03/06 a 23/09. A atividade estará suspensa no dia 17/6, em função do feriado municipal.
- Sala de Ensaio 2
- Sextas-feiras, das 14h30 às 16h30
- Gratuito
- Vagas: até 50 pessoas, com participação por ordem de chegada. Não há necessidade de inscrição.
- Classificação indicativa: 18 anos
- É recomendado o uso de máscara
A intervenção “Corpo Humano – Fonte Inesgotável de Comunicação” tem o objetivo de mostrar a dinâmica do corpo humano e seus movimentos na arte, na moda, no lazer e em diversas situações do cotidiano. O projeto visa oferecer aos participantes condições de elaborar desenhos de forma livre, observando o corpo humano numa abordagem que permite despertar a criatividade e a reflexão.
Separe seu material de desenho e venha praticar com a gente! Serão 17 encontros com temas variados, utilizando os vários espaços do Centro Cultural São Paulo no formato itinerante. As abordagens variarão em 10 temas, revezados nos encontros até o final da intervenção:
1) Corpo humano – O centro de tudo
Todos os objetos são criados para moldarem-se às formas do corpo humano. Neste tema vamos apresentar poses utilizando objetos e mostrando esta adaptabilidade: cadeira, banco, escada, bengala, mesa, e demais peças.
2) Novas ideias para grandes quadros
Esta proposta tem o objetivo de estimular a releitura dos grandes mestres da pintura, com poses que relembram as obras de Michelangelo (A criação), Munch (O Grito), Portinari (O Mestiço), Da Vinci (Homem Vitruviano).
3) Hoje é dia de dança
O tema é extremamente rico em movimentos, posições e gestos diferenciados. Poses com danças de diversas modalidades estarão representadas na seção acompanhadas de música específica para cada movimento.
4) Luzes e Cores
Esta proposta busca a utilização de luzes sobre o corpo, mostrando as nuances das cores sobre a figura humana. Serão necessários canhões de luzes para essa performance. Nossa sugestão é um teatro do CCSP.
5) Vamos fantasiar
O uso da fantasia remete à busca de outra realidade, uma forma de assumir outra personalidade. Vamos utilizar elementos de fantasia para inspirar os participantes a navegar no mundo da alegria e imaginação.
6) Esculpido em Carrara
A escultura é uma das mais belas artes da humanidade. Grandes obras são reverenciadas em todo o mundo. As poses irão relembrar famosas obras de Michelangelo (David), Rodin (O Pensador), Miron (Discobolo), Donatello (Davi).
7) O Mundo do circo
O mundo do circo lembra a infância. Está no subconsciente de todos nós: o palhaço, o trapezista, o equilibrista, o domador de leões. Neste dia, as poses irão homenagear os artistas de circo estimulando a criatividade dos participantes.
8) O corpo em movimento
Desenhar o corpo em movimentos é sempre um grande desafio para os participantes. Nesse dia, vamos utilizar movimentos seguidos, contínuos, instigando o público a usar a criatividade nos desenhos.
9) As escadas do Centro Cultural
O objetivo é fazer uma intervenção num espaço aberto que tenha escadaria. O local deve servir de estimulo para os participantes, e permitir ao modelo vivo explorar novas poses e novos ângulos artísticos.
10) Esportes despertam paixões
Os grandes eventos esportivos suscitam o interesse das pessoas em todo o mundo. Os atletas exibem sua condição física, movimentos e elasticidade. Este tema permite usar poses mostrando as diferentes atividades desportivas.
Metodologia
Serão realizadas poses longas e curtas para explorar os gestos e os movimentos para os variados temas. O trabalho será coordenado pelo próprio modelo com poses alternadas, variando de 1 a 10 minutos, e permitindo ao participante desenvolver sua agilidade e habilidade. Mostraremos a expressão corporal, seja pela gestualidade, seja pelo design em cada movimento. Serão criadas poses que permitem a observação da elasticidade, do equilíbrio, da anatomia e da forma muscular.
Ficha Técnica
Modelo-Vivo: Pedro Paulo Cândido