Mostra de cinema É tudo Suspense

15 a 26/02

  • Na Sala Lima Barreto
  • Classificação Indicativa: 16 anos
  • Grátis
  • Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes da sessão. Para retirá-los, será necessário apresentar o comprovante de vacinação da Covid-19, com no mínimo duas doses. 

Apesar do conceito de filme documentário ser alvo de um constante debate, a linguagem do filme documental nunca foi tão cooptada pelo cinema de ficção com o propósito de reforçar uma ilusão de realidade. Câmera na mão, improviso, texturas mais amadoras da imagem, a integridade do tempo nas cenas, são mecanismos que diretores usam para criar uma sensação maior de realidade. Destes gêneros, talvez o que mais se beneficie destas práticas é o Suspense, que ganha uma camada a mais de medo com a promessa de autenticidade, pois flerta com a noção de que as imagens amadoras dificilmente são premeditadas ou falsificadas. A mostra É tudo Suspense exibe uma seleção de filmes que se apropriam de diferentes mecanismos do documentário para enriquecer a experiência narrativa e elevar a tensão.

Confira a sinopse de cada filme após a programação! 

PROGRAMAÇÃO

15/02, terça-feira

17h00 – REC

19h00 – A BRUXA DE BLAIR

16/02, quarta-feira

17h00 – LOCKE

19h00 – PUSHER

17/02, quinta-feira

16h30 – VÔO UNITED 93

19h00 – SEQUESTRO

18/02, sexta-feira

17h00 – BAGHEAD

19h00 – V/H/S

19/02, sábado

15h15 – REC

17h00 – O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA

19h00 – NOROI: A MALDIÇÃO

20/02, domingo

15h00 – PUSHER

17h10 – DOMINGO SANGRENTO

19h15 – CULPA

22/02, terça-feira

17h00 – LOCKE

19h00 – PUSHER

23/02, quarta-feira

17h10 – DOMINGO SANGRENTO

19h15 – CULPA

24/02, quinta-feira

15h00 – VÔO UNITED 93

17h00 – SEQUESTRO

19h30 – V/H/S

25/02, sexta-feira

15h00 – BAGHEAD

17h00 – O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA

19h00 – NOROI: A MALDIÇÃO

26/02, sábado 

15h00 – V/H/S

17h30 – REC

19h30 – A BRUXA DE BLAIR

O MASSACRE DA SERRA ELÉTRICA, de Tobe Hooper.

The Texas Chainsaw Massacre, EUA, 1974, 83 min, DCP, 16 anos.

Com Marilyn Burns, Allen Danziger, Paul A. Partain.

Em 1973, a polícia texana deu como encerrado o caso de um terrível massacre de 33 pessoas provocado por um homem que usava uma máscara feita de pele humana. Nos anos que se seguiram os policiais foram acusados de fazer uma péssima investigação e de terem matado o cara errado. Só que dessa vez, o único sobrevivente do massacre vai contar em detalhes o que realmente aconteceu na deserta estrada do Texas, quando ele e mais 4 amigos estavam indo visitar o seu avô.

NOROI: A MALDIÇÃO, de Kōji Shiraishi.

Noroi, Japão, 2005, 115 min, DCP, 16 anos.

Com Jin Muraki, Rio Kanno, Tomono Kuga.

Masafumi Kobayashi, um documentarista de casos sobrenaturais, começa a suspeitar que alguns dos casos possuem uma estranha relação. Recorrendo a seus arquivos e matérias de TV, ele começa uma nova investigação. Analisando imagens e áudio de suas gravações, entrevistando testemunhas e visitando novos locais, ele percebe que está diante de uma história perturbadora, com raízes mais profundas que ele poderia imaginar: Kagutaba, uma antiga lenda oriental.

A BRUXA DE BLAIR, de Daniel Myrick & Eduardo Sanchez.

The Blair Witch Project, EUA, 1999, 88 min, DCP, 16 anos.

Com Heather Donahue, Michael C. Williams, Joshua Leonard.

Três estudantes de cinema embrenham-se nas matas do estado de Maryland para fazer um documentário sobre a lenda da bruxa de Blair e desaparecem misteriosamente. Um ano depois, uma sacola cheia de rolos de filmes e fitas de vídeo encontrada na mata. As imagens registradas pelo trio dão algumas pistas sobre seu macabro destino.

DOMINGO SANGRENTO, de Paul Greengrass.

Bloody Sunday, Reino Unido, 2002, 107 min, DCP, 16 anos.

Com James Nesbitt, Tim Pigott-Smith, Nicholas Farrell.

O dia é 30 de janeiro de 1972. Na cidade de Derry, na Irlanda do Norte, os cidadãos saem em passeata pelos direitos humanos. Sem motivo aparente, soldados britânicos atiram e matam 13 pessoas desarmadas e, a princípio, sem qualquer conexão com o IRA, o grupo que luta pela libertação da Irlanda do Norte. Esse episódio é conhecido como Domingo Sangrento e marca o começo do conflito que transformou-se em guerra civil, com muitos atos de violência e terrorismo. O filme acompanha, em estilo seco e realista, a vida de quatro homens envolvidos em ambos os lados do conflito.

SEQUESTRO, de Tobias Lindholm.

Kapringen, Dinamarca, 2012, 103 min, DCP, 16 anos.

Com Pilou Asbæk, Søren Malling, Dar Salim.

A tripulação de um cargueiro dinamarquês é sequestrada por piratas somalis, que começam a intensificar as negociações com as autoridades em Copenhague.

VÔO UNITED 93, de Paul Greengrass.

United 93, EUA / Reino Unido, 2006, 105 min, DCP, 16 anos.

Com Christian Clemenson, Cheyenne Jackson, David Alan Basche.

Um relato em tempo real dos eventos no voo 93 da United, um dos aviões sequestrados em 11 de setembro de 2001 que caiu perto de Shanksville, Pensilvânia, quando os passageiros frustraram o plano terrorista.

CULPA, de Gustav Möller.

Den skyldige, Dinamarca, 2018, 88 min, DCP, 16 anos.

Com Jakob Cedergren, Jacob Lohmann, Laura Bro.

O policial Asger Holm está acostumado a trabalhar nas ruas de Copenhague, mas devido a um conflito ético no trabalho, é confinado à mesa de emergências. Encarregado de receber ligações e transmitir às delegacias responsáveis, ele é surpreendido pela chamada de uma mulher desesperada, tentando comunicar o seu sequestro sem chamar a atenção do sequestrador. Infelizmente, ela precisa desligar antes de ser descoberta, de modo que Asger dispõe de poucas informações para encontrá-la. Começa a corrida contra o relógio para descobrir onde ela está, para mobilizar os policiais mais próximos e salvar a vítima antes que uma tragédia aconteça.

LOCKE, de Steven Knight.

Reino Unido, 2013, 90 min, DCP, 16 anos.

Com Tom Hardy, Ruth Wilson, Olivia Colman.

A vida do brilhante Ivan Locke, muda completamente quando recebe um telefonema ameaçando a segurança da sua família e sua carreira. Ele embarca em uma corrida contra o tempo, só lhe restam 90 minutos.

PUSHER, de Nicolas Winding Refn.

Dinamarca, 1996, 105 min, DCP, 16 anos.

Com Mads Mikkelsen, Peter Andersson, Thomas Bo Larsen.

Em Copenhague vive Frank, um traficante intermediário. Atendendo um velho amigo, pega com Milo, seu fornecedor, uma grande quantidade de drogas, prometendo saldar a dívida assim que possível. Mas as coisas não saem bem e os problemas de Frank vão piorando cada vez mais.

BAGHEAD, de Jay Duplass & Mark Duplass.

EUA, 2008, DCP, 84 min, 16 anos.

Com Steve Zissis, Ross Partridge, Greta Gerwig.

Quatro atores estão passando por dificuldades e decidem se retirar para uma cabana na Califórnia para escreverem um roteiro que irá torná-los famosos. Eles desenvolvem um filme de terror sobre um grupo de amigos que é perseguido por um vilão com um saco na cabeça. O que acontece quando a história acaba se tornando realidade?

REC, de Paco Plaza & Jaume Balagueró.

Espanha, 2007, 80 min, DCP, 16 anos.

Com Manuela Velasco, Ferran Terraza, Jorge Yamam.

Ángela Vidal é uma jornalista que, juntamente com seu operador de câmera Pablo, faz uma reportagem em um quartel do Corpo de Bombeiros, na intenção de mostrar seu cotidiano. Porém o que aparentemente seria uma saída noturna rotineira de resgate logo se transforma em um grande pesadelo. Presos em um edifício, a equipe de filmagens e os bombeiros enfrentam uma situação desconhecida e letal.

V/H/S, de Adam Wingard, Ti West, Joe Swanberg, David Bruckner.

EUA, 2012, 116 min, DCP, 16 anos.

Com Calvin Reeder, Lane Hughes, Adam Wingard.

Uma antologia de histórias de terror, todas no formato de “imagens encontradas”. Cada fita cassete contém uma história, que acompanha um grupo de delinquentes enviados por uma pessoa desconhecida para encontrar uma fita VHS que está, aparentemente, em uma casa abandonada.

 

 

 

A programação acontecerá de acordo com os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias em prevenção à propagação do vírus da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara e a apresentação do passaporte vacinal com no mínimo duas doses.

icone-compr-de-vacinacao

Obrigatório comprovante de vacinação.

É obrigatório o uso de máscara.

O álcool gel estará disponível no local.

Respeitar distanciamento 1,5m a 2m.

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress