, Glaucia Dantas, Genivaldo Nunes, Geralsina Mendes, Lenira Ferreira, Maria Evangelista, e Paulo Henrique. Esses são os nomes, histórias e vidas abordados pelo projeto. Apenas uma parcela de todos os trabalhadores que constroem diariamente o maior centro cultural da América Latina, mas que impactam, em diversas frentes, a produção cultural do equipamento.

“Esse documentário precisa ficar para posteridade, para que outras pessoas que também trabalham aqui entendam o que às vezes não é visto, mas que é muito importante para cada uma dessas pessoas, enquanto profissional, enquanto vida, enquanto ser humano que está aqui dedicando 40 anos da sua da vida”, afirma Glaucia, estagiária do Arquivo Multimeios,.

 

Reconhecimento de fora pra dentro

Já na exposição fotográfica, os olhares aproximados são uma forma de reafirmação do reconhecimento – não do espaço, mas das pessoas que o compõem.

“Estabelecemos um diálogo com pessoas que já havíamos tido algum contato ao decorrer da nossa atuação, profissionais que ao cumprimentá-los todo santo dia, nos demos conta de que não sabíamos seus nomes, mesmo nos cruzando constantemente pelo equipamento cultural. Consideramos esses profissionais, e essa ideia, como o início do que viria a se tornar o projeto Lupa”, dizem  as Jovens Monitoras.

A exposição posiciona colunas com fotos dos trabalhadores, e sobre cada coluna um verbete que sintetiza a essência de cada um dos retratados.

Público em visita à exposição fotográfica.

“Sou praticamente um arteiro, a curiosidade faz com que a gente comece a criar”. A cativante fala de Santiago, por exemplo, resume seu espírito “arteiro”, transformando livros outrora danificados, mas que retornam ao público com total apreço.

Para conhecer cada história de pertinho, visite o CCSP e, através da Lupa, aprecie a existência daqueles que constroem este espaço.

Serviço:
Documentário 
12 a 18/6 – 14h
Sala Circuito Spcine – Lima Barreto
Classificação indicativa: livre
Grátis

Exposição fotográfica
12/6 a 13/7 – 10h às 22h
Praça das Bibliotecas do Centro Cultural São Paulo
Classificação indicativa: livre
Grátis

plugins premium WordPress