28/02
- Sábado, às 16h30
- Sala Circuito Spcine – Paulo Emílio
- Classificação indicativa: livre
- Grátis
- Retirada de ingressos na bilheteria física do CCSP, 1h antes de cada sessão
SÃO PAULO EM CÓDIGOS, da escritora e pesquisadora Mei Hua Soares e do artista e arquiteto Nivaldo Godoy Jr., investiga a cidade de São Paulo a partir do cruzamento entre crônica literária e experimentações com IAs generativas, reunindo textos e imagens que abordam a cidade não como representação fixa, mas como um território instável atravessado por códigos, ruídos e camadas de memória.
A publicação reúne textos, imagens geradas por sistemas de IA e reflexões críticas sobre os modos contemporâneos de imaginar a cidade, discutindo tecnologias digitais, seus impactos sociais, as desigualdades de acesso e seus reflexos no espaço urbano. Organizada em três seções, articula diferentes regimes de leitura e visualidade: a primeira apresenta crônicas de Mei Hua Soares em diálogo com imagens generativas de Nivaldo Godoy Jr.; a segunda, Espaço Latente, dedica-se à experimentação visual com interpretações de São Paulo; e a terceira reúne textos finais em coautoria, em português, espanhol e inglês, que refletem sobre o processo criativo e os impactos sociais das IAs.
O lançamento acontece no dia 28 de fevereiro às 16h30 no cinema do Centro Cultural São Paulo na sala Paulo Emílio com bate papo entre os autores, Mei Hua Soares e Nivaldo Godoy Jr, e mediação da preparadora da obra Marina Ruivo, da Garoupa Editora. Haverá uma exibição do curta-metragem Spit antes da conversa.
SPIT, de Marcio Miranda Perez e Nivaldo Godoy Jr.
Brasil (SP) | 2023 | cor/pb | 19 min
Filme experimental codirigido por Marcio Miranda Perez e Nivaldo Godoy Jr., com roteirização de Mei Hua Soares, o curta-metragem investiga memórias reais e suposições imaginárias: um menino confronta um fantasma de infância enquanto narra a fundação do lugar onde cresceu na periferia de São Paulo.
O filme foi exibido com destaque na Mostra Limite do 34º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum em 2023, na sessão Hiperrealidades, dedicada a obras que exploram o espaço urbano por meio de camadas poéticas, texturas e sensorialidades, e também integrou a Mostra do Filme Livre no CCBB-SP em 2025.