de 28/3 à 27/4

  • Inauguração da exposição dia 28/3, sexta-feira, 17h
    Visitação de terça a sexta das 10:00 às 20:00
    Sábado, domingo e feriados das 10:00 às 18:00
  • Piso Flávio de Carvalho
  • Classificação indicativa: livre
  • Grátis
  • Sem necessidade de retirada de ingressos

O universo do samba, suas comunidades e personalidades são tema de exposição no CCSP, assinada pela fotógrafa Joice Aguiar

 

A cantora e sambista Adriana Moreira, que escreveu o texto de apresentação da exposição “Lente do Samba”, definiu o olhar da fotógrafa paulista Joice Aguiar como“ olhos de além mar”, “atento” e “poético”. Os termos ajudam a entender o trabalho de Joice Aguiar, que há 10 anos se dedica a capturar expressões da cultura afro-brasileira na cidade de São Paulo. Além do olhar artístico, Joice vivencia o samba na prática, convivendo com bambas e matriarcas, o que contribui para capturar a vibração das rodas que contagiam a cidade e os espectadores.

 

“Fazer essa seleção de fotos me levou de volta no tempo, me fez olhar para minha arte, para minha relação com as pessoas, com o samba que me acolheu tanto e me trouxe tantas experiências boas ”, contou Joice. A relação com os chamados baluartes do samba foi um dos presentes que o samba deu para Joice. A exposição destaca, em um dos seus paineis, os sambistas Toinho Melodia (In Memoriam), Silvio Modesto, Aldo Bueno, Sahra Brandão e Bernadette.

 

“Em uma das fotos da exposição aparece uma mulher negra que está em um estado de transe, emocionada. É uma figura carimbada da região da Bela Vista e que possui uma relação com o boteco A Revolucionária. A Silvia é moradora em situação de rua, ela ama o samba, vai em todas as rodas. Nesse dia tirei fotos potentes demais dela e a exposição traz este momento, por exemplo”, lembrou a fotógrafa.

 

“Lente do Samba” nasceu na intenção de dar visibilidade ao trabalho da fotógrafa, que reuniu em torno de si profissionais atuantes na produção e prática do samba e que, de acordo com ela, foram fundamentais para a viabilização da exposição, como Andrea Bragado, na produção executiva, Valleria Lariuty, na produção e Adriano De Luca, coordenação de curadoria, e André Santos, também no trabalho de curadoria.

 

Sobre Joice Aguiar
Joice Aguiar é fotógrafa, comunicóloga e atriz com formação em Fotografia, teatro, rádio e televisão. Realiza trabalhos em diversas áreas da fotografia, mas seu maior foco está no registro da cultura negra (samba, capoeira e candomblé). Especialista em fotografia de espetáculos desde 2011, mescla as linguagens fotojornalística e editorial.

plugins premium WordPress