#LivroCCSP: os podcasts literários

Num cenário em que as visitas às bibliotecas estão suspensas, os podcasts literários tornam-se grandes aliados para a partilha e a socialização do amor pelos livros. De olho nessa produção, a equipe das Bibliotecas do CCSP separou um conteúdo diverso, com destaque para episódios relevantes para colocar as leituras em dia, conhecer as personalidades influentes na arte da escrita ou se aprofundar um pouco mais nos clássicos que não tivemos tempo de ler. 

PODCASTS

Spoilando a Peça
Esse podcast traz conteúdos sobre a dramaturgia contemporânea brasileira produzida por mulheres cis e trans, convidando-as a dar spoilers sobre as próprias produções.
Sugestão: comece pelos episódios 9 e 10, nos quais as convidadas foram Luh Maza, premiada dramaturga trans, e Maria Shu, dramaturga e roteirista baiana.

Respiro
Respiro promove a “literatura contra a falta de ar”. Todos os dias é publicada a leitura de um texto novo lido por Lívia Aguiar e/ou Bred Bottrel.
Sugestão: confira os episódios de 17 e 20 de abril, que trazem trechos da peça teatral de Grace Passô e um poema de Lubi Prates.

O Nome do Livro
Uma conversa quinzenal sobre literatura de forma divertida e informativa. A cada episódio são comentadas indicações de livros e novidades sobre o universo da literatura.
Sugestão: confira o episódio #Carentena6, do dia 12 de maio, que propôs um mergulho em países e culturas por meio de obras de outras nacionalidades, como os livros da escritora Herta Müller, alemã nascida na Romênia.

Clássicxs Sem Classe
Podcast sobre livros clássicos de autoria feminina e da literatura queer. Seus episódios relembram e valorizam obras de escritoras pouco reconhecidas como Zora Neale Hurston, Karin Boye e Sibilla Aleramo.

Literatura Viral
Esse podcast inusitado e bem vindo combina literatura, história e saúde para falar sobre o reflexo das epidemias e ciência nas artes ao longo do tempo, tecendo comentários e reflexões sobre passado, presente e, quem sabe, futuro.
Sugestão: ouça o episódio 16, que discutiu a obra Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, e Frankenstein, da escritora Mary Shelley.

Lavadeiras do São Francisco
O podcast discute a literatura em si, seus conceitos e teorias, com ênfase na escrita criativa e na literatura contemporânea. É uma alternativa acessível pra quem sempre quis se aprofundar.
Sugestão: confira o episódio de Literatura Indígena do dia 31 de março. A convidada, Julie Dorrico, é descendente do povo Macuxi (de Roraima) e fala sobre a importância da auto afirmação dos povos indígenas.

Wine About It
E um podcast about livro e vinho? Tem, sim! Autênticas e divertidas, Bruna e Mayra discutem sobre livros e trocam opiniões enquanto bebem e aprendem sobre vinho. 
Sugestão: ouça o episódio 39 sobre o livro A Farsa de Guinevere.

>> Veja mais matérias do #CCSPdeCasa aqui!

Posts Relacionados

Comece a digitar sua pesquisa acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione ESC para cancelar.

De volta ao topo
plugins premium WordPress