Podcast Conexão Linguagens

  • 22/02, 24/02, 01/03, 03/03 e 08/03 
  • Um episódio novo todas as terças e quintas-feiras, às 14h
  • Ouça gratuitamente no Spotify ou na Rádio do CCSP
  • Classificação Indicativa: livre 

O Centro Cultural São Paulo, através do Núcleo de Ação Cultural, lança a partir da próxima terça-feira (22) o podcast Conexão Linguagens. O podcast faz parte de um projeto idealizado por Pri Mastro, e seu objetivo é promover conversas e trocas com alguns profissionais do CCSP, e coletivos artísticos que estão atuando na periferia. A iniciativa é voltada para formação cultural através de vivências práticas, ou seja, ouvindo e dialogando sobre as múltiplas maneiras de se produzir arte e cultura, do ponto de vista de pessoas que estão realizando isso na prática, em seus territórios e coletivos, dentro ou fora de instituições. 

EPISÓDIO 1 – Ação Cultural e o Projeto Conexão Linguagens, com Pri Mastro e Ramon Soares 

O primeiro episódio conta com a presença de Pri Mastro e Ramon Soares, supervisor da Ação Cultural do CCSP,  para uma conversa sobre a construção do projeto como possibilidade de formação em produção cultural através da ocupação de várias linguagens e atividades de um dos centros culturais mais emblemáticos de São Paulo. Perpassam por histórias e caminhos que cruzaram a carreira de Ramon como produtor e gestor cultural, as muitas transformações já ocorridas e desafios ainda existentes no acesso de produtores de arte e cultura aos espaços do CCSP. 

EPISÓDIO 2 – Mentoria: Pensamento e Escrita, com Nerie Bento e Luz Ribeiro 

No segundo episódio, Nerie Bento e Luz Ribeiro se encontram no Estúdio de Rádio do CCSP para um diálogo espontâneo e sem roteiro, mirando naturalmente suas ideias no que fazem de melhor em suas profissões: pensar, agir e escrever. Com temas importantes sobre o desenvolvimento e as visões das intelectualidades periféricas, discorrem e dão iluminação às formas de pensamento voltados para a busca de conhecimento ancestral como fonte importante para se construir forças e autonomias, pautadas pela potência de seus e suas iguais. 

Também falam sobre a mentoria realizada por Luz Ribeiro no projeto Conexão Linguagens, onde acompanhou os coletivos O-Não-Lugar, Loyal, 1Quarto Estúdio, Não-Me-Cabe, Periferia Preta e Sarau Baobá, no desenvolvimento da escrita e do pensamento para composição de textos. 

EPISÓDIO 3Curadoria e Periferias, com Periferia Preta, Não Me Cabe e Aline Mohamad 

O terceiro episódio recebe Aline Mohamad, curadora de teatro adulto no CCSP. A conversa gira em torno de sua trajetória na arte e na cultura e perpassa as formas e possibilidades de se fazer curadoria. Com provocações feitas por Thaís (Periferia Preta), Lucas e Pimzera (Não Me Cabe) a conversa faz um cruzamento sobre as ideias e as práticas do trabalho curatorial e a potência do teatro para a cidade, entendendo o CCSP como um portal para coletivos periféricos e pensando na diversificação da ocupação deste espaço.  

EPISÓDIO 4 – Produção, Corpos e Instituições, com Loyal, O-Não-Lugar e Ramon Soares

O quarto episódio promove um encontro entre LOYAL e o coletivo O Não-Lugar, trocando ideias e sentimentos com Ramon Soares. Nesse espaço falam sobre produção cultural, a relação entre corpos e o meio institucional, processos identitários e os choques e demandas que esse movimento gera.

EPISÓDIO 5 – Comunicar, Projetar e Pertencer, com 1Quarto Estúdio, Sarau Baobá e Nerie Bento 

No quinto e último episódio, Nerie Bento é entrevistada, escurecendo diversas dúvidas de como funcionam as curadorias e outros serviços do CCSP. A partir do local de fala de uma mulher preta em um meio por sua vez considerado elitista, Nerie relata as diversas dificuldades que enfrenta em seu cotidiano de trabalho e também as possibilidades de ação. Esse episódio está repleto de informações e vivências, sendo muito útil para aqueles que possuem dúvidas em relação ao acesso, e que buscam introduzir sua arte nesse espaço conceituado que é o CCSP. 

Ficha técnica

Gravação: Eduardo Neves| Edição: Marta Fonterrada| Idealização: Pri Maestro | Participantes: Núcleo de Ação Cultural do Centro Cultural São Paulo, Nerie Bento, Ramon Soares, Luz Ribeiro, Aline Mohamad, Periferia Preta, Não Me Cabe, O-Não-Lugar, 1Quarto Estúdio, Loyal e Sarau Baobá. 

@pri_mastro | @acaocentroculturalsp | @neriebento | @luzribeiropoesia | @periferiapreta | @naomecabe_ | @alinemohamad | @onaolugar | @1quarto_estudio | @saraubaoba

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress