08/11

  • Sábado, das 16h às 18h
  • Praça das Bibliotecas
  • Classificação indicativa: Livre
  • Grátis, sem necessidade de retirada de ingressos

Matheus Figueredo é graduando em Letras com habilitação para Língua Portuguesa e Linguística na Universidade de São Paulo (USP), sendo as línguas africanas, o principal foco do estudo nesse período. Há 10 anos atua em defesa do direito à educação e atualmente coordena o projeto social Perifa na Lista, que viabiliza acessos culturais na periferia. A paixão pelo audiovisual o levou a produção de um curta mentragem intitulado KAÔ com o apoio do Museu das Favelas e a EY.

O encontro propõe uma leitura crítica de Caminho das Pedras, romance de Rachel de Queiroz. Partiremos de uma breve apresentação da vida e da obra da autora, ressaltando sua importância na literatura e na política, bem como o contexto histórico e social da década de 1930, período de profundas mudanças em que o livro foi publicado.

A discussão se aprofunda no plano narrativo, abordando as questões coletivas e individuais vividas pelas personagens, em que dilemas éticos, políticos e pessoais se entrelaçam em meio às incertezas do período.

Mesmo próximo de seu centenário, Caminho das Pedras permanece atual, destacando-se por sua atemporalidade e pela capacidade de suscitar debates contemporâneos.

Participantes: Daniel Cruz e Matheus Figueredo