Patrick Wang, caminhe comigo um pouco

18/09 a 18/10

• Na Spcine Play
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme

Patrick Wang é mais um dos outsiders do cinema americano, não apenas pelo seu fazer cinematográfico extra-independente, o que certamente dificulta a distribuição de seus filmes, mas também por uma certa textura amadora que permeia seus trabalhos, desde o roteiro, as imagens e também o trabalho com os atores. No entanto, seu nome está ganhando destaque, seus filmes estão sendo descobertos, e sem esforço, ele começa a orbitar a atmosfera dos grandes nomes do cinema americano atual.

Patrick Wang é um diretor dos lugares e de suas pessoas, e nesse sentido, ele comporta duas sensibilidades aparentemente conflitantes, a do documentário, e a do teatro, porque ele também é diretor de teatro. Dentro da complexidade de seus filmes e de seu estilo, Wang é considerado uma mistura de Robert Altman, com Richard Linklater (provavelmente pela vèrve independente de seus filmes) e Edward Yang (o diretor chinês do aclamado Yi Yi), artistas que pintam em telas largas e que tratam cada personagem como indivíduos dignos de seus próprios retratos.

Seus dois últimos filmes, particularmente, foram considerados clássicos modernos do cinema contemporâneo americano. Fábrica de Pães, parte 1 e parte 2, e você pode assistí-los da maneira que achar melhor, mas os dois se sustentam como obras complementares, e você só percebe isso depois de assistí-los com toda a magnificência que eles entregam. Fábrica de Pães é sobre muitas coisas, mas principalmente sobre o desafio de crescer como artista em um meio a qual você é reconhecido, a qual você sabe que tem todos os conhecimentos necessários para crescer, mas não tem o dinheiro ou as conexões para validá-lo como tal, e sobre a teimosa determinação de deixar o seu trabalho falar por ele mesmo, ao invés de ficar, constantemente, o promovendo.

FILMES

Em família, de Patrick Wang

In the Family, EUA, 2011, 169 min, 14 anos

Elenco: Patrick Wang, Trevor St. John, Lisa Altomare, Susan Kellermann

Sinopse: Após a morte repentina de seu parceiro, Joey, um homem homossexual, luta para manter a custódia do filho biológico que criaram juntos. Enfrentando preconceitos e desafios legais, ele luta por sua paternidade e pelo direito de ser reconhecido como pai. Uma história sensível sobre amor, família e o sistema legal.

O Luto dos Outros, de Patrick Wang

The Grief of Others, 2015, 99  min, 14 anos

Elenco: Wendy Moniz, Trevor St. John, Oona Laurence, Jeremy Shinder

Sinopse: Após a morte prematura de seu bebê, a família Ryrie tenta lidar com o luto e as complexidades emocionais que cada membro enfrenta individualmente. À medida que o luto se desenrola, segredos são revelados e relações são testadas. Uma história emocionante sobre como a perda pode unir e separar as pessoas.

Fábrica de Pães – Parte 1, de Patrick Wang

Bread Factory Part 1: For the Sake of Gold, Eua, 2018, 122 min, 14 anos

Elenco: Tyne Daly, Elisabeth Henry-Macari, James Marsters, Janeane Garofalo

Sinopse: O primeiro filme da série “A Bread Factory” segue a história da equipe da padaria que enfrenta o fechamento do local. Enquanto se preparam para uma peça teatral épica, eles devem lidar com intrigas, competição e desafios financeiros. Uma narrativa encantadora sobre a importância da arte e da comunidade.

Fábrica de Pães – Parte 2, de Patrick Wang

A Bread Factory – Part 2: Walk with Me a While, EUA, 2018, 120 min, 14 anos

Elenco: Tyne Daly, Elisabeth Henry-Macari, James Marsters, Janeane Garofalo

Sinopse: Na segunda parte da saga “A Bread Factory”, a padaria enfrenta novos desafios à medida que uma grande corporação de entretenimento ameaça a existência do centro cultural. Enquanto artistas e moradores se unem para proteger o local, eles aprendem lições valiosas sobre o poder da comunidade e da perseverança.