16/10
- Domingo
- Na Sala Lima Barreto
- Classificação Indicativa: 14 anos
- Grátis
- Retirada de ingressos 1h antes na bilheteria
- Limite de dois ingressos por pessoa
- É recomendado o uso de máscara
Fechando o nosso ciclo anual de especiais com os diretores preferidos do Cineclube Phenomena e atendendo a pedidos do público apresentamos duas obras de um dos melhores diretores de animação do planeta. Satoshi Kon nasceu em 1963 e estudou no Musashino College of the Arts. Começou sua carreira como um artista de mangá. Logo se especializou em animação e trabalhou como artista de backgrounds em muitos filmes (incluindo Roujin Z de ‘Katsuhiro Otomo’). Então, em 1995, ele escreveu um episódio do filme antológico Memories (1995) (“Magnetic Rose”). Em 1997, dirigiu seu primeiro longa-metragem: o excelente Perfect Blue. Seu magnum opus é Paprika, uma obra prima surreal que influencia até hoje diretores do ocidente. Convidamos todos para assistir esses dois espetáculos visuais na belíssima tela do nosso querido Centro Cultural São Paulo.
Confira a programação:
17h30
PAPRIKA, de Satoshi Kon
Japão, 2006, 90 min, DCP, 14 anos
Com Megumi Hayashibara, Tôru Emori, Katsunosuke Hori
Animação | Surrealismo | Sci-fi
Baseado no romance de ficção científica de Yasutaka Tsutsui, de 1993, essa animação chamada “Paprika” (Papurika, 2006) é produzida pelos estúdios Madhouse. Sua trama é focada em uma revolucionária tecnologia que possibilita a visualização dos sonhos e a exploração exclusiva do subconsciente das pessoas. “Paprika” é de uma originalidade única, onde se mostra criativamente instigante e violenta. Detentora de vários prêmios em renomados festivais pelo mundo, essa produção tem como chamariz possuir o aval de qualidade expedido diretamente pela crítica, além do culto por parte de fãs do gênero. Filmografia essencial Phenomena.
20h00
PERFECT BLUE, de Satoshi Kon
Japão, 81 min, DCP, 14 anos
Com Junko Iwao, Rica Matsumoto, Shinpachi Tsuji
Animação | Thriller | Crime
Mima Kirigoe é um membro de um grupo musical chamado Cham, que possui uma base pequena porém fervorosa de fãs. Querendo melhorar a sua carreira e provar que é muito mais do que uma garota bonita com uma voz agradável, ela abandona o seu grupo musical para se tornar uma atriz. Alguns fãs do Cham não querem vê-la ir, um fã obcecado encara isso como uma traição. Logo Mima aprenderá que decepcionar os fãs pode se tornar uma experiência dolorosa. Com os roteiros de Sadayuki Murai e uma perfeccionista direção de Satoshi Kon, Perfect Blue é uma adaptação livre de um romance policial que carrega o mesmo nome, criado por Yoshikazu Takeuti.