O que eles estão pensando?

• Sábado, das 14h às 18h15
  • Na Sala de Ensaio 1
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • Inscrições pelo formulário

O Centro Cultural São Paulo lança o projeto “O que eles estão pensando?”, que consiste em um ciclo de  workshops para  a promoção  de  um  debate  teórico e prático  acerca  de  novos  pontos  de  vista  sobre a  dança contemporânea, propostos por professores e coreógrafos brasileiros de distintas gerações e diferentes linhas de pesquisa ou atuação artística-cultural.

No dia 08/04, abordando a dança contemporânea,  Rubens Olivera e Luis Ferron se unem para uma tarde de workshops teórico-práticos.

Workshop com Rubens Oliveira

Rubens Oliveira é bailarino e coreógrafo, atua há 15 anos em trabalhos que envolvem criação, montagem de espetáculos e direção artística. Dirige a Companhia Gumboot Dance Brasil desde 2009. Realizou 3 espetáculos – Yebo (2010 e 2015) e Subterrâneo (2018). Este último premiado como melhor Coreografia / Criação pela APCA. Foi integrante da Companhia de Dança Ivaldo Bertazzo durante 8 anos, participou de 4 espetáculos que circularam pelas principais capitais do país, Paris e Amsterdam. Na Companhia Antônio Nóbrega dançou por 2 anos e participou como bailarino do Filme “Brincante” (Dirigido por Walter Carvalho). Em 2016 participou da formação DanceWeb dentro do Festival Impulstanz em Viena-Áustria, e no ano seguinte, foi convidado pela plataforma Plus Brasil e o Instituto Goethe para participar de uma residência artística em Munique, onde dançou no espetáculo Kodex-feedback. Dirigiu o show Nômade da artista Lena Bahule em 2018 e atuou como coreógrafo e bailarino nos videoclipes: Aseptic (Rafael Kent, 2020), Saci (BaianaSystem, 2019 indicado ao Grammy Latino 2020) e Solar (João Taubkin, 2017).

Em 2019, abre a Com.uns Corpo e Arte, produtora de movimento envolvendo aulas, produção de trilhas sonoras pra dança, produção de vídeo arte, locação para ensaios,  filmagens e projetos artísticos. No ano de 2020, estreia seu primeiro solo, Makhala, em parceria com o Sesc 24 de Maio e realiza Residência em Dança na programação do Sesc Paraty. Em 2021, lança seu primeiro single Ancestral do Futuro e em parceria com o Portal MUD propõe o diálogos entre diferentes artistas da diáspora no mundo – Maputo, Lomé, São Paulo, Salvador, Rio de Janeiro, Munique, Nova York e Paris, que se conectam através de uma mesma música atravessando oceanos. Em 2022, faz a curadoria e direção artística do espetáculo IJÒ – Uum Corpo Só. É da territorialidade africana que Rubens traz a inspiração e referência para construir um espaço de rito, onde a dança e a música não se separam, são um corpo só.

Workshop com Luis Ferron

Luis Ferron é artista da dança cênica paulistana. O trênsito pela complexa simplicidade do cotidiano humano, suas memórias, crenças, culturas e sotaques tornam-se matérias inspiradoras para as suas criações. Seja no jazz dance de Lennie Dale ou nos rodopios do mestre-sala, Ferron insiste numa dança que traga sentido para a feitura das suas criações. Questões que podem ser observadas em obras como Sapatos Brancos e Baderna, onde mergulha em miudezas do carnaval e comunidades dos tambores, bem como Libélulas de vidro e os Corvos, refletindo a vida como caminho e a morte como certeza, ou Desmundos, destacando o corpo com deficiência como potência expressiva.