Os filmes mais tristes do mundo

07 a 17/09

  • Confira a programação completa abaixo 
  • Sala Lima Barreto
  • Verifique a classificação indicativa de cada filme
  • Grátis
  • Retirada de ingressos 1 hora antes na bilheteria
  • É recomendado o uso de máscara

Um filme, quando é “triste”, ganha rapidamente um sinal vermelho de alerta. E no boca a boca, ele realmente se transforma em uma entidade perigosa, do tipo que se deve evitar para não ficar mal pelo resto do dia. Alguns filmes são cirúrgicos nessa tarefa, e seus diretores parecem deliberadamente masoquistas. Nos anos 90 esse “tipo” de filme ganhou especial atenção na faixa dos títulos produzidos especificamente para as vídeo locadoras, e muitas produções de baixo orçamento viraram hits domésticos, e até hoje reverberam uma alternativa rasa ao melodrama, o chamado filme “água com açúcar”.

Em defesa, argumenta-se que os finais trágicos miram a positividade: “há um motivo, eles funcionam como um contraste, porque ressignificam a nossa condição”. A mostra Os Filmes mais tristes do mundo traz uma seleção de produções da década de 90 até os dias de hoje, que flertam com essas entonações de gênero numa tentativa de provocar o espectador a pensar o seu estado no mundo. 

O título é uma menção ao lugar comum com o qual muitos desses filmes são relacionados, e é comum por um motivo, é comum porque é para todos chegarem.

PROGRAMAÇÃO

07/09

15h Viver

17h30 Tomates Verdes Fritos

20h Namorados para Sempre

08/09

15h Toy Story 3

17h Um Dia

19h30 Brokeback Mountain

09/09

16h Dançando no Escuro

19h Tomates Verdes Fritos

10/09

15h Diário de uma Paixão

17h20 Viver

19h50 Namorados para Sempre

12/09

16h50 Waves

19h30 Diário de uma Paixão

13/09

16h30 Cafarnaum

19h Brokeback Mountain

14/09

16h30 Cafarnaum

19h O Clube da Felicidade e da Sorte

15/09

15h Oslo, 31 de Agosto

17h10 Polytechnique

19h Dançando no Escuro

16/09

16h O Clube da Felicidade e da Sorte

19h Um Dia

17/09

15h Toy Story 3

17h10 Polytechnique

19h The Red Turtle 

FILMES

DANÇANDO NO ESCURO, de Lars von Trier

Dancer in the Dark, Dinamarca / Suécia, 2000, 140 min, DCP, 14 anos

Björk, Catherine Deneuve, David Morse, Peter Stormare

Selma, uma imigrante tcheca, trabalha duro em uma fábrica nos Estados Unidos para juntar dinheiro e pagar a cirurgia que salvará a visão de seu filho. Enfrentando uma realidade dura e sombria, Selma se refugia na música e na fantasia para enfrentar as adversidades da vida.

TOMATES VERDES FRITOS, de Jon Avnet

Fried Green Tomatoes, EUA, 1991, 130 min, 14 anos

Kathy Bates, Jessica Tandy, Mary Stuart Masterson, Mary-Louise Parker

Evelyn Couch, uma dona de casa entediada, faz amizade com a idosa Ninny Threadgoode em uma casa de repouso. Ao ouvir as histórias da vida de Ninny e de sua amiga Idgie Threadgoode, Evelyn é inspirada pela força, amizade e resiliência das mulheres. 

DIÁRIO DE UMA PAIXÃO, de Nick Cassavetes

The Notebook, EUA, 2004, 123 min, DCP, 12 anos

Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Garner, Gena Rowlands

Em uma casa de repouso, um homem idoso lê para uma mulher com Alzheimer a história de amor de Allie Hamilton e Noah Calhoun. O relacionamento intenso e apaixonado dos jovens enfrenta obstáculos sociais e familiares, mas eles lutam para ficar juntos. Uma emocionante saga romântica que atravessa décadas, relembrando a importância do amor verdadeiro e das memórias compartilhadas.

TOY STORY 3, de Lee Unkrich

EUA, 2010, 103 min, DCP, livre

Tom Hanks, Tim Allen, Joan Cusack, Ned Beatty

Quando Andy, o dono dos brinquedos, se prepara para ir à faculdade, Woody, Buzz Lightyear e seus amigos são acidentalmente doados a uma creche. Lá, eles descobrem um novo mundo de aventuras e desafios, enquanto enfrentam a possibilidade de serem esquecidos. 

NAMORADOS PARA SEMPRE, de Derek Cianfrance

Blue valentine, EUA, 2010, 112 min, DCP, 16 anos

Ryan Gosling, Michelle Williams, Mike Vogel, John Doman

“Blue Valentine” acompanha o relacionamento de Dean e Cindy em momentos-chave, alternando entre o início apaixonado e as dificuldades do casamento desgastado. Enquanto o passado e o presente se cruzam, eles enfrentam desafios emocionais e devem lidar com as consequências das escolhas que fizeram. Uma história sincera e devastadora sobre amor, expectativas e a complexidade dos relacionamentos humanos.

BROKEBACK MOUNTAIN, de Ang Lee

EUA, Canadá, 2005, 134 min, DCP, 14 anos

Heath Ledger, Jake Gyllenhaal, Michelle Williams, Anne Hathaway

No verão de 1963, os jovens cowboys Ennis Del Mar e Jack Twist são contratados para cuidar de ovelhas em Brokeback Mountain. O que começa como uma amizade cresce para uma conexão íntima e emocional, mas sua relação é desafiada pelas expectativas da sociedade e suas próprias inseguranças. Uma história poderosa de amor proibido e as lutas internas que os personagens enfrentam ao longo dos anos.

CAFARNAUM, de Nadine Labaki

Capharnaüm, Líbano, 2018, 126 min, DCP, 16 anos

Zain Al Rafeea, Yordanos Shiferaw, Boluwatife Treasure Bankole

Em meio à pobreza e negligência em Beirute, Zain, um menino de 12 anos, processa seus pais por tê-lo dado à luz em uma vida de sofrimento. O filme retrata a luta de Zain pela sobrevivência, sua relação com uma imigrante etíope e sua jornada em busca de justiça em um mundo cruel. Uma poderosa reflexão sobre a infância roubada e a busca por dignidade e compaixão.

WAVES, de Trey Edward Shults

EUA, 2019, 135 min, DCP, 16 anos

Kelvin Harrison Jr., Taylor Russell, Sterling K. Brown, Lucas Hedges

Waves” explora a vida de uma família afro-americana em momentos de amor, perda, perdão e redenção. O filme segue a história de Tyler, um jovem lutador de luta livre com um futuro promissor, e sua irmã Emily, uma garota sensível e talentosa. As escolhas e ações de cada membro da família têm impactos duradouros, culminando em uma jornada de aprendizado e crescimento.

OSLO, 31 DE AGOSTO, de Joachim Trier

Noruega, 2011, 96 min, DCP, 16 anos

Anders Danielsen Lie, Hans Olav Brenner, Ingrid Olava

O filme acompanha um dia na vida de Anders, um jovem que luta contra a dependência química e a desesperança após uma temporada em reabilitação. Ele reflete sobre seu passado e tenta encontrar significado e conexão em uma cidade que um dia foi sua. Uma meditação sincera sobre a busca pela identidade e a tentativa de encontrar sentido em meio às adversidades.

POLYTECHNIQUE, de Denis Villeneuve

Canadá, 2009, 77 min, DCP, 16 anos

Maxim Gaudette, Sébastien Huberdeau, Karine Vanasse, Évelyne Brochu

“Polytechnique” é baseado em eventos reais e retrata o trágico massacre de 1989 ocorrido na Escola Politécnica de Montreal, Canadá. O filme segue a história de estudantes que são confrontados com o horror de um ataque misógino e sexista. Uma narrativa comovente que expõe questões de violência de gênero e inspira reflexão sobre as consequências do ódio e da intolerância.

THE RED TURTLE, de Michael Dudok de Wit

La Tortue Rouge, França/Bélgica, 2016, 80 min, DCP, livre

“The Red Turtle” é uma animação mágica e sem diálogos que segue a jornada de um homem que fica preso em uma ilha deserta. Ele encontra uma misteriosa tartaruga vermelha que mudará sua vida para sempre. Uma história cativante sobre conexão com a natureza, amor e a beleza da vida em suas formas mais simples.

UM DIA, de Lone Scherfig

One Day, Reino Unido, EUA, 2011, 108 min, DCP, 12 anos

Anne Hathaway, Jim Sturgess, Patricia Clarkson, Romola Garai

“One Day” acompanha a vida de Emma e Dexter em 15 de julho, ao longo de duas décadas, começando no dia em que se conheceram. Anualmente, o filme revisita suas vidas, destacando suas escolhas, ambições e a evolução de seu relacionamento de amizade. Uma história tocante sobre conexões duradouras, amor e a efemeridade da vida.

O CLUBE DA FELICIDADE E DA SORTE, de Wayne Wang

The Joy Luck Club, EUA/ China, 1993, 139 min, DCP, 12 anos

Ming-Na Wen, Tamlyn Tomita, Lauren Tom, Rosalind Chao

Baseado no livro de mesmo nome de Amy Tan, “O Clube da Felicidade e da Sorte” segue a história de quatro mulheres chinesas imigrantes e suas filhas americanas. O filme explora as complexidades das relações familiares, tradições culturais e as diferenças entre gerações. Uma emocionante celebração da força feminina e da resiliência através do tempo e da cultura.

VIVER, de Zhang Yimou

Huozhe, China, 1994, 125 min, DCP, 14 anos

Ge You, Gong Li, Niu Ben, Jiang Wu, Guo Tao.

A história de “Viver” segue a jornada de Fugui e Jiazhen, um casal que vive no interior da China durante as décadas de 1940 e 1950. Fugui, um jogador inveterado, perde tudo em jogos de azar e se vê obrigado a vender a casa e a propriedade da família. Enquanto a China passa por reviravoltas políticas, incluindo a Revolução Cultural, a família enfrenta uma série de desafios e adversidades.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress