Festival “São Paulo Sem Censura” | Programação CCSP

3 a 6 de junho
YouTube + Vimeo do CCSP
programação gratuita

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promove a segunda edição do Festival “São Paulo Sem Censura” (novo nome para o antigo “Verão sem censura”). O evento, que acontece de 3 a 6 de junho, convida todos a refletir sobre a importância da cultura para a defesa da democracia e do pleno exercício da cidadania.

Na programação figuram ruas, avenidas paulistanas e, é claro, alguns dos principais equipamentos culturais da cidade (a exemplo do o Theatro Municipal e do Centro Cultural da Juventude). Neste cenário, o Centro Cultural São Paulo sediará parte das atrações, levando cinema, música e teatro online para os espectadores da capital.

O festival, que está repleto de intervenções artísticas híbridas e debates com grandes personalidades do meio cultural, já tem programação definida. Para acessar os eventos e as plataformas, acesse a programação geral no site da Prefeitura.

Abaixo, você confere as datas, plataformas e horários do festival que acontecem por aqui:

3/6 (até 17/6): CINEMA | Festival São Paulo Sem Censura: Mostra Os Coletivos de Cinema | Vimeo CCSP

4/6, 15h: MÚSICA | Show Badi Assad | YouTube CCSP

6/6, 16h: TEATRO | Espetáculo audiovisual Liberdade, Liberdade (Revisitada) | YouTube CCSP

SINOPSES

CINEMA: Mostra São Paulo Sem Censura: Os Coletivos de Cinema
Os coletivos de cinema se tornaram a alternativa de produção para artistas da periferia com dificuldades de acesso aos editais e às políticas de financiamento artístico, que escondem, em suas estruturas, formas silenciosas de censura e discriminação. A mostra digital Os Coletivos de Cinema vai exibir uma seleção de filmes de cada coletivo em formato streaming e vai convidar os artistas para uma série de pockets entrevistas de apresentação que vai correr nossas redes sociais.

MÚSICA: Show Badi Assad
Neste projeto, que tem como premissa uma imersão no acervo da discoteca Oneyda Alvarenga, a cantora, violonista e compositora Badi Assad mergulha num repertório de músicas que foram censuradas no contexto da ditadura militar. Para isso, Assad conta com diversos músicos para apresentar duos gravados remotamente.

com: Badi Assad | Vanessa Moreno | Simone Sou | João Luís | Rafael Cardoso | João Camarero | Gabriel Levy | Cristóvão Bastos | Marcelo Gelphi.

TEATRO: Espetáculo audiovisual Liberdade, Liberdade (Revisitada)
Depois de pisarem na lua, enquanto marchavam sobre o próprio planeta, os homens decidem buscar um lugar na tentativa de abandonar a Terra. Eles acreditam que um planeta pode ser invadido como se fosse um país estrangeiro, basta colonizá-lo e apagar qualquer memória anterior à invasão. O que eles não sabem é que estão sendo monitorados. Em 2027, satélites começam a despencar pelas cidades do mundo. Um deles cai sobre o Centro Cultural São Paulo, passando a transmitir, a partir da voz de Vivian (uma mulher trans do século XXII, que atua como uma mestra de cerimônias do futuro), mensagens capturadas de outros tempos. Trechos de uma peça de 1965 sobre liberdade, marchas militares em 1968, diretas já em 1983, passeatas em 2013, eleições em 2018, pandemia em 2020, um robô chinês invadindo Marte em 2021. A cada momento da transmissão, a história não contada ganha voz e corpo por meio de suas testemunhas anônimas, atraindo a atenção de todo o mundo. Será que estamos prontos para ouvir o que elas têm a nos dizer?

Ficha técnica:
projeto: Centro Cultural São Paulo/Curadoria de teatro | artistas criadores: Celso Frateschi, César Vieira, Cia do tijolo, Denise Stoklos, Everson Pessoa, Grupo Clariô, Grupo esparrama, Grupo de Teatro Heliópolis, Coletivo de dança Casa das Serpentes, Gerson da Banda, José Celso Martines Correa, Leda Maria Martins, Nilcéia Vicente e Renata Carvalho | direção: Luiz Fernando Marques | dramaturgia: Dione Carlos | videoarte: Flavio Barollo | captação de imagens: Flavio Barollo e Alécio Cezar (drone) | trilha original: Gustavo Sarzi | produção: Corpo Rastreado | realização: Prefeitura de São Paulo/Secretaria Municipal de Cultura/Centro Cultural São Paulo