Mostra Yoji-San, meu vagabundo preferido

CINEMA –  17/8 a 2/9

O Cinema está funcionando com 40% da capacidade.

Em agosto, a curadoria de cinema do Centro Cultural São Paulo promove, em parceria com a Fundação Japão, a Mostra Yoji-San, meu vagabundo preferido. A programação conta com clássicos do diretor Yoji Yamada, grande nome da era de ouro do cinema japonês.

Um destaque é a série Tora-san, meu vagabundo preferido, que narra as aventuras de um herói fracassado. O personagem foi grande influência entre gerações pelo seu espírito otimista, que contagiou a persistência da cultura japonesa no período pós Segunda Guerra Mundial. Na programação estarão também sucessos internacionais indicados ao Oscar em 2002 e no Festival de Berlim de 2004.

Confira as sinopses nas imagens abaixo ou após a programação!

sala Lima Barreto (99 lugares)

A bilheteria será aberta uma hora antes da primeira sessão do dia para a retirada de ingressos (consulte a programação completa das duas salas de cinema do CCSP no site Circuito Spcine)

Filmes - Sinopse

É Difícil Viver

[Otoko wa tsurai yo, Japão, 1969, 91 min]
Direção: Yoji Yamada
com Kiyoshi Atsumi, Chieko Baishô e Sachiko Mitsumoto.
Torajiro, um vendedor e jogador, retorna para a casa depois de anos ausente. No casamento de sua irmã, se apaixona por Fuyuko, noiva de outro homem, e causa muitos constrangimentos para a família.

Tora-San Tira Férias

[Otoko wa Tsuraiyo – Torajiro no Kyujitsu, Japão, 1990, 106 min
Direção: Yoji Yamada
com Kiyoshi Atsumi, Chieko Baisho e Gin Maeda.
Mitsuo, sobrinho de Tora-san, encontra Izumi, antiga paixão que está inconformada com a separação dos seus pais. Ao se juntarem para reencontrar o pai de Izumi, Tora-san e a mãe de Izumi vão atrás deles.

O Socorro de Tora-San

[Otoko Wa Tsuraiyo: Torajiro Kurenai no Hana, Japão, 1995, 106 min]
Direção: Yoji Yamada
com Kiyoshi Atsumi, Ruriko Asaoka e Hidetaka Yoshioka.
Tora-san surpreendentemente encontra seu sobrinho Mitsuo numa viagem para a ilha de Amami-Oshima.

Meus Filhos

[Musuko, Japão, 1991, 121 min]
Direção: Yoji Yamada
com Masatoshi Nagase, Rentaro Mikuni e Emi Wakui.
Tetsuo é chamado pelo pai para retornar a Tóquio para o aniversário de um ano da morte de sua mãe. Após a cerimônia, ele consegue um novo emprego e conhece uma garota surda-muda por quem se apaixona.

O Samurai ao Entardecer

[Tasogare seibei, Japão, 2002, 125 min]
Direção: Yoji Yamada
com Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa e Tetsuro Tamba.
Seibei Iguchi é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Tomoe, seu amor de infância, vive num conflituoso divórcio e faz com que entre Seibei entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.

A Espada do Samurai

[Kakushi ken oni no tsume, Japão, 2004, 132 min]
Direção: Yoji Yamada
Munezo regressa a casa, uma modesta habitação que alberga um samurai que sobrevive com dificuldades, num local de calor e alegria que partilha com a mãe, a irmã mais nova, e Kie, uma bonita rapariga do campo a trabalhar como criada. O filme, lançado dois anos depois de O Samurai ao Entardecer, contempla as histórias de Shuhei Fujisawa, combinando contos de espadachim com relatos de amores proibidos, num período de mudanças na sociedade japonesa.

Honra de Samurai

[Bushi no Ichibun, Japão, 2006, 122 min]
Direção: Yoji Yamada
com Takuya Kimura, Rei Dan e Mitsugorô Bandô.
Um samurai encarregado pelo lorde do clã para testar alimentos, perde sua visão ao ingerir veneno. Sua esposa busca alternativas para ajudá-lo.

Escola II

[Gakko II, Japão, 1996, 122 min]
Direção: Yoji Yamada
com Toshiyuki Nishida, Hidetaka Yoshioka e Ayumi Hamasaki.
O professor Aoyama Ryuhei está preocupado com o desaparecimento de dois de seus alunos na escola especial de ensino. Logo ele percebe que eles foram a um show de um cantor popular. Enquanto vai em busca dos alunos, relembra seus problemas e o seu papel como professor.

Em Busca do Arco-Íris

[Niji o tsukamu otoko, Japão, 1996, 120 min]
Direção: Yoji Yamada com Toshiyuki Nishida, Hidetaka Yoshioka, Yûko Tanaka
Depois de uma briga com seu pai, Ryo resolve deixar a casa e viajar pelo Japão. Ele encontra trabalho num pequeno teatro ambulante de propriedade de Shirogane Katsuo, um homem que vive e respira cinema. Eles exibem filmes clássicos e recontam cenas de filmes famosos.

Kabum – Nossa Mãe

[Kâbê, Japão, 2008, 133 min]
Direção: Yoji Yamada
com Sayuri Yoshinaga, Mitsugoro Bando e Tadanobu Asano.
Tóquio, 1940. Kayo Nogami vive feliz com o marido Shigeru e as duas filhas. Num sábado de manhã, Shigeru é preso sob a acusação de ser comunista. Com todo seu amor e determinação, Kayo começa a trabalhar sem trégua para sustentar a casa e cuidar das meninas.

15h – O Samurai ao Entardecer

15h – A Espada do Samurai